Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Edileu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Compreensão de Textos

A 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma atividade lúdica destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que visa estimular a leitura e a capacidade de buscar informações explícitas em textos. Durante a atividade, pequenos textos serão escondidos na sala de aula, cada um contendo pistas para encontrar o próximo local onde outro texto estará. Dessa forma, os alunos precisarão ler atentamente para identificar as informações necessárias que os levarão a encontrar esses tesouros textuais. Ao longo dessa busca, as crianças desenvolverão habilidades de leitura colaborativa e autônoma, melhorando também a compreensão textual e fluência leitora de textos curtos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são incentivar a leitura fluente, melhorar a compreensão de textos curtos e desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas nos textos. Os alunos também trabalharão em equipes, promovendo a colaboração, e a atividade permitirá que avancem na leitura de maneira divertida e motivadora.

  • Estimular a leitura fluente e autônoma.
  • Desenvolver a capacidade de localizar informações explícitas em textos.
  • Fomentar o trabalho colaborativo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo da atividade aborda competências fundamentais da leitura, envolvendo desde a identificação de informações explícitas até a construção de significados a partir de textos. Os alunos terão a oportunidade de lidar com diferentes tipos de textos curtos, aprimorando sua fluência de leitura e compreensão.

  • Leitura de textos curtos.
  • Identificação de informações explícitas.
  • Desenvolvimento de fluência e compreensão leitora.

Metodologia

A metodologia é centrada na interação lúdica e colaborativa, guiando os alunos por meio de uma caça ao tesouro. Técnica de gamificação será utilizada para instigar o interesse e promover uma aprendizagem mais engajada. Os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, desenvolvendo suas habilidades de leitura e identificando pistas de maneira cooperativa.

  • Técnicas de gamificação.
  • Trabalho em grupo.
  • Leitura interativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é dividido em quatro aulas, cada uma com foco específico para assegurar o engajamento continuado dos alunos e a eficácia da atividade. Cada etapa foi cuidadosamente planejada para progressivamente construir habilidades de leitura e colaboração.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Primeira etapa da caça ao tesouro - leitura e compreensão das primeiras pistas.
  • Aula 3: Continuação da caça - solução de pistas intermediárias.
  • Aula 4: Finalização da caça - resolução das últimas pistas e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos na atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe e a eficiência em encontrar informações explícitas nos textos. Serão usadas listas de verificação para monitorar a participação e o progresso de cada aluno, destacando aqueles que demonstram autonomia na leitura e colaboração eficaz. Exemplos incluem o registro de quantas pistas cada grupo conseguiu resolver e como utilizaram as estratégias de leitura propostas.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer diversos materiais que promovem a interação e o engajamento dos alunos. Estes recursos são fundamentais para criar uma atmosfera de jogo e tornar a atividade mais atrativa, incentivando a participação de todos.

  • Textos impressos com pistas.
  • Materiais para decoração da sala.
  • Cartões de sugestões para a caça ao tesouro.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo