Aventura no Mundo das Narrativas

Desenvolvida por: Ruth T… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise de Narrativas em Contos Clássicos

Nesta atividade, intitulada 'Aventura no Mundo das Narrativas', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental irão embarcar em uma viagem literária por meio de contos clássicos. O propósito é desenvolver a compreensão dos elementos essenciais de uma narrativa, como cenário, personagem central, conflito, resolução e ponto de vista. Através do trabalho em grupos, os alunos irão explorar excertos de narrativas, identificando e discutindo cada componente narrativo. Utilizando recortes e colagens, construirão painéis visuais que representem graficamente os elementos identificados, incentivando a criatividade e o trabalho colaborativo. Além disso, esses painéis servirão como apoio para apresentações, onde cada grupo explicará sua interpretação, promovendo a conscientização sobre as diferenças entre narrativas em primeira e terceira pessoa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos para analisar narrativas literárias de forma crítica. Em grupos, os alunos irão explorar elementos narrativos fundamentais, promovendo habilidades de leitura e compreensão textual. Ao desenvolver a habilidade de diferenciar o ponto de vista de primeira e terceira pessoas, estimularão o raciocínio crítico e a expressão verbal durante as apresentações.

  • Explorar elementos básicos das narrativas literárias.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a criatividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
  • EF04LP01: Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
  • EF04LP05: Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfatiza a análise literária e o desenvolvimento de habilidades linguísticas. A proposta é que os alunos se familiarizem com conceitos chave como cenário, personagem, conflito, resolução e ponto de vista, além de aprimorar a escrita e a leitura crítica. A importância dos sinais de pontuação em textos narrativos também será destacada para maior entendimento textual.

  • Análise dos componentes de uma narrativa.
  • Diferenciação de narrativas em primeira e terceira pessoas.
  • Uso correto de pontuação em textos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é de aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos irão trabalhar em grupos, permitindo o intercâmbio de ideias e reflexão conjunta sobre os textos. Essa abordagem favorece o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, enquanto os painéis visuais proporcionarão uma expressão criativa das interpretações dos alunos, facilitando a compreensão dos conceitos literários abordados.

  • Trabalho em grupo.
  • Análise e discussão de textos literários.
  • Criação de painéis visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em quatro horas-aula de 60 minutos cada. Cada sessão é cuidadosamente planejada para guiar os alunos desde a introdução dos conceitos literários até a apresentação final de seus trabalhos. As aulas são organizadas de modo a maximizar o envolvimento dos alunos e o desenvolvimento progressivo de suas habilidades analíticas e criativas.

  • Aula 1: Introdução aos elementos da narrativa e leitura de trechos selecionados.
  • Aula 2: Discussão e análise em grupo dos elementos das narrativas.
  • Aula 3: Construção dos painéis visuais.
  • Aula 4: Apresentação dos painéis e discussão sobre os pontos de vista narrativos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada por meio de observação contínua durante a atividade em grupo e apresentações orais. Critérios como participação, compreensão dos elementos narrativos e criatividade na confecção dos painéis serão considerados. Além disso, a clareza e coerência na apresentação final e a habilidade de distinguir entre narrativas em primeira e terceira pessoas serão avaliadas. Por exemplo, os alunos que efetivamente identificarem e explicarem os elementos narrativos e usarem criativamente materiais visuais serão reconhecidos com notas mais altas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais para leitura, como os trechos de contos clássicos selecionados, e materiais de artes para produção dos painéis visuais. Esses recursos visam não apenas a análise crítica dos textos, como também incentivam a expressão criativa dos alunos no formato de representação gráfica.

  • Textos de contos clássicos.
  • Materiais de papelaria (cartolina, revistas, cola, tesouras).
  • Equipamento de áudio e vídeo para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo