Caça-palavras Divertido

Desenvolvida por: Roger … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Aprimoramento da escrita e observação das escritas convencionais

A atividade 'Caça-palavras Divertido' tem como propósito principal desenvolver as habilidades de escrita e leitura dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma dinâmica lúdica que promove o trabalho em equipe e a criatividade. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a tarefa de criar seu próprio caça-palavras usando uma lista de palavras escolhidas coletivamente pela turma. As palavras deverão ser escritas em uma folha de papel quadriculado de maneira que formem o caça-palavras. Em seguida, cada grupo entregará sua criação ao grupo vizinho, que deverá desvendar o caça-palavras. Esta tarefa estimula não somente a identificação, a observação e a comparação das escritas convencionais, mas também enriquece o vocabulário, promove o reconhecimento de fonemas e a associação destes com grafemas, habilidades fundamentais para o desenvolvimento inicial da leitura e da escrita.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca capacitar os alunos em habilidades de apreciação da escrita correta e convencional através de práticas colaborativas. Estimula o uso consciente e correto do alfabeto, melhora o entendimento das diferenças entre som e escrita, e fortalece a capacidade de comparação entre diferentes formas de escrita.

  • Desenvolver a capacidade de escrever palavras e frases em forma alfabética.
  • Comparar escritas próprias com escritas convencionais.
  • Observar semelhanças e diferenças entre diferentes escritas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focado no desenvolvimento inicial da leitura e da escrita abras energias fundamentais como a prática da alfabetização através de jogos e atividades cooperativas. A diversidade de palavras utilizadas proporciona uma rica experiência de aprendizado e desenvolve competências cognitivas diversas relacionadas ao reconhecimento de sons, grafias e estruturas linguísticas.

  • Identificação de sons e letras.
  • Escrita alfabética de palavras selecionadas.
  • Reconhecimento e uso convencional da língua escrita.

Metodologia

A metodologia aplicada privilegia o aprendizado ativo por meio de práticas colaborativas e interativas. Utiliza jogos como ferramenta pedagógica eficaz para envolver os alunos e promover o reconhecimento das convenções da língua escrita. Os alunos são incentivados a colaborar uns com os outros durante a criação e resolução dos caça-palavras, promovendo um aprendizado conjunto.

  • Divisão dos alunos em grupos para criação dos caça-palavras.
  • Troca de atividades entre grupos para resolução dos desafios propostos.
  • Discussão coletiva sobre as diferenças encontradas nas escritas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado de forma a permitir que os alunos tenham tempo suficiente para entender, criar, resolver e refletir sobre os caça-palavras. Com tempo dedicado à discussão e avaliação, as aulas proporcionarão oportunidades para feedback ativo e melhoria contínua das habilidades dos alunos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e escolha coletiva das palavras.
  • Aula 2: Início da criação dos caça-palavras em grupos.
  • Aula 3: Continuação e finalização da criação do caça-palavras.
  • Aula 4: Troca de caça-palavras entre grupos.
  • Aula 5: Resolução dos caça-palavras pelos grupos vizinhos.
  • Aula 6: Correção e discussão coletiva sobre as dificuldades encontradas.
  • Aula 7: Revisão das palavras utilizadas e suas escritas convencionais.
  • Aula 8: Avaliação individual e coletiva dos aprendizados adquiridos.

Avaliação

A avaliação será contínua e observará o envolvimento e desenvolvimento dos alunos durante a atividade. Serão considerados critérios como a habilidade de compor palavras de forma alfabética, a capacidade de identificar e resolver os caça-palavras, e a qualidade da participação nas discussões coletivas. Exemplos de critérios de avaliação incluem a precisão na escrita das palavras durante a criação dos caça-palavras e o sucesso na resolução dos desafios propostos pelos caça-palavras dos colegas. O professor também deve avaliar a habilidade dos alunos em reconhecer e discutir diferenças entre suas próprias produções e as escritas convencionais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais que facilitam a interação e a criatividade dos alunos. Papel quadriculado, lápis e borracha serão fornecidos para que possam criar e resolver seus caça-palavras. Presença do professor para mediar discussões e fornecer apoio pedagógico é essencial.

  • Papéis quadriculados.
  • Lápis e borrachas.
  • Quadro branco e canetas para mediação e discussão em sala.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo