Telefone Sem Fio da Imaginação

Desenvolvida por: Emille… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Comunicação Oral e Alteração de Mensagens]

A atividade 'Telefone Sem Fio da Imaginação' é desenhada para ajudar crianças do 3º ano do Ensino Fundamental a aprimorarem suas habilidades de comunicação oral, enquanto se divertem com a mudança natural das mensagens ao serem passadas de uma pessoa para outra. A atividade começa com os alunos sentados em círculo. O professor inicia o jogo sussurrando uma frase criativa no ouvido do primeiro aluno. Esta frase é então passada, de forma semelhante, de aluno para aluno até que chegue ao último da fila. No final, o último aluno dirá a frase em voz alta e ela será comparada com a frase original, discutindo as possíveis alterações ocorridas. Esta metodologia não só ensina a habilidade da escuta ativa e do discurso claro, mas também destaca a importância da precisão na comunicação. Além disso, a atividade pode ser uma maneira de explorar a criatividade dos alunos ao criar frases que possam ser mudadas com mais facilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de 'Telefone Sem Fio da Imaginação' é desenvolver habilidades comunicativas nos alunos, oferecendo um espaço seguro para que eles possam praticar a fala e a escuta de forma lúdica. A atividade promove a conscientização acerca das possíveis transformações que uma mensagem sofre durante o processo de comunicação entre diferentes indivíduos. Espera-se que, após a atividade, os alunos possam refletir sobre a importância da clareza e coerência nas suas falas.

  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e expressão oral.
  • Reconhecer a importância da clareza na comunicação.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP03: Escuta atenta às falas alheias para compreender e interpretar distintos gêneros orais.
  • EF03LP18: Participação em práticas de leitura compartilhada, para construir significado.
  • EF03LP27: Produção e revisão de enunciados orais, considerando a clareza e a coerência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade converge sobre a temática da comunicação em diferentes formatos, especialmente através da oralidade. O foco está em como a informação pode ser alterada durante sua transmissão. A atividade incentiva os alunos a observarem e refletirem sobre o impacto das interpretações individuais e da clareza de expressão nas mensagens orais.

  • Comunicação oral e transformações em mensagens.
  • Interpretação e clareza na transmissão de informações.
  • Escuta ativa como ferramenta comunicativa.

Metodologia

A abordagem metodológica utilizada nesta atividade é lúdica e interativa, promovendo a aprendizagem através do jogo. Os alunos vão estar fisicamente engajados em um formato de roda, que além de acolhedor, permite que cada um seja ouvido e envolvido de maneira equânime. O foco pedagógico está centrado na experiência direta e na auto-reflexão sobre o processo de comunicação.

  • Atividade em círculo para facilitação de interação direta.
  • Silêncio e concentração para escuta e repetição precisas.
  • Discussão final sobre as alterações ocorridas na mensagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada para ser realizada em duas sessões de 60 minutos, que são divididas entre apresentação, prática e discussão. Esses intervalos permitem que os alunos internalizem as experiências e participem ativamente em cada estágio do plano de aula.

  • Aula 1: Explicação da atividade e execução da primeira rodada.
  • Aula 2: Segunda rodada do jogo e discussão sobre as alterações nas mensagens.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita de forma qualitativa, a partir de observações durante a atividade e de um breve feedback pós-atividade. O professor observará como cada aluno se envolve no processo de escuta e repetição da mensagem. Aspectos como a capacidade de manter o foco e reproduzir a frase da forma mais fidedigna possível também serão relevantes. Em seguida, uma breve discussão permitirá que os alunos reflitam sobre sua experiência. Exemplos de questões para avaliação incluem: 'Você percebeu alterações na mensagem enquanto ouviu?', 'Como achou a experiência de transmitir a mensagem?'. Estas perguntas ajudam a medir a compreensão dos alunos sobre o impacto das mudanças nas frases. resources_paragraph: Os recursos utilizados nesta atividade são minimais, permitindo que o foco fique nas interações entre os alunos e a dinâmica de comunicação oral. A simplicidade dos materiais envolvidos ressalta o aspecto lúdico e facilita a concentração na escuta e transmissão das mensagens.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo