Jornalinho Mirim: Fotolegendas em Ação

Desenvolvida por: Natali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Fotolegendas infantis

Nesta atividade, os alunos se tornarão repórteres por um dia, desenvolvendo um jornal infantil em grupos. A tarefa incentiva a criatividade, a colaboração e a prática da leitura e escrita. Cada grupo escolherá um tema relevante para eles, buscará imagens e elaborará fotolegendas curtas. O professor guiará o processo, enfatizando a importância da clareza e impacto das mensagens escritas. Ao final, os grupos apresentarão seus jornais para a classe, explorando as dinâmicas de comunicação jornalísticas e estimulando a confiança ao se expressar perante os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem se concentram em aprimorar as habilidades de escrita e leitura, promover a colaboração em grupo, estimular a criatividade na seleção de temas e imagens e melhorar a capacidade de comunicação dos alunos. A atividade busca também conscientizar os alunos sobre a influência das mensagens visuais e escritas no contexto jornalístico e desenvolver habilidades críticas ao avaliar seu impacto.

  • Melhorar as habilidades de escrita e leitura
  • Promover a colaboração em grupo
  • Estimular a criatividade na escolha de temas e imagens
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF12LP08: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobre aspectos essenciais da leitura e escrita de textos curtos e impactantes, além da escolha consciente de imagens que complementem as mensagens escritas. Os alunos serão encorajados a explorar o campo jornalístico, entendendo suas características e funções. A criação dos jornais infantis servirá como um exercício prático na aplicação desses conceitos.

  • Leitura e escrita de textos curtos
  • Escolha e interpretação de imagens
  • Princípios básicos do jornalismo infantil
  • Apresentação e discussão de conteúdos criados

Metodologia

A metodologia adotada prioriza a aprendizagem colaborativa e prática. Os alunos trabalharão em pequenos grupos para fomentar o desenvolvimento de habilidades sociais e a troca de ideias. Num ambiente controlado, o professor orientará a pesquisa e a produção das fotolegendas, incentivando a reflexão sobre a eficácia comunicativa de suas criações.

  • Trabalho em grupo
  • Orientação e mediação do professor
  • Exploração de temas de interesse dos alunos
  • Apresentação dos trabalhos para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos aprenderão sobre fotolegendas e escolherão seus temas de interesse. Já na segunda aula, focarão na composição e apresentação dos jornais desenvolvidos.

  • Aula 1: Introdução a fotolegendas e escolha de temas
  • Aula 2: Composição das fotolegendas e apresentação

Avaliação

A avaliação será processual, observando a participação e contribuição de cada aluno durante as etapas do projeto. Critérios específicos incluirão a clareza e criatividade das fotolegendas, a capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação final. Exemplos incluem a análise da coerência entre a imagem escolhida e a mensagem escrita, bem como a interação dos alunos durante a apresentação, avaliando como os grupos estruturam suas ideias e comunicam-nas ao público.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade envolvem materiais e ferramentas que apoiam o processo criativo e colaborativo. Os alunos utilizarão imagens impressas ou eletrônicas, papel e lápis para escrita, além de recursos audiovisuais para apresentação.

  • Imagens impressas ou eletrônicas
  • Papéis e material de escrita
  • Equipamento audiovisual para apresentações

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