Quadrinhos em Ação

Desenvolvida por: Lívia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos. O objetivo principal é promover o entendimento sobre a relação entre imagem e texto por meio da criação de conteúdo gráfico e narrativo. Trabalhando em grupos, os alunos serão estimulados a discutir suas ideias, destacando os elementos mais importantes para as histórias, como personagens e enredo. Eles farão uso de diferentes tipos de balões e letras, além de onomatopeias, para integrar sons às suas histórias. Este exercício colaborará para aprimorar a interpretação de significados complexos, incentivando a criatividade e a expressão individual dentro de um contexto colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

A criação de histórias em quadrinhos oferece um ambiente rico para o desenvolvimento do letramento visual e textual. Os alunos aprenderão a construir narrativas coesas, utilizando elementos gráficos e textuais para transmitir significados. Este processo envolve habilidades de leitura crítica e interpretação, necessárias para a compreensão de histórias. Além disso, o trabalho em grupo será uma base forte para fomentar discussões significativas sobre os elementos de uma narrativa, enquanto encoraja a expressão criativa e a confiança na apresentação de ideias.

  • Compreender a relação entre texto e imagem em histórias em quadrinhos.
  • Desenvolver habilidades de narrativa gráfica.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade centra-se no desenvolvimento de competências narrativas e gráficas. Através da prática de desenhar e escrever, os alunos consolidarão seus conhecimentos sobre elementos narrativos e artísticos específicos das histórias em quadrinhos. Os conceitos de balão, tipos de onomatopeias e a disposição das ilustrações serão explorados de forma prática, garantindo que os alunos compreendam e apliquem esses conceitos em suas criações.

  • Estudo dos elementos das histórias em quadrinhos.
  • Utilização de balões, letras e onomatopeias.
  • Planejamento e criação de quadrinhos.

Metodologia

A metodologia será baseada em atividades práticas e colaborativas, centradas no aluno e dirigidas por projetos. Os alunos serão divididos em grupos para fomentar a troca de ideias e a discussão coletiva. Essa abordagem incentiva a colaboração e permite que os alunos aprendam com as diferentes perspectivas de seus colegas. A atividade inicia com uma discussão conduzida pelo professor sobre os elementos chave das histórias em quadrinhos, seguido pelo processo criativo, onde cada grupo criará suas narrativas.

  • Discussões em grupo sobre ideias.
  • Desenho colaborativo de histórias.
  • Apresentação e feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade de criação de quadrinhos é organizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo um ambiente estruturado e espaço suficiente para reflexão e produção. Na primeira aula, as discussões sobre os elementos e a estrutura das narrativas ocorrerão, seguido de um esboço preliminar da história. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento final dos quadrinhos e à apresentação dos trabalhos, promovendo a autoexpressão e a comunicação efetiva.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e discussão em grupos (60 minutos).
  • Aula 2: Criação final dos quadrinhos e apresentação (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, baseada na observação do processo de desenvolvimento das histórias em quadrinhos. Critérios incluirão a coerência narrativa, o uso adequado de elementos gráficos e a colaboração em grupo. Exemplo: os alunos serão avaliados pela originalidade da história, assim como pela integração eficiente de texto e imagem. Feedbacks orais e escritos serão fornecidos para apoiar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar a criação das histórias em quadrinhos, uma variedade de recursos e materiais será utilizada. Esses recursos apoiarão os alunos através do processo criativo, oferecendo ferramentas necessárias para que expressem suas ideias plenamente.

  • Papel e lápis de desenho.
  • Materiais de arte diversos (canetinhas, lápis de cor).
  • Exemplos de histórias em quadrinhos para referência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo