Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Yara K… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Reconhecimento do alfabeto

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma dinâmica que visa fortalecer o conhecimento do alfabeto entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma caça ao tesouro, os alunos explorarão o ambiente da sala de aula em busca de cartões escondidos, cada um contendo uma letra do alfabeto. Trabalhando em duplas ou pequenos grupos, os estudantes serão incentivados a interagir, discutir e compartilhar suas descobertas. Assim, eles terão a oportunidade de reforçar o reconhecimento dos sons das letras e praticar sua nomeação. Após a atividade, todos se reunirão para compartilhar e trocar suas descobertas, promovendo a oralidade e a conexão das letras em contextos reais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem da atividade é permitir que os alunos aprofundem o reconhecimento e a nomeação das letras do alfabeto de forma lúdica e interativa. Explorando fisicamente o ambiente, o aluno poderá reforçar o vínculo entre o som e a representação gráfica das letras.

  • Reforçar o reconhecimento das letras do alfabeto.
  • Estimular a nomeação correta das letras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incluirá o reconhecimento das letras do alfabeto, suas formas e sons. A familiarização com a sequência alfabética será um ponto focal, bem como a capacidade de associar letras a palavras conhecidas.

  • Reconhecimento de letras.
  • Nomeação de letras.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade envolve uma abordagem prática e colaborativa. A caça ao tesouro não somente engaja os alunos fisicamente, como também fomenta a cooperação em grupos. A discussão e a troca de ideias após a caça aprimoram a compreensão e fixação do aprendizado.

  • Trabalho em grupos.
  • Discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade seguirá uma estrutura bem definida, dividida em várias aulas curtas para garantir o máximo engajamento e retenção de conhecimento.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2: Início da caça ao tesouro.
  • Aula 3: Continuação da busca.
  • Aula 4: Finalização da busca e início da nomeação das letras encontradas.
  • Aula 5: Discussão em grupo e trocas de cartões.
  • Aula 6: Apresentação dos resultados.
  • Aula 7: Avaliação dos aprendizados.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando-se a participação e a interação durante a atividade. Serão avaliados o reconhecimento correto das letras, a capacidade de trabalharem em grupo e a participação nas discussões. Por exemplo, um aluno que demonstra segurança na nomeação das letras e colabora ativamente com seu grupo será avaliado de forma positiva. Durante a apresentação final, os professores observarão a clareza na exposição e a correção das informações apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, mas fundamentais para o bom andamento da dinâmica. Eles possibilitarão a execução fluida da caça ao tesouro das letras, bem como a apresentação e troca de informações entre os alunos.

  • Cartões com letras do alfabeto.
  • Fitas adesivas para esconder os cartões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo