Criando Nosso Jogo de Tabuleiro

Desenvolvida por: Pabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Matemática
Temática: Criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro

Esta atividade tem como propósito engajar os alunos do 5º ano em um projeto criativo e colaborativo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação, escrita, lógica e trabalho em equipe. Os alunos serão divididos em grupos e incentivados a criar um jogo de tabuleiro original, passando por todas as etapas de estruturação: definição de objetivos, regras e materiais necessários. A tarefa inclui a elaboração de um tabuleiro, peças e um texto instrucional detalhado que documenta como o jogo deve ser jogado. Ao finalizar, cada turma trocará os jogos criados para experimentarem as instruções de seus colegas, praticando a interpretação de texto e fornecendo feedback sobre a clareza das diretrizes apresentadas.

Objetivos de Aprendizagem

O foco principal dos objetivos de aprendizagem desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de planejar e produzir textos instrucionais eficazes, que transmitam regras de jogos de forma clara e precisa. Isso reforça não apenas a habilidade de escrita, mas também a compreensão da linguagem como ferramenta fundamental para a comunicação lógica e organizada. Além disso, ao conceberem um jogo, os alunos exercitam a empatia e a antecipação dos desafios que outros possam encontrar ao seguirem suas instruções.

  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de escrita instrucional clara e objetiva.
  • Promover o pensamento lógico e algorítmico através da criação de regras de jogo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a criação colaborativa de jogos, enfatizando o planejamento estratégico e a experimentação prática. Os alunos devem articular suas ideias, argumentar por suas escolhas de design e refletir a respeito das experiências dos colegas com o produto final. Isso se alinha com os objetivos curriculares de promover uma abordagem integrada de ensino, onde aprender a aprender é tão crucial quanto o conteúdo específico ensinado.

  • Elementos constitutivos de jogos de tabuleiro: objetivo, regras, materiais.
  • Processo de escrita de um texto instrucional.
  • Avaliação e refinamento de regras e diretrizes.
  • Troca e feedback entre pares sobre clareza e jogabilidade.

Metodologia

A metodologia segue uma abordagem construtivista, onde o aluno é o agente ativo em seu processo de aprendizagem. Essa atividade requer que os alunos combinem análise crítica, criatividade, comunicação e habilidades de resolução de problemas em um procedimento centrado no fazer e aprender. A experimentação e o trabalho em grupo são cruciais, já que os alunos se envolvem em discussões, trocas de ideias e refinamentos contínuos dos jogos.

  • Discussão inicial sobre os elementos dos jogos.
  • Atividade prática de elaboração e construção de jogos.
  • Produção de textos instrucionais por grupos.
  • Troca de jogos entre grupos e feedback.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para maximizar a produtividade e garantir que os alunos tenham tempo suficiente para cada etapa de criação e testes dos jogos. As sessões são interativas e alternam momentos de discussão, construção e avaliação, garantindo que os alunos permaneçam engajados e focados na criação do melhor produto final possível.

  • Aula 1: Discussão sobre elementos de um jogo e formação de grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento do conceito e planejamento inicial do jogo.
  • Aula 3: Criação do tabuleiro e das peças do jogo.
  • Aula 4: Produção do texto instrucional detalhado.
  • Aula 5: Troca de jogos e tempo para jogá-los.
  • Aula 6: Feedback e reflexões finais sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade. Critérios como criatividade, cooperação, clareza e precisão do texto instrucional, e a jogabilidade do produto final serão considerados. Os alunos serão incentivados a autoavaliar seu trabalho e o dos colegas. Exemplos de avaliação: compreender se as regras elaboradas por um grupo são claras e seguidas sem dificuldades por outro grupo; observar como os alunos integram feedback recebido para refinamento do jogo. A ênfase será na aprendizagem processual e na capacidade de os alunos refletirem sobre seu progresso e melhorias.

Materiais e ferramentas:

Para garantir a implementação eficaz da atividade, uma série de recursos e materiais será necessária. Desde materiais de papelaria para a construção dos tabuleiros e peças, até dispositivos digitais para a montagem e documentação das regras, os recursos devem ser variados e acessíveis. Esse leque de ferramentas garante que os alunos possam explorar sua criatividade ao máximo, sem barreiras significativas no processo de prototipagem e apresentação.

  • Cartolinas e papéis coloridos
  • Canetinhas, lápis de cor, tintas
  • Tesoura, cola, fita adesiva
  • Dispositivos digitais para digitação e impressão
  • Material de apoio sobre criação de jogos

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