Brincando de Lista de Compras

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual Colaborativa

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental formarão pequenos grupos para criar uma lista de compras fictícia para uma festa. A proposta visa estimular a colaboração, a criatividade e o desenvolvimento da escrita. Cada grupo decidirá quais itens são necessários, como balões, bolos e brinquedos, planejando e escrevendo espontaneamente as palavras e frases necessárias. Ao final, cada grupo compartilhará suas listas com a turma, discutindo se lembraram de tudo o que era necessário para a festa. Essa dinâmica estimula a comunicação oral e a capacidade de escuta, ampliando também o vocabulário das crianças, além de fomentar habilidades sociais essenciais, como trabalhar em equipe e negociar ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a habilidade de escrita espontânea e colaborativa entre os alunos, dentro de um contexto social e lúdico. A atividade busca desenvolver a autonomia das crianças na elaboração de textos simples, utilizando palavras do cotidiano de forma adequada e reconhecível. Ao trabalhar em grupo, os alunos aprofundam suas habilidades de comunicação e cooperação, essenciais para o desenvolvimento integral nessa faixa etária.

  • Desenvolver habilidades de escrita espontânea.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Expandir o vocabulário do cotidiano das crianças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca em introduzir os alunos a práticas de escrita em um contexto familiar e incentivador. A ideia é que as crianças se sintam à vontade para experimentar e aprender com os erros, enquanto desenvolvem a capacidade de expressar suas ideias por meio de listas e pequenas frases. Além disso, é fundamental que os estudantes comecem a entender a importância do planejamento e da estrutura dos textos que produzem, ainda que de forma simples.

  • Escrita de listas simples.
  • Introdução ao planejamento de textos.
  • Desenvolvimento de vocabulário.

Metodologia

A metodologia aplicada baseia-se em aprendizagem colaborativa, com foco em atividades práticas e lúdicas. A formação de grupos permite que as crianças aprendam não só a partir das suas experiências, mas também através da interação com os colegas, promovendo o diálogo e o compartilhamento de ideias. A atividade é construída para que os alunos sintam-se motivados a contribuir e participar, integrando de forma natural a escrita e a leitura à sua realidade cotidiana.

  • Aprendizagem colaborativa em grupos.
  • Atividades práticas e lúdicas.
  • Integração de escrita e realidade cotidiana.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de uma hora cada, permitindo que os alunos tenham tempo para planejar, executar e revisar suas listas de compras. Na primeira aula, os grupos serão formados e iniciarão o planejamento da festa, decidindo quais itens colocar em sua lista. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas listas e participarão das apresentações para a turma, seguidas de uma discussão coletiva sobre o que cada grupo incluiu e a justificativa para suas escolhas.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início do planejamento da lista de compras.
  • Aula 2: Finalização das listas e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, focando no processo de colaboração e no esforço de escrita dos alunos. Os critérios incluem a participação ativa nos grupos, a capacidade de planejar e listar itens relevantes para a festa e a clareza nas apresentações finais. Exemplos de avaliação incluem observar se os alunos conseguem sugerir itens pertinentes e registrar as ideias de forma compreensível, além de monitorar o envolvimento de cada aluno durante as discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade devem ser acessíveis e adequados ao contexto da sala de aula, incentivando a criatividade e a participação dos alunos. Materiais simples como folhas de papel e lápis permitem que as crianças escrevam e rabisquem suas ideias livremente, enquanto quadros e canetas coloridas são ideais para a apresentação dos resultados de forma visual e atrativa.

  • Folhas de papel.
  • Lápis e borrachas.
  • Quadro branco e canetas coloridas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo