Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Hamand… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Leitura e Compreensão de Texto

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma proposta dinâmica e interativa para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que envolve uma saída de campo dentro da própria escola. Com o objetivo de promover o desenvolvimento da leitura e da compreensão textual, os alunos serão incentivados a encontrar 'tesouros' por meio do seguimento de pistas que requerem habilidades para decodificar palavras. Durante a aventura, os alunos deverão identificar e classificar as palavras encontradas conforme seu tipo e função, estimulando a curiosidade e o engajamento com o conteúdo linguístico de maneira lúdica. Ao término da atividade, uma sessão de discussão e compartilhamento das descobertas permitirá a reflexão coletiva sobre o significado e a importância das palavras identificadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam no desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e classificação de palavras. Ao engajar os alunos em uma atividade prática e exploratória, pretende-se reforçar o entendimento sobre a função das palavras e sua classificação dentro da língua portuguesa. A atividade busca também incentivar a autonomia dos alunos na descoberta e compreensão de novos vocábulos, utilizando pistas como um meio de desenhar essa aprendizagem de forma prática e divertida.

  • Melhorar a capacidade de leitura através da prática.
  • Classificar diferentes tipos de palavras.
  • Desenvolver compreensão textual por meio de pistas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP07: Identificar e nomear as letras do alfabeto, ordenando-as em ordem alfabética.
  • EF02LP09: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos compartilhados da literatura, da cultura infantil, textos informativos ou instrucionais mais complexos e longos, que tenham por objetivo aumentar o conhecimento do mundo e o prazer pela leitura.
  • EF02LP12: Comparar, com a ajuda do professor, sons de sílabas, de palavras, repetidas na leitura e em textos de diferentes gêneros, e saber diferenciá-los oral e graficamente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve o estudo e a aplicação de conceitos básicos de tipologia e função das palavras. Dentro do contexto da atividade, os alunos serão desafiados a distinguir entre substantivos, verbos e adjetivos, bem como a entender suas funções em frases simples. Além disso, a prática da leitura a partir de pistas fornecerá um contexto para a aplicação prática dessas classificações, solidificando o conhecimento de forma contextualizada e significativa.

  • Identificação de substantivos e suas funções.
  • Reconhecimento e utilização de verbos em contextos simples.
  • Classificação de adjetivos e entendimento de seu uso em frases.

Metodologia

A metodologia empregada combina a aprendizagem ativa e exploratória para maximizar o envolvimento dos alunos. A utilização de uma caça ao tesouro como estratégia pedagógica motiva a participação e facilita a concretização de conceitos abstratos. As pistas oferecem oportunidades de trabalho em grupo, promovendo a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais. Ao final, a discussão aberta das descobertas permite a consolidação dos conhecimentos adquiridos e destrezas desenvolvidas.

  • Atividades práticas de exploração em campo.
  • Uso de pistas para direcionar a aprendizagem.
  • Trabalho colaborativo em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é meticulosamente planejado para proporcionar uma experiência de aprendizado contínuo e envolvente ao longo das quatro horas de duração. Cada etapa da atividade habilita, progressivamente, o aluno a desenvolver suas habilidades linguísticas e sociais, garantindo um equilíbrio entre atividade prática e reflexão crítica. As sessões são organizadas de modo a alternar entre ação e introspecção, maximizando a retenção do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação das regras da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Primeira parte da busca por pistas e palavras.
  • Aula 3: Continuação da busca e início da classificação das palavras encontradas.
  • Aula 4: Compartilhamento das descobertas e discussão em grupo sobre o significado e importância das palavras.

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios qualitativos e quantitativos. O progresso dos alunos será observado através de sua participação ativa durante a atividade e sua capacidade de trabalhar em equipe para decifrar as pistas e encontrar as palavras. Exemplos de critérios incluem a eficácia em identificar e classificar as palavras, a habilidade em explicar a função de cada palavra encontrada, e a capacidade de participar de discussões em grupo de maneira significativa. Além disso, um breve exercício de escrita individual será realizado ao final da atividade para avaliar a compreensão internaizada dos conceitos trabalhados, fornecendo ao professor um panorama claro do desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos propostos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade foram escolhidos para otimizar o engajamento dos alunos e garantir que tenham as ferramentas necessárias para desempenhar as tarefas propostas. Esses materiais foram selecionados pensando em criar um ambiente desafiador, mas também seguro e acessível para as necessidades de todas as crianças da turma.

  • Mapas da escola adaptados para a caça ao tesouro.
  • Cartões com pistas e palavras escondidas.
  • Materiais de escrita e papel para registro das palavras encontradas.
  • Dispositivos de áudio para leitura e instruções.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo