Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem e Letras
Temática: Leitura e Criação de Caça-Palavras

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental criarão um caça-palavras utilizando palavras novas aprendidas em sala. Inicialmente, será realizada uma leitura compartilhada de um texto curto que contém essas palavras. Após a leitura, cada aluno montará seu próprio caça-palavras no papel, destacando palavras de uso frequente. Esta tarefa estimula a precisão na decodificação de novas palavras e a memorização, além de incentivá-los a serem criativos ao criar os desafios para os colegas. A atividade propicia o aprofundamento das habilidades de leitura e escrita, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são focados em desenvolver a habilidade de leitura precisa, a seleção e localização de informações em textos, e a criatividade através da criação de um caça-palavras. Os alunos são incentivados a reconhecer palavras novas, memorizá-las e utilizá-las em um contexto lúdico, reforçando simultaneamente seu vocabulário e compreensão leitora. O estímulo à criatividade também é um objetivo importante, permitindo que os alunos estabeleçam conexões entre as palavras e suas definições.

  • Desenvolver a leitura precisa de palavras novas.
  • Memorizar palavras de uso frequente.
  • Localizar informações explícitas em textos curtos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula enfatiza a identificação e uso de palavras recentes aprendidas em sala de aula. Os alunos se engajarão na leitura compartilhada de textos curtos e subsequente criação de caça-palavras, consolidando o entendimento das palavras e o enriquecimento do seu vocabulário. Este processo auxiliará na internalização das palavras e na habilidade de criar estruturas lúdicas e informativas.

  • Identificação de palavras novas.
  • Memorização de palavras de uso frequente.
  • Confecção de caça-palavras.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade combina leituras e práticas criativas para reforçar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. A leitura compartilhada inicial serve como uma base para a introdução de vocabulário novo, enquanto a atividade prática de criar um caça-palavras permite que os alunos apliquem essas palavras em um contexto novo e divertido, solidificando sua aprendizagem através da prática.

  • Leitura compartilhada de um texto curto.
  • Criação individual de caça-palavras.
  • Troca de caça-palavras entre colegas para resolução.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula será executado ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão de uma leitura compartilhada e começarão a criação dos caça-palavras. Na segunda aula, eles finalizarão suas criações e trocarão com colegas para que resolvam os jogos, promovendo uma interação entre pares e a oportunidade de verificar a eficácia dos desafios criados.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e início da criação de caça-palavras.
  • Aula 2: Finalização dos caça-palavras e troca para resolução entre colegas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será feita através da observação contínua durante a atividade e da análise dos caça-palavras criados. Serão considerados critérios como a correta identificação e uso das palavras novas, a criatividade na elaboração do caça-palavras, e a capacidade de resolver os desafios propostos por colegas. Exemplos de sucesso incluem a criação de um caça-palavras que seja desafiador porém resolvível, e a demonstração de compreensão do vocabulário trabalhado através de sua aplicação adequada e diversificada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade englobam materiais essenciais para a leitura e a criação dos caça-palavras. A inclusão de materiais tanto impressos quanto digitais, quando possível, diversifica as ferramentas de aprendizado e torna a atividade mais acessível e envolvente para todos os alunos.

  • Textos curtos impressos.
  • Folhas de papel para criação dos caça-palavras.
  • Lápis e borracha para escrita.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo