Resenha Crítica: Descobrindo o Poder da Opinião

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e Produção de Resenha Crítica

Nesta aula, os alunos do 9º ano serão introduzidos ao conceito de resenha crítica, uma ferramenta fundamental para análise e expressão de opiniões acerca de textos e produções audiovisuais. A turma será dividida em grupos, cada um responsável por debater sobre um artigo ou curta-metragem. Após o debate, os grupos deverão apresentar um resumo crítico dos materiais analisados, destacando argumentos e principais pontos explorados. Essa prática proporciona uma experiência enriquecedora, onde os alunos podem compreender as diferenças entre um resumo e uma crítica, estimulando o desenvolvimento da opinião própria e o exercício do pensamento crítico. O objetivo é guiar os estudantes na elaboração de textos coesos e coerentes, visando a construção de argumentos embasados e críticos, fortalecendo suas habilidades de escrita e pensamento analítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam capacitar os alunos a diferenciar entre resumo e crítica, promovendo a análise crítica de textos e conteúdos audiovisuais. Os estudantes serão orientados a discutir e elaborar argumentos sólidos, incentivando a formação de opiniões próprias com embasamento teórico. Ao final, espera-se que os alunos adquiram a habilidade de argumentar de forma estruturada e crítica, refletindo sobre conteúdos a partir de diferentes perspectivas.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica.
  • Diferenciar entre resumo e crítica.
  • Estimular a habilidade de argumentação coerente.
  • Produzir resenhas críticas a partir de textos e produções audiovisuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se concentra na introdução e diferenciação de conceitos entre resumo e crítica, fundamental para a formação da competência leitora crítica dos estudantes. Além disso, a prática de elaboração, revisão e apresentação de resenhas críticas ajuda a concretizar a habilidade de expressão escrita e oral dos alunos, reforçando o uso de argumentos embasados na construção do pensamento crítico.

  • Introdução ao conceito de resenha crítica.
  • Diferenciação entre resumo e crítica.
  • Debate sobre artigos e curtas-metragens.
  • Produção de resenha crítica em grupo.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade envolve o trabalho em grupo para fomentar a colaboração e discussão entre os alunos, crucial para o desenvolvimento do pensamento crítico. A utilização de debates permite que os alunos confrontem visões diferentes e fortaleçam suas habilidades argumentativas. Posteriormente, a produção e apresentação de resenhas críticas possibilitam o exercício prático da escrita crítica e analítica.

  • Divisão da turma em grupos.
  • Discussão e debate em grupo sobre o material.
  • Elaboração de resenha crítica.
  • Apresentação das resenhas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em três etapas fundamentais a serem realizadas em um período total de 2 horas, com três aulas de 40 minutos cada. Essa estrutura permite que os alunos avancem de forma sistemática, partindo da introdução do conceito até a prática de elaboração e apresentação das resenhas, garantindo uma assimilação gradual e organizada do conteúdo.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de resenha crítica e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Debate em grupos sobre o material selecionado.
  • Aula 3: Produção e apresentação das resenhas críticas pelos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada em dois critérios principais: a participação no debate e a produção da resenha crítica. Durante os debates, será observado o envolvimento e a capacidade dos alunos de propor e contrapor argumentos de forma coerente e respeitosa. Na resenha crítica, serão avaliados a clareza, o embasamento dos argumentos e a organização do texto, considerando a adequação entre o material analisado e a opinião crítica apresentada. Exemplos de avaliação incluem a atribuição de notas para a capacidade de argumentação mostrada nos debates, bem como a originalidade e coesão na escrita das resenhas críticas. O feedback será fornecido para apoiar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação desta atividade envolvem materiais audiovisuais e textos que servirão de base para a discussão e análise crítica. Estes recursos são essenciais para proporcionar uma experiência prática e contextualizada, permitindo aos alunos explorar diferentes formatos de conteúdo e exercitar suas habilidades de leitura crítica.

  • Artigos impressos ou digitais.
  • Recursos audiovisuais (curtas-metragens).
  • Quadro branco e canetas.
  • Caderno e lápis para anotações.

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