Paródia em Cena

Desenvolvida por: Amaury… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação e Criação de Paródias Literárias e Musicais

A atividade 'Paródia em Cena' busca desenvolver nos alunos a habilidade de criar paródias, a partir de músicas ou textos literários já estabelecidos, adaptando-os para um contexto humorístico ou atual. Os alunos, dispostos em grupos, terão a oportunidade de aplicar sua criatividade ao recriar obras, respeitando as estruturas originais, mas modificando seu conteúdo. Em seguida, cada grupo apresentará sua versão à turma justificando suas escolhas e analisando as diferenças entre o texto original e sua paródia. Este exercício promove a compreensão de diferentes perspectivas, incentivando os alunos a explorar intertextualidade e interdiscursividade, além de estimular o reconhecimento de estilos e formas estéticas distintas ao longo da história da literatura.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade buscam estimular a criatividade dos alunos por meio do exercício da intertextualidade e da paródia. Além disso, visam proporcionar uma compreensão mais profunda das relações dialógicas e das diferentes perspectivas de interpretação, bem como um reconhecimento das transformações e permanências culturais ao longo do tempo.

  • Criar paródias a partir de músicas ou trechos literários.
  • Analisar diferenças e semelhanças entre o texto original e a paródia criada.
  • Justificar as escolhas criativas feitas durante a elaboração da paródia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP03: Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades.
  • EM13LP48: Identificar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na exploração da intertextualidade e na análise crítica de textos, possibilitando uma compreensão mais rica das obras canônicas e suas adaptações. Ao criar paródias, os alunos também estarão engajados em um exame das formas literárias e musicais e nas dinâmicas de criação artística e cultural.

  • Intertextualidade.
  • Relações dialógicas.
  • História da literatura e música.
  • Análise de estilo e forma.

Metodologia

A metodologia da atividade baseia-se em técnicas colaborativas que incentivam o trabalho em grupo, a troca de ideias e a discussão analítica. Estimula-se o engajamento ativo dos alunos por meio da prática criativa e da apresentação e análise crítica das paródias, promovendo assim uma aprendizagem significativa e experiencial.

  • Divisão dos alunos em grupos.
  • Criação colaborativa de paródias.
  • Apresentação e análise crítica em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma estruturado em duas aulas permitirá a execução de cada etapa da atividade de forma ordenada e eficaz. A primeira aula será dedicada à introdução e elaboração das paródias, enquanto a segunda aula proporcionará o espaço para apresentação e análise crítica das criações dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e elaboração das paródias (60 minutos).
  • Aula 2: Apresentação das paródias e discussão crítica (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando tanto o processo criativo quanto o produto final apresentado. Os critérios de avaliação incluirão a originalidade e coerência no uso da intertextualidade, a justificativa das alterações feitas no texto original, a clareza na apresentação e a capacidade de análise crítica. Por exemplo, os alunos serão incentivados a refletir e verbalizar as razões por trás de suas escolhas criativas, explorando as diferentes camadas de significado em suas paródias. A participação no trabalho em grupo e o engajamento durante as discussões também serão avaliados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais que facilitem a criação e apresentação das paródias, bem como referências textuais e musicais para inspirar os alunos. A utilização de ferramentas tecnológicas pode enriquecer a experiência de aprendizagem, permitindo também o acesso a uma maior variedade de textos e mídias.

  • Cópias de músicas ou trechos literários para parodiar.
  • Materiais de áudio ou vídeo para inspiração.
  • Quadro branco e marcadores para rascunhar ideias.
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo