Diário Visual: Minha Volta às Aulas

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão Oral e Interação

A atividade 'Diário Visual: Minha Volta às Aulas' é uma proposta voltada para o desenvolvimento da expressão oral e das habilidades de escuta entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao criar um diário visual em casa, cada aluno terá a oportunidade de ilustrar e escrever sobre suas experiências ao retornar à escola. Este diário servirá como ponto de partida para uma apresentação oral na sala de aula, onde cada aluno compartilhará sua história com os colegas. O professor desempenhará um papel crucial ao mediar a discussão, estimulando a participação ativa e a formulação de perguntas pelos alunos, promovendo assim a clareza na comunicação e um ambiente interativo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de habilidades de expressão oral clara e interativa em situações diversas. Espera-se que os alunos aprendam a articular suas ideias de maneira organizada e com confiança, além de ouvir atentamente e compreender os relatos dos colegas. Através da partilha de suas experiências, cada aluno terá a oportunidade de aprimorar suas competências comunicativas, fundamentais nesta fase inicial do currículo escolar.

  • Estimular a expressão clara de pensamentos e experiências.
  • Promover a interação e a escuta ativa entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade propõe a exploração das habilidades comunicativas dos alunos através da criação e apresentação de um diário visual. Essa abordagem prática visa integrar aspectos de ilustração, escrita e expressão oral, proporcionando um ambiente em que os alunos possam experimentar e entender as dinâmicas comunicativas de forma integrada e contextualizada.

  • Ilustração e escrita de experiências pessoais.
  • Apresentação oral colaborativa.
  • Escuta ativa e formulação de perguntas pertinentes.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade combina aprendizagem prática e colaborativa. Os alunos serão orientados a criar, individualmente, um diário que narra sua experiência de forma visual e escrita. Posteriormente, na sala de aula, a apresentação desse diário incentivará a interação através de perguntas e respostas, com mediação do professor para garantir uma comunicação eficaz e inclusiva.

  • Criação individual de diário visual.
  • Apresentações orais guiadas.
  • Discussão mediada pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos à tarefa, recebendo orientações sobre como confeccionar seu diário visual em casa. Na segunda sessão, ocorrerá a apresentação dos trabalhos na sala de aula, com tempo dedicado a cada aluno para contação de sua história e interação com os colegas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e orientações para criação do diário.
  • Aula 2: Apresentações dos diários visuais e sessão de perguntas e respostas.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios de clareza de comunicação durante a apresentação, criatividade do diário visual e participação na sessão de perguntas e respostas. O professor observará aspectos como articulação da fala, volume e ritmo, além da capacidade de ouvir e responder aos colegas. Exemplo: Um aluno que consegue narrar sua experiência de forma organizada e responde apropriadamente às perguntas dos colegas demonstra um bom domínio dos objetivos propostos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem tanto materiais físicos quanto apoio pedagógico. Cada aluno precisará de papel A4 e material de desenho para confeccionar seu diário em casa. Na sala de aula, o professor contará com um espaço adequado para as apresentações e ferramentas para mediar eficazmente as interações entre os alunos.

  • Folhas de papel A4 e materiais de desenho.
  • Espaço para apresentação em sala de aula.
  • Quadro branco ou flipchart para mediação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo