Jogo do Sílaba Show

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras e Sílabas

Nesta aula, os alunos participarão do 'Jogo do Sílaba Show', cujo propósito é trabalhar as habilidades de leitura e escrita de forma lúdica. Divididos em grupos, os alunos receberão cartas com diferentes padrões de sílabas (CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV) e terão a tarefa de formar o maior número possível de palavras em um tempo pré-determinado. A competição não apenas incentiva a construção de palavras novas, mas também reforça a compreensão das regras de formação silábica e o uso correto na comunicação escrita. Vence o grupo que conseguir formar mais palavras corretamente, promovendo não só o aspecto competitivo saudável, mas também a cooperação entre colegas e o aprendizado ativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão voltados para o aumento da fluência na leitura e na escrita por meio de uma compreensão mais aprofundada de como as sílabas se combinam para formar palavras. A atividade visa não só promover um entendimento mecânico, mas também uma apreciação crítica dos componentes básicos da língua, ao ajudar os alunos a reconhecer padrões e aplicar essas regras em novas situações de aprendizado.

  • Promover o reconhecimento de diferentes padrões silábicos.
  • Incentivar a formação correta de palavras.
  • Estimular a competição saudável e a cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
  • EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade irá englobar a prática e aplicação de padrões silábicos na formação de palavras, bem como o reconhecimento da importância de acentos na pronúncia e no significado das palavras. A aula também envolverá a identificação e análise das nuances sonoras das palavras, incentivando uma compreensão mais rica e versátil do uso da língua portuguesa.

  • Padrões silábicos (CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV).
  • Acentuação gráfica em palavras oxítonas.
  • Reconhecimento de ritmos e sons em palavras.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é de natureza colaborativa e competitiva, com foco na prática ativa e interativa das habilidades recém-aprendidas. O uso de cartas para a formação de palavras através de jogos promove um ambiente de aprendizado dinâmico e desafiador que é altamente motivador e benéfico para a fixação do conteúdo.

  • Divisão em grupos para estímulo ao trabalho cooperativo.
  • Uso de cartas como ferramenta didática para dinamizar a prática.
  • Competição temporizada para engajamento dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em dois encontros de 120 minutos cada, possibilitando a exposição completa ao conteúdo e a prática adequada dos conceitos trabalhados. Durante o primeiro encontro, os alunos serão introduzidos aos conceitos e à mecânica do jogo. O segundo encontro permitirá o aprofundamento através da prática repetida e feedback direcionado.

  • Aula 1: Introdução à atividade e prática inicial dos conceitos silábicos.
  • Aula 2: Prática continuada, feedback e encerramento da competição.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua ao longo das atividades. Os critérios incluirão a capacidade de formar palavras corretamente, aplicar as regras de acentuação gráfica e trabalhar colaborativamente. Exemplos de avaliação incluem observação direta dos alunos durante a atividade, registro do número de palavras formadas corretamente e análise do envolvimento na atividade em grupo. Além disso, será dada atenção ao uso correto dos acentos e a capacidade de reconhecer padrões sonoros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade foram planejados para maximizar a interação e a apreensão dos conceitos de maneira prática e divertida. A diversidade de materiais visa promover um ambiente de aprendizado envolvente e acolhedor.

  • Cartas com sílabas variáveis (CV, V, CVC, etc).
  • Cronômetro para a gestão do tempo.
  • Quadro branco para anotações de exemplos.

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