A Aventura dos Desenhos Mágicos

Desenvolvida por: Andréa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação Instrucional e Criatividade Artística

Nesta atividade, intitulada 'A Aventura dos Desenhos Mágicos', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental explorarão suas habilidades de comunicação e criatividade através de uma atividade lúdica de desenho e escrita instrucional. Cada aluno será encorajado a desenhar uma cena de aventura, como um super-herói enfrentando um vilão, estimulando sua criatividade e expressão artística. Após o desenho, os alunos escreverão um texto instrucional para orientar outra pessoa a recriar a mesma cena, utilizando verbos no imperativo e detalhando os componentes visuais da imagem. Este exercício fomenta a clareza na comunicação escrita e demonstra a interseção entre texto e imagem. Após a elaboração dos textos, os guias serão trocados entre os alunos, e cada um tentará recriar o desenho do colega com base nas instruções recebidas, permitindo-lhes compreender a importância da precisão e clareza na comunicação. Além disso, este processo de troca promove a colaboração e o pensamento crítico, ao analisar como suas orientações foram interpretadas por outros.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta aula é permitir que os alunos aprimorem suas habilidades de comunicação através do planejamento e produção de textos instrucionais claros e eficazes. O exercício criativo de desenhar uma cena e descrevê-la instrucionalmente visa incentivar a precisão verbal e a estruturação lógica de ideias, habilidades essenciais no letramento. Espera-se que os alunos apreciem a relação entre texto e imagem, entendendo como palavras podem guiar visualizações e vice-versa.

  • Desenvolver habilidades claras de comunicação instrucional.
  • Ampliar a criatividade através da criação de cenas artísticas.
  • Promover a precisão verbal e escrita.
  • Entender e aplicar a estrutura de textos injuntivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na produção de textos instrucionais e no uso de recursos gráfico-visuais. Os alunos explorarão a estrutura de textos injuntivos e a capacidade de se expressar através do desenho e escrita. Esta atividade engloba a integração de várias áreas do conhecimento, permitindo uma abordagem prática e interdisciplinar do aprendizado.

  • Estrutura de textos injuntivos.
  • Uso de verbos no imperativo.
  • Combinação de texto e imagem.
  • Comunicação clara e detalhada.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se no aprendizado prático e colaborativo. A atividade se estrutura em uma sequência que inicia com a criação individual do desenho, seguida pela escrita das instruções e finaliza com a interpretação dos guias por outros colegas. Este processo encoraja a autoexpressão, a observação, e promove a aprendizagem ativa e significativa.

  • Trabalho individual na criação de desenhos.
  • Escrita individual de textos instrucionais.
  • Troca de guias entre alunos para interpretação.
  • Reflexão conjunta sobre o processo de comunicação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a 'A Aventura dos Desenhos Mágicos' é planejado para ser executado em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos dedicarão seu tempo ao desenho e escrita de instruções, enquanto a segunda sessão será focada na troca e recriação de desenhos, seguida por uma reflexão sobre o processo.

  • Aula 1: Introdução e criação de desenhos e textos instrucionais.
  • Aula 2: Troca de guias, recriação de desenhos e reflexão sobre o processo.

Avaliação

A avaliação nesta atividade será realizada de forma contínua e formativa, observando os alunos durante todo o processo. Os critérios de avaliação incluem a clareza e precisão das instruções escritas, a criatividade no desenho inicial, e a capacidade de recriar o desenho original a partir das instruções recebidas. Exemplificadamente, ao revisar as instruções, o professor verificará se os verbos no imperativo foram utilizados corretamente e se os detalhes necessários foram incluídos de forma a facilitar a recriação do desenho. A reflexão final também oferecerá insights sobre a compreensão dos alunos acerca do que compõe uma comunicação eficaz.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, diversos recursos serão necessários para garantir a execução efetiva e a participação ativa dos alunos. Itens básicos de artes plásticas, como papel e lápis de cor, proporcionarão os materiais necessários para a criação dos desenhos, enquanto quadros e projetores serão utilizados para a explicação das orientações e exemplos de instruções.

  • Papel e lápis de cor.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Projetor para exibição de exemplos.
  • Textos de apoio sobre verbos imperativos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo