Detetives das Palavras

Desenvolvida por: Soraia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Recursos Persuasivos em Textos Argumentativos

A atividade 'Detetives das Palavras' é projetada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar e analisar os recursos persuasivos em textos argumentativos. Os estudantes serão divididos em grupos e atuarão como detetives, recebendo trechos de artigos que apresentam títulos impactantes, escolha de palavras estratégicas e uso de metáforas. Cada grupo deverá investigar e discutir como esses elementos influenciam o sentido e a persuasão dos textos. Após a análise, os grupos compartilharão suas descobertas e integrarão suas percepções em um painel coletivo que destacará os diferentes recursos identificados e seus impactos em compreender o texto.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem a identificação e compreensão de como diferentes recursos linguísticos podem ser utilizados para persuadir e influenciar a interpretação do leitor. Estimular o pensamento crítico dos alunos ao reconhecerem e discutirem a intencionalidade das escolhas de linguagem em textos argumentativos é um foco central. Além disso, promover a colaboração entre pares durante a análise em grupo reforça habilidades sociais e comunicativas essenciais no ambiente acadêmico.

  • Identificar recursos persuasivos em textos argumentativos.
  • Compreender o efeito do uso de metáforas, escolha de palavras e títulos no texto.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e colaboração em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade enfatiza a exploração de trechos textuais de natureza argumentativa, onde os alunos são expostos a diversas modalidades de persuasão. Através da análise crítica dos títulos, escolha lexical e metáforas, os estudantes são encorajados a captar a intenção do autor e os possíveis impactos desses recursos na interpretação e compreensão dos textos.

  • Análise de títulos persuasivos em textos argumentativos.
  • Investigação da escolha lexical e seu efeito no discurso.
  • Exploração do uso de metáforas como ferramenta persuasiva.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada na pedagogia investigativa, onde os alunos, em grupos pequenos, assumem papéis ativos na identificação e discussão dos recursos persuasivos nos textos. O formato de trabalho em grupo promove um ambiente colaborativo que incentiva a troca de ideias e respeito mútuo. Em um segundo momento, a discussão coletiva possibilita a socialização das descobertas e a formação de um painel visual, reforçando a aprendizagem cooperativa e a construção coletiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em grupos para análise dos trechos textuais.
  • Discussão em grupo sobre os elementos persuasivos identificados.
  • Criação de um painel coletivo com as descobertas apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser executada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão tempo suficiente para realizar a investigação proposta, discutir suas descobertas e compartilhar suas conclusões no painel. Este cronograma possibilita uma dinâmica de aula que contempla tanto a análise individual em grupo quanto a apresentação coletiva das conclusões.

  • Aula 1: Introdução à atividade, análise em grupos e preparação do painel coletivo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa nas discussões em grupo, capacidade de identificar recursos persuasivos nos trechos de texto e na qualidade das contribuições feitas ao painel coletivo. A avaliação focará na habilidade do aluno em argumentar suas interpretações e na adequação das explicações fornecidas aos colegas. Exemplo de critérios: participação e colaboração (30%), precisão na identificação de recursos (40%) e clareza e criatividade na apresentação no painel (30%).

Materiais e ferramentas:

Para a execução eficaz da atividade, serão necessários recursos específicos que oferecerão suporte metodológico e logístico. Os alunos precisarão de acesso a cópias impressas dos trechos de texto, além de materiais para a montagem do painel, como cartolinas, marcadores e adesivos, para expressar visualmente suas descobertas e interpretações.

  • Trechos de artigos argumentativos.
  • Cartolinas e marcadores para montagem do painel.
  • Espaço físico adequado para apresentação do painel coletivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo