Caça ao Tesouro da Linguagem

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação verbal e não verbal no ambiente escolar

A atividade 'Caça ao Tesouro da Linguagem' tem como objetivo principal familiarizar os alunos com as diferentes formas de comunicação presentes no ambiente escolar, explorando a linguagem verbal, não verbal e multimodal através de uma experiência prática e investigativa. Em grupos, os alunos percorrerão a escola para identificar e catalogar exemplos de comunicação encontrados em diversos meios como cartazes, avisos e outras formas de expressão. Posteriormente, uma roda de debate permitirá que discutam a importância e a influência de cada tipo de linguagem na comunicação cotidiana. Esta atividade visa desenvolver a percepção crítica dos estudantes acerca das diversas formas de expressão e sua relevância no dia a dia, estimulando também o trabalho em equipe, a observação e a análise crítica dos elementos comunicacionais à sua volta.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade busca despertar nos alunos a consciência das variadas formas de linguagem que coexistem no ambiente escolar e sua aplicabilidade prática. Ao final, deseja-se que os estudantes tenham um entendimento aprofundado sobre a interação entre linguagem verbal, não verbal e multimodal, bem como sua importância na facilitação ou problemática da comunicação diária. Além disso, é objetivo essencial incitar a participação colaborativa e a competência crítica na análise de informações e sinais no ambiente ao redor.

  • Desenvolver a habilidade de identificar diferentes tipos de linguagem no cotidiano escolar.
  • Reconhecer a importância da linguagem verbal e não verbal na comunicação.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a capacidade de análise crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP13: Analisar, em textos publicitários, a presença de diferentes tipos de linguagem - verbal, não verbal e imagem - e seu uso estratégico para promover propostas e ideias.
  • EF69LP24: Identificar as diferentes linguagens presentes nos textos multissemióticos e multimodais.

Conteúdo Programático

O conteúdo da atividade foca na exploração e análise das linguagens verbal, não verbal e multimodal encontradas em ambientes escolares, compreendendo seu uso e função na comunicação diária. Os alunos irão investigar e registrar exemplos reais, promovendo um aprendizado que transita entre teoria e prática, essencial para a compreensão dos papéis das diversas formas de expressão.

  • Linguagem verbal: características e exemplos.
  • Linguagem não verbal: elementos e significados.
  • Linguagem multimodal: integração de diferentes formas de comunicação.

Metodologia

A metodologia adotada envolve aprendizagem ativa e colaborativa, com enfoque em experiências práticas de identificação e análise de linguagens em contexto real. Incentiva-se o trabalho em grupos e a aplicação de teorias de comunicação através da observação direta e debate, promovendo assim o engajamento e a construção coletiva de conhecimento.

  • Trabalho em grupo para identificação de linguagem no ambiente escolar.
  • Investigação e catalogação de exemplos de comunicação.
  • Roda de debate para discussão e análise crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de três aulas de 50 minutos cada, proporcionando um equilíbrio entre prática e reflexão teórica. As aulas são planejadas de modo a otimizar o tempo para exploração, discussão e consolidação dos conhecimentos adquiridos, permitindo uma reflexão crítica e aprofundada pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de grupos; explicação das diferentes linguagens.
  • Aula 2: Atividade prática de mapeamento e registro das linguagens no ambiente escolar.
  • Aula 3: Discussão em rodas de debate sobre os achados, importância das linguagens e apresentação dos resultados.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa nas atividades práticas e debate, bem como na qualidade da análise e das observações registradas sobre as diferentes formas de comunicação. Critérios de avaliação incluem colaboração em grupo, quantidade e diversidade dos exemplos coletados, pertinência das análises realizadas, e envolvimento construtivo no debate. Por exemplo, a capacidade de argumentar sobre a eficácia de um cartaz escolar utilizando linguagens verbais e não verbais demonstra o entendimento alcançado pelos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados recursos que facilitem a exploração e registro dos exemplos lingüísticos no ambiente escolar, bem como materiais que incentivem a discussão e troca de ideias. A intenção é aprimorar a investigação dos alunos e apoiar seu processo de descoberta e análise crítica através de ferramentas adequadas.

  • Blocos de anotações e canetas para registro.
  • Câmeras fotográficas ou celulares para captura de imagens.
  • Quadro branco e marcadores para listar os exemplos e discussões durante o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo