Mapa da Compreensão

Desenvolvida por: Thaísa (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Síntese e Compreensão de Texto

A atividade Mapa da Compreensão destina-se a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como foco o desenvolvimento da capacidade de síntese e organização lógica de informações obtidas através da leitura de um texto extenso. Trabalhando em duplas, os alunos serão responsáveis por identificar e grifar as informações mais relevantes do texto. Com base nessas informações, deverão construir um mapa conceitual que resuma os conceitos principais. Este exercício busca promover a discussão entre as duplas sobre a importância das informações, estimulando a argumentação e o diálogo. A fase final consiste na apresentação dos mapas conceituais para a classe, incentivando a troca de ideias, a revisão coletiva e a consolidação das informações exploradas. A proposta pedagógica está intimamente ligada ao desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes, tornando-os mais aptos a abordar leituras complexas com autonomia e clareza.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade estão centrados na habilidade dos estudantes em sintetizar informações, distinguir entre fato e opinião, e organizar conteúdos de maneira lógica e coerente. Pretende-se que os alunos aprimorem suas capacidades de leitura crítica e interpretação, sendo capazes de construir compreensões mais aprofundadas de textos complexos.

  • Desenvolver a habilidade de síntese de informações a partir de leituras extensas.
  • Promover a diferenciação clara entre fato e opinião em textos.
  • Estimular a organização lógica de conteúdos em mapas conceituais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP10: Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.
  • EF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático está alinhado ao uso de ferramentas de leitura, como a identificação, distinção e síntese de informações. Estas ferramentas são essenciais para capacitar o aluno no entendimento de estruturas textuais e aperfeiçoar sua competência comunicativa.

  • Leitura e identificação de sintagmas nominais e verbais.
  • Diferenciação de fato e opinião em textos.
  • Construção de mapas conceituais a partir de textos.

Metodologia

As Metodologias aplicadas na atividade incluem trabalho em duplas, discussão guiada e produção de mapas conceituais. Estas abordagens estão voltadas para o desenvolvimento colaborativo de competências críticas, maior engajamento estudantil e aprendizagem ativa.

  • Trabalho colaborativo em duplas.
  • Discussão e análise crítica das informações destacadas.
  • Elaboração e apresentação de mapas conceituais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para maximizar o aproveitamento do tempo mediante uma distribuição estratégica das atividades ao longo de quatro aulas, permitindo uma progressão fluida desde a leitura inicial até a apresentação final dos mapas conceituais.

  • Aula 1: Introdução ao texto e leitura inicial em duplas.
  • Aula 2: Identificação e grifagem das informações principais no texto.
  • Aula 3: Construção do mapa conceitual com base nas informações destacadas.
  • Aula 4: Apresentação dos mapas e discussão em sala.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em três principais critérios: a capacidade de identificar informações relevantes no texto, a qualidade e clareza do mapa conceitual construído e a eficácia da apresentação oral. Durante a atividade, será observado se os alunos conseguiram distinguir entre fato e opinião, e se conseguiram organizar coerentemente as informações em seus mapas. Exemplos incluem analisar se os destacamentos feitos no texto correspondem a ideias centrais e se o mapa conceitual facilita a compreensão do texto. Além disso, a participação ativa nas discussões será avaliada positivamente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados serão cuidadosamente selecionados para apoiar a leitura efetiva e a produção criativa dos mapas conceituais, integrando tecnologia e materiais físicos como meios facilitadores do processo educacional.

  • Textos impressos ou digitais selecionados.
  • Marcadores e canetas para grifagem.
  • Papéis grandes ou softwares de mapas mentais para criação dos mapas conceituais.

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