Caça ao Tesouro das Vogais

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Identificação e reconhecimento de vogais

Na atividade 'Caça ao Tesouro das Vogais', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica interativa que envolve a busca de objetos no ambiente escolar iniciados por vogais. Essa atividade visa promover a identificação das vogais e o reconhecimento de palavras, além de estimular a observação e a ampliação do vocabulário. Divididos em grupos, as crianças deverão encontrar e registrar em papel os objetos descobertos. Posteriormente, cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma. Isso incentiva a cooperação, observação e habilidades de comunicação, essenciais para o desenvolvimento inicial da alfabetização. A experiência lúdica visa encorajar os alunos a notar semelhanças e diferenças nas letras e palavras, proporcionando um aprendizado significativo e prazeroso.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são desenvolver o reconhecimento e a distinção das vogais, estimular a curiosidade e a habilidade de investigação através da busca ativa, e encorajar a interação social e a expressão oral ao compartilhar descobertas. A atividade também busca ampliar o conhecimento de vocabulário dos alunos, permitindo que associem as vogais a novos objetos e palavras do dia a dia. Através da observação prática e da comparação, os alunos percebem as diferenças entre letras, consolidando a compreensão do alfabeto.

  • Reconhecer as vogais do alfabeto.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Desenvolver habilidades de observação e comparação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no reconhecimento e práticas interativas com as vogais. Através de uma abordagem lúdica, os alunos são incentivados a explorar o ambiente e estabelecer conexões entre os sons das vogais e palavras que encontram, desenvolvendo suas habilidades de leitura e escrita de forma intuitiva e agradável. Este plano engloba de maneira concreta e prática as habilidades sugeridas na BNCC para o desenvolvimento integral da criança no contexto escolar.

  • Introdução ao alfabeto com foco nas vogais.
  • Exploração dos sons das vogais.
  • Atividades práticas de identificação e comparação de palavras.

Metodologia

A metodologia adotada nessa atividade baseia-se em técnicas de aprendizado ativo, onde os estudantes são protagonistas na construção do conhecimento. Ao utilizar uma caça ao tesouro como estratégia pedagógica, incentivamos o envolvimento e a participação dos alunos, promovendo um ambiente de cooperação. A aprendizagem é amplificada ao motivar os alunos a discutir suas descobertas em grupo e com a classe, reforçando tanto as habilidades linguísticas quanto sociais.

  • Caça ao tesouro em grupo.
  • Registro das descobertas em papel.
  • Momento de compartilhamento e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está organizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo a execução tranquila de cada etapa sem pressa. No primeiro encontro, os alunos são introduzidos à atividade e instruídos a explorar. No segundo, há a finalização da caça e a socialização dos resultados encontrados, proporcionando uma avaliação contínua do aprendizado.

  • Primeira aula: Introdução e início da caça ao tesouro.
  • Segunda aula: Conclusão da busca e compartilhamento das descobertas.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e observacional, valorizando o processo de busca e o envolvimento dos alunos. Critérios como participação, colaboração em grupo, criatividade no reconhecimento de objetos e clareza na apresentação das descobertas serão observados. Por exemplo, um grupo que conseguir encontrar objetos representativos de cada vogal e explique suas escolhas de forma compreensível demonstrará ter atingido os objetivos da atividade. A mensuração das conquistas também considerará a disposição dos alunos para corrigir suas próprias observações, incentivando o desenvolvimento crítico e a autoavaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão necessários recursos que facilitem tanto a busca quanto o registro das descobertas. Esses materiais oferecem suporte ao aprendizado interativo e contribuem para um ambiente dinâmico e explorativo. A escolha dos recursos prioriza a simplicidade e a efetividade.

  • Papel e lápis para anotação.
  • Cartazes com listas de vogais para referência.
  • Materiais do ambiente escolar para a busca (livros, brinquedos, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo