Amarelinha do S e SS: Pulando Palavras

Desenvolvida por: Thaís … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Ortografia: Uso do S e SS

A atividade proposta utiliza uma versão modificada do jogo de amarelinha para ensinar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o uso correto das letras S e SS em palavras. Na prática, a amarelinha é composta por casas que contêm palavras escritas. À medida que as crianças avançam pelo jogo, devem identificar se a palavra contém S ou SS, e em seguida soletrar a palavra corretamente. Caso façam algum erro, retornam ao início do jogo, incentivando o aprendizado através da repetição e correção dos próprios erros. Esta abordagem favorece a memorização ortográfica de maneira lúdica e dinâmica, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento das habilidades motoras e fortalece a colaboração em grupo, uma vez que os alunos podem ajudar uns aos outros durante a atividade. O ambiente interativo propicia um melhor engajamento das crianças no processo de aprendizagem, destacando-se como uma forma eficaz de ensino para o tema abordado.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver o reconhecimento fonético e ortográfico das palavras que contêm as letras S e SS nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Ao engajar as crianças em uma tarefa lúdica e interativa como a amarelinha, promove-se a internalização das regras de ortografia de maneira prática e divertida. Esta atividade atua na melhora da memorização das palavras e na fixação das regras ortográficas através do desafio e do reforço positivo, encorajando a autoconfiança e a aprendizagem colaborativa.

  • Diferenciar o uso correto de S e SS em palavras.
  • Soletrar palavras que contenham S ou SS corretamente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático concentra-se no ensino das regras de ortografia relacionadas ao uso das letras S e SS. Enfatiza-se a prática da leitura e escrita através de atividades que permitem a fixação dessas regras de forma aplicada e contextuada. O uso da dinâmica da brincadeira favorece o entendimento dos padrões ortográficos ao mesmo tempo que engaja os alunos em atividades físicas e mentais integradas.

  • Uso correto de S e SS nas palavras.
  • Prática da soletração de palavras.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade combina o aprendizado baseado em jogos com exercícios de ortografia, integrando movimento físico, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento de habilidades psicolinguísticas. Através da brincadeira de amarelinha, os alunos são motivados a se envolverem de maneira entusiástica, o que facilita a retenção de informações e proporciona um ambiente acolhedor para implementar o aprendizado mútuo e o fortalecimento dos laços de camaradagem entre os estudantes.

  • Aprendizado lúdico através de jogos.
  • Interação e cooperação entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está dividida em duas aulas de 50 minutos, permitindo tempo suficiente para introdução, prática e reforço do aprendizado. A primeira aula é destinada à apresentação da atividade e início do jogo, enquanto a segunda foca na prática reforçada das palavras e finalização do jogo, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e aprender adequadamente.

  • Aula 1: Introdução e início da brincadeira.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da atividade.

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio de observação contínua durante a participação no jogo, focando nos acertos e correções realizadas ao identificar se as palavras contêm S ou SS e ao soletrá-las. A superação dos desafios sem a necessidade contínua de retornar ao início do jogo, além da capacidade de colaborar efetivamente com os colegas, serão os principais critérios de avaliação. Exemplos de comportamento avaliados incluem a habilidade em corrigir-se após um erro e a disposição para ajudar outros colegas ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, mas essenciais para o sucesso do aprendizado. A amarelinha, que pode ser desenhada no chão com giz, é o principal componente do jogo. As palavras, previamente escolhidas, devem ser claras e adaptadas à capacidade cognitiva dos alunos, promovendo assim um ambiente estimulante e educativo.

  • Giz para desenhar a amarelinha no chão.
  • Cartões com palavras contendo S e SS.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo