Caça ao Tesouro da Comunicação

Desenvolvida por: Jose B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Funções da Linguagem

A atividade 'Caça ao Tesouro da Comunicação' visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em um exercício prático de identificação das funções da linguagem. Divididos em grupos, os alunos seguirão pistas, cada uma representando um exemplo de uma das funções da linguagem, como referencial e apelativa. A identificação correta levará as equipes ao próximo ponto em um percurso que culmina no achado de um 'tesouro'. Esta atividade é planejada para fomentar uma compreensão ativa e colaborativa sobre as diferentes maneiras pelas quais a linguagem pode ser utilizada em comunicação, estimulando os alunos a reconhecerem o contexto e a intencionalidade por trás dos discursos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam o desenvolvimento das competências necessárias para analisar e interpretar criticamente os diversos usos e funções da linguagem, bem como aprimorar a habilidade dos alunos em trabalhar colaborativamente. A prática permite que eles explorem processos comunicativos de maneira dinâmica e significativa.

  • Explorar e identificar as diferentes funções da linguagem aplicada em múltiplos contextos.
  • Desenvolver a capacidade de analisar textos de maneira crítica.
  • Trabalhar em equipe para solucionar problemas e alcançar objetivos comuns.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula se concentra na aplicação prática e na análise das funções da linguagem, complementando estudos teóricos prévios. A atividade favorece a interação entre os componentes gramaticais e suas aplicações reais, incentivando uma abordagem crítica e reflexiva.

  • Revisão das funções da linguagem: referencial, emotiva, apelativa, fática, metalinguística e poética.
  • Análise contextual de enunciados e sua função predominante.
  • Trabalho em equipe para identificação de funções e resolução de tarefas.

Metodologia

A metodologia empregada na 'Caça ao Tesouro da Comunicação' combina aprendizagem colaborativa com exploração prática de conceitos de linguagem. Ao dividir os alunos em grupos, promove-se um ambiente de cooperação, onde o aprendizado ocorre de maneira interativa e estimulante.

  • Dividir a turma em grupos heterogêneos para promover diversidade de ideias.
  • Fornecimento de pistas em forma de textos ou diálogos que representem diferentes funções.
  • Discussões em grupo sobre a identificação das funções seguidas de feedback do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está projetado para ser realizado em duas aulas consecutivas, permitindo que os alunos inicialmente recebam as instruções e revisem o conteúdo, antes de engajar-se completamente na atividade prática.

  • Aula 1: Introdução à atividade, revisão teórica das funções da linguagem, formação dos grupos e explicação das regras da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Desenvolvimento da caça ao tesouro, análise coletiva dos resultados e encerramento com reflexão crítica.

Avaliação

A avaliação será contínua e terá como base a participação ativa dos alunos, a capacidade de colaborar eficazmente em equipe e a precisão na identificação das funções da linguagem nas pistas. Exemplos de pontuação consideram se os alunos discutiram possíveis respostas antes de avançar, se todos os membros participaram ativamente e se o grupo forneceu justificativas apropriadas para suas escolhas durante a atividade. Grupos que demonstraram uma compreensão clara e coletiva dos conceitos serão reconhecidos com uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Caça ao Tesouro da Comunicação' são materiais acessíveis que permitirão a efetiva implementação e desenvolvimento da atividade. Eles incluem ferramentas digitais e físicas para ajudar na execução das pistas e possíveis discussões.

  • Fichas com exemplos de funções da linguagem.
  • Materiais de papelaria (papel, canetas, cartolinas).
  • Dispositivos multimídia para apresentação de pistas digitais (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo