A atividade 'Notícia Desconstruída' tem como propósito fazer com que os alunos do 8º ano compreendam a função das classes gramaticais dentro de textos jornalísticos. Em um contexto onde a linguagem e a informação se tornam cada vez mais dinâmicas, é essencial que os estudantes consigam manipular e entender os efeitos de mudanças gramaticais no significado de textos. Inicialmente, os alunos receberão uma notícia de sua escolha. A tarefa a seguir consiste em reescrever trechos específicos dessa notícia transformando substantivos em verbos, adjetivos em advérbios e vice-versa. Através desse exercício, eles desenvolverão sua criatividade ao experimentar como essas alterações afetam a estrutura e semântica do texto. Consequentemente, os alunos melhorarão sua capacidade de pensar criticamente sobre a construção textual e a manipulação de significado, ao passo que solidificam seu domínio sobre as classes gramaticais, aplicando essas regras de forma prática.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são direcionados ao desenvolvimento de habilidades analíticas e criativas em contextos textuais. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer e aplicar as funções gramaticais adequadamente dentro de um texto jornalístico, percebendo como as mudanças nas classes gramaticais impactam o significado e a intenção comunicativa. A atividade visa também fomentar a autonomia dos estudantes ao permitir que explorem as possibilidades linguísticas de modo a reforçar sua capacidade crítica.
O conteúdo programático abordará de forma aprofundada a funcionalidade e o impacto das classes gramaticais em textos jornalísticos. É importante que os estudantes saibam não apenas categorizar, mas também compreender essas categorias em seus usos aplicados em situações de comunicação reais e cotidianas. O objetivo é que eles pratiquem o reconhecimento e a aplicação prática dessas funções dentro de um gênero textual amplamente utilizado.
A metodologia proposta privilegia o ensino ativo e a aprendizagem significativa por meio da prática direta com textos jornalísticos. Os alunos precisam engajar-se na atividade de reescrever para experimentar, em primeira mão, as modificações que classes gramaticais podem provocar no texto. O método inclui explicações teóricas breves, seguidas de exercícios práticos e revisão em grupo, promovendo o aprendizado colaborativo e a troca de percepções entre os alunos.
O cronograma da atividade é projetado para uma carga horária de 2 horas divididas em duas aulas de 50 minutos. O primeiro encontro se concentrará na introdução às classes gramaticais e análise de notícias. O segundo encontro estará voltado à atividade de reescrita e discussão colaborativa dos textos editados, encerrando com uma reflexão sobre o processo de transformação textual.
A avaliação dos alunos será feita com base na criatividade e coerência demonstrada durante a reescrita dos trechos. Serão considerados os critérios de adequação gramatical, clareza na modificação do significado e originalidade no emprego das transformações. Os alunos receberão feedback individual sobre seu trabalho e a oportunidade de refazer alguns trechos para melhorar sua compreensão e aplicação das classes gramaticais. Por exemplo, um aluno que transforma o substantivo 'desastre' em 'devastar' (verbo) precisará garantir que o contexto continue coerente sem alterar a mensagem principal.
Para a realização desta atividade, os recursos necessários englobam materiais tanto físicos quanto digitais, visando assegurar o engajamento dos alunos e o suporte didático adequado. Os instrumentos selecionados buscam facilitar a leitura e análise de texto, bem como a prática de reescrita com suporte das tecnologias disponíveis na escola.
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