Enigma das Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Exploração de morfologia, sintaxe e semântica por meio da criatividade textual

A atividade 'Enigma das Palavras Mágicas' tem como objetivo estimular a capacidade dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de decifrar e compreender as diversas nuances da língua portuguesa através de um exercício prático e criativo. Os estudantes formarão grupos e receberão conjuntos de palavras e frases enigmáticas, cujo significado deve ser desvendado utilizando os conhecimentos de morfologia, sintaxe e semântica. Após essa etapa de compreensão, os alunos são convidados a criar pequenas histórias ou poemas, empregando as expressões decifradas com atenção à norma culta, enquanto exploram as variedades linguísticas. Essa atividade busca não apenas promover a análise e o uso adequado de diferentes linguagens e estruturas, mas também incentivar uma produção textual que seja criativa e inovadora. Além disso, a proposta tem a intenção de desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação às diferentes formas de discurso, ampliando a sua interpretação e intervenção no mundo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade visam proporcionar aos alunos a capacidade de compreender, analisar e aplicar conceitos linguísticos fundamentais em contextos criativos. Pretende-se que os alunos desenvolvam um olhar crítico sobre como as palavras e frases podem ser empregadas para expressar pensamentos e histórias complexas, reconhecendo as relações entre as diferentes estruturas linguísticas e seus significados. A atividade visa, ainda, incentivar a capacidade de utilizar a linguagem de maneira inovadora, sem perder de vista a compreensão e respeitabilidade pela norma culta do idioma.

  • Desenvolver a habilidade de decifrar termos e expressões através do estudo da morfologia, sintaxe e semântica.
  • Promover a criatividade na produção de histórias e poemas utilizando expressões linguísticas.
  • Estimular a utilização correta da gramática normativa e a exploração das variedades linguísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi desenvolvido para proporcionar um entendimento amplo das bases lingüísticas fundamentais, ao mesmo tempo que incentiva a aplicação desses conhecimentos em exercícios de criação e interpretação. A atividade será alicerçada em tópicos que incluirão a análise e a compreensão de morfologia, sintaxe e semântica, além da utilização dessas métricas na criação de narrativas e poemas, respeitando as normas do idioma e explorando suas variedades.

  • Morfologia: estrutura e formação das palavras.
  • Sintaxe: funções sintáticas e concordância.
  • Semântica: significado e contexto das expressões linguísticas.
  • Criação de textos: utilização das expressões em histórias ou poemas.
  • Gramática normativa: regras e aplicações.
  • Variedades linguísticas: exploração e nuances.

Metodologia

A metodologia adotada visa fomentar a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo, enquanto promove uma abordagem prática para o ensino da língua portuguesa. O processo começa com a formação de grupos que decifram palavras e expressões enigmáticas, incentivando a troca de ideias e a discussão. Posteriormente, os alunos são desafiados a aplicar seus conhecimentos em projetos criativos, exercitando a produção textual conforme as normas da língua.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para promover o trabalho colaborativo.
  • Distribuição de palavras e frases enigmáticas a serem decifradas pelos alunos.
  • Discussão orientada sobre morfologia, sintaxe e semântica.
  • Criação coletiva de histórias ou poemas com base nas expressões decifradas.
  • Revisão em grupo com foco nas normas gramaticais e linguísticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Enigma das Palavras Mágicas' foi estruturado para ser realizado em três aulas de 40 minutos cada, cumprindo um total de 2 horas. Essa divisão permite uma progressão consciente através das várias fases da atividade, garantindo tempo suficiente para a compreensão, criação e revisão dos exercitamentos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e distribuição das palavras e frases enigmáticas.
  • Aula 2: Decifração das expressões e discussão sobre morfologia, sintaxe e semântica.
  • Aula 3: Criação e revisão dos textos (histórias ou poemas) com apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através de uma abordagem qualitativa que observa tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem. Os critérios de avaliação incluirão a eficácia na decifração dos enigmas, a criatividade e relevância das histórias ou poemas criados, o uso apropriado da norma culta e a exploração das variedades linguísticas. Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho final e explicar o raciocínio por trás das escolhas textuais. Exemplo: se um grupo decifrar uma expressão complexa e utilizá-la em um contexto original, demonstrando compreensão dos conceitos linguísticos estudados, sua criatividade e precisão gramatical serão consideradas para avaliação.

Materiais e ferramentas:

O sucesso da atividade depende de um conjunto de recursos adequados que suportam as diferentes etapas da tarefa. Esses materiais são pensados para facilitar a compreensão, a troca de informações e a criação textual, oferecendo suporte em aspectos linguísticos e criativos.

  • Conjunto de palavras e expressões enigmáticas para cada grupo.
  • Quadro branco e marcadores para visualização de ideias.
  • Dicionários de língua portuguesa para consulta.
  • Acesso a recursos digitais como tablets ou computadores para pesquisa.
  • Papel e material de escrita para a criação dos textos.
  • Folhas de instruções e diretrizes para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo