Caça ao Tesouro das Letras

Desenvolvida por: Helena… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Leitura

A atividade 'Caça ao Tesouro das Letras' é uma dinâmica em formato de jogo onde as crianças são incentivadas a participar de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. As pistas, distribuídas estrategicamente pelo ambiente, contêm palavras e frases que direcionam ao próximo ponto, trabalhando conceitos de ortografia correta e leitura interpretativa. O propósito central desta aula é promover o engajamento dos alunos no aprendizado ortográfico através de um método lúdico, ao mesmo tempo que fortalece habilidades de leitura e escrita. No final do percurso, os alunos encontrarão o 'tesouro', que se constitui de um livro especial ou materiais para atividades artísticas, servindo como reforço positivo e incentivando o interesse contínuo pela prática da leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados em melhorar as habilidades ortográficas dos alunos e aumentar sua competência em leitura e interpretação de texto. Ao engajar-se na caça ao tesouro, os alunos são desafiados a reconhecer palavras e frases comuns, aplicando regras ortográficas aprendidas em sala de aula. Essa prática permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais no uso correto de letras maiúsculas, pontuação e segmentação de palavras, enquanto também praticam a colaboração e o planejamento de execução de tarefas em grupo.

  • Praticar a leitura e identificação de palavras e frases.
  • Aplicar corretamente as regras ortográficas em palavras comuns.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a prática da ortografia e habilidades de leitura através de atividades lúdicas. A combinação de regras ortográficas com a dinâmica envolvente da caça ao tesouro serve para reforçar o aprendizado e consolidar a compreensão das normas gramaticais de forma prática. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos previamente, aperfeiçoando suas habilidades de escrita e leitura em contextos significativos.

  • Ortografia de palavras comuns.
  • Regras de pontuação (uso do ponto final, interrogação e exclamação).

Metodologia

A metodologia aplicada busca integrar o aprendizado ativo com atividades lúdicas, incentivando a participação coletiva e o engajamento. A estratégia de caça ao tesouro motiva os alunos a explorarem seus conhecimentos em um ambiente interativo, favorecendo a autodisciplina e o trabalho em equipe. Ao final da atividade, a reflexão sobre o que foi aprendido promove a fixação do conteúdo trabalhado.

  • Dinâmica de caça ao tesouro com pistas.
  • Trabalho em grupo para resolução de problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será organizado em uma única sessão de quatro horas, proporcionando tempo suficiente para que os alunos percorram todas as etapas da caça ao tesouro, incluindo orientações iniciais, execução da atividade e conclusão com uma reflexão sobre o que foi aprendido. Este formato permite uma imersão completa e cuidadosa no objetivo didático.

  • Orientação inicial e divisão de grupos (30 minutos).
  • Execução da caça ao tesouro (120 minutos).
  • Retorno à sala, descoberta do 'tesouro' e reflexão/feedback (30 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua durante a atividade, observando sua capacidade de aplicar corretamente as regras ortográficas nas pistas encontradas. A colaboração em grupo será avaliada pela participação ativa de cada aluno e pela eficácia na troca de informações para solucionar a caça. Exemplos de critérios específicos incluem a capacidade de identificar corretamente palavras com grafia correta, uso adequado da pontuação durante a leitura das pistas e engajamento na execução das tarefas em equipe. Ao finalizar a atividade, ocorrerá uma discussão coletiva para que possam verbalizar suas experiências e aprendizados, reforçando o conhecimento adquirido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para apoiar o aprendizado lúdico, tendo ênfase em materiais que incentivem a leitura e compreensão textual. Todo o material necessário foi preparado para facilitar o acesso às pistas e garantir que os alunos possam interagir com elas de maneira independente e segura.

  • Cartões com pistas escritas.
  • Um 'tesouro' (livro especial ou materiais para atividades artísticas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo