Cartinha Verde para o Planeta

Desenvolvida por: Flavia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Consciência Ambiental e Produção Textual

Na atividade 'Cartinha Verde para o Planeta', alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão desenvolver habilidades de escrita e consciência ambiental através da criação de cartas endereçadas à 'Mãe Natureza'. Este exercício visa conscientizar as crianças sobre os impactos negativos da ação humana no meio ambiente e incentivá-las a refletir sobre formas de minimizá-los. O início da atividade envolve uma discussão em grupo sobre as causas da poluição e maneiras de contrabatê-la. Após essa troca de ideias, os alunos se dedicam à produção de suas cartas, organizando seus pensamentos de forma clara e coerente, enquanto consideram o destinatário e a finalidade de suas mensagens. A atividade inclui a etapa de troca e revisão das cartas entre os colegas, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e escrita colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, planejando e elaborando textos de forma organizada. A atividade os incentiva a considerar a situação comunicativa, interlocutores, finalidade, linguagem apropriada e estrutura textual adequada ao escrever uma carta. O exercício ajuda a desenvolver a capacidade de comunicar pensamentos de maneira clara, ao mesmo tempo que os alunos refletem sobre problemas ambientais e como suas ações podem impactar o planeta.

  • Desenvolver a habilidade de escrever cartas considerando destinatário e propósito.
  • Promover a consciência ambiental através da reflexão e escrita.
  • Fomentar a habilidade de revisão e colaboração crítica entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula abrange desde a estrutura básica de uma carta até temáticas mais amplas como a consciência ambiental e a revisão textual colaborativa. Os alunos terão a oportunidade de explorar a comunicação escrita de maneira prática, desenvolvendo habilidades fundamentais para o processo de alfabetização e literacia.

  • Formato e estrutura de uma carta.
  • Principais causas da poluição ambiental.
  • Estratégias de revisão e aprimoramento de textos.

Metodologia

Para atingir os objetivos de aprendizagem, será utilizada uma metodologia dinâmica e participativa, que envolverá discussão em grupo, produção individual de textos e revisão colaborativa. A atividade está estruturada de modo a incentivar a reflexão crítica e a interação entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo.

  • Discussão em grupo sobre poluição e meio ambiente.
  • Escrita individual da carta à 'Mãe Natureza'.
  • Troca e revisão colaborativa das cartas entre colegas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade se estende por duas aulas de 60 minutos, cuidadosamente planejadas para garantir o engajamento dos alunos durante todo o processo. Cada fase da atividade está interligada, permitindo uma transição suave entre discussão, produção e revisão.

  • Aula 1: Introdução ao tema, discussão em grupo e início da produção das cartas.
  • Aula 2: Finalização da escrita, troca de cartas e processo de revisão colaborativa.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em vários critérios, incluindo a clareza e a organização de suas cartas, a criatividade na expressão das ideias e a participação na revisão colaborativa. Exemplos de critérios de avaliação incluem a coerência do texto, a correção gramatical e a capacidade de cada aluno em integrar o feedback recebido. Será importante que o professor observe o envolvimento dos alunos durante as discussões e atividades práticas, além de considerar suas contribuições para as revisões das cartas dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais utilizados nesta atividade buscam garantir que os alunos tenham as ferramentas necessárias para uma rica experiência de aprendizado. Além dos materiais básicos de escrita, recursos visuais e online podem ser integrados para enriquecer a discussão e a compreensão do tema.

  • Papel e lápis para escrita das cartas.
  • Quadro para anotações durante a discussão em grupo.
  • Materiais de pesquisa sobre poluição (livros, vídeos, acesso à internet).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo