Brincando com as Letras

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Família Silábica B

Nesta atividade mão-na-massa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão explorar a formação de palavras utilizando letras móveis, com foco na família silábica B. A atividade se inicia com uma breve introdução sobre os sons das sílabas que começam com B, seguida pela entrega de um conjunto de letras móveis para cada grupo. Os alunos devem montar palavras nas folhas de papel fornecidas, podendo trabalhar em colaboração, trocando ideias e ajudando-se mutuamente. O objetivo é facilitar a associação entre os sons das sílabas e suas formas escritas, em um processo que envolve tanto a percepção auditiva quanto a visual. A atividade, organizada de forma lúdica, visa criar um ambiente de aprendizagem colaborativa, desenvolvendo também habilidades sociais e de comunicação entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo Geral:  Os objetivos de aprendizagem desta atividade são voltados para a consolidação da percepção e associação entre os elementos sonoros das palavras e suas representações gráficas. Por meio de uma prática interativa e colaborativa, os alunos são incentivados a experimentar com combinações de letras, solidificando seu entendimento sobre a formação de palavras. Além disso, a atividade também busca fomentar o espírito de equipe e tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo. Objetivos Específicos:

  • Identificar a letra B e sua família silábica (BA-BE-BI-BO-BU). Identificar e escrever a família silábica em estudo. Promover a identificação de sons e suas representações gráficas.
  • Incentivar a colaboração entre estudantes.
  • Facilitar a aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na introdução e prática com a família silábica B, promovendo a identificação de sílabas e sua utilização em palavras diferentes. A prática com letras móveis permite que os alunos manipulem fisicamente as letras, integrando um componente cinestésico à aprendizagem. Dessa forma, a atividade visa a criação de um conhecimento abrangente da linguagem escrita desde as suas bases, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas competências em leitura e escrita.

  • Família silábica B.
  • Formação de palavras.
  • Reconhecimento e associação entre sons e grafias.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade baseia-se no aprendizado colaborativo e no construtivismo. Os alunos são organizados em grupos para incentivarem a troca de conhecimento e ideias. A utilização de letras móveis facilita a exploração e experimentação, permitindo que as crianças aprendam através da prática e da correção dos erros em tempo real. Com uma abordagem lúdica, a atividade visa estimular o interesse e manter o foco dos estudantes durante todo o processo de aprendizagem.

  • Aprendizado colaborativo em grupos.
  • Exploração prática com letras móveis.
  • Integração de uma abordagem lúdica ao ensino.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ser realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Durante a primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e começarão a formar palavras com as letras móveis. Na segunda aula, a atividade prossegue com o refinamento das palavras formadas e a troca de ideias sobre novas combinações de letras.

  • Primeira aula: Introdução ao tema e início da formação de palavras.
  • Segunda aula: Refinamento e discussão sobre novas palavras formadas.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, observando o envolvimento e progresso de cada aluno durante a atividade. A qualidade e quantidade de palavras formadas, bem como a capacidade de colaboração e comunicação entre os pares, serão os principais critérios avaliativos. Exemplos incluem a observação se a criança consegue identificar corretamente as sílabas da família B e se ela consegue integrar esses sons nas palavras formadas. Anotações sobre individualidades e necessidade de apoio serão registradas para orientar futuras intervenções pedagógicas.

Materiais e ferramentas:

Diversos materiais serão utilizados para tornar a atividade dinâmica e acessível. As letras móveis permitem que os alunos interajam com o conteúdo de forma tangível, enquanto as folhas de papel servem como base para o registro das palavras formadas. O ambiente de sala de aula deve ser apoiado por recursos que facilitem a mobilidade dos materiais e incentivem a interação colaborativa entre os alunos.

  • Letras móveis.
  • Folhas de papel para registro.
  • Ambiente de sala de aula adequado para atividades em grupo.

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