Piquenique das Palavras

Desenvolvida por: Isador… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Exploração de Palavras e Escrita]

[A atividade Piquenique das Palavras visa promover a familiarização das crianças com o mundo das palavras através de um exercício lúdico e colaborativo que envolve criação de listas a partir de imagens, comparação de ortografias, e desenvolvimento de um cardápio fictício de piquenique. Esta atividade acontece em duas etapas: inicialmente, as crianças recebem imagens de objetos no contexto de um piquenique e são incentivadas a escrever palavras que descrevem esses objetos, promovendo a prática de escrita espontânea. Em um segundo momento, elas se reúnem em roda de debate para compartilhar suas descobertas, permitindo que comparem suas listas, percebam semelhanças e diferenças, e discutam sobre as múltiplas formas de representação das palavras. Por fim, colaboram na criação de um cardápio, aplicando as palavras exploradas de maneira prática e criativa.]

Objetivos de Aprendizagem

[Os objetivos de aprendizagem desta atividade são direcionados ao desenvolvimento da habilidade de escrita espontânea, observação e comparação de palavras nas suas formas convencionais, e planejamento e produção coletiva de textos simples. Ao proporcionarmos um ambiente em que a escrita se torna parte de uma brincadeira, incentivamos as crianças a se sentirem mais confortáveis e motivadas em propor suas próprias hipóteses sobre como as palavras são formadas e escritas, promovendo, assim, a aproximação gradual com a norma padrão da língua escrita.]

  • [Desenvolver a habilidade de escrita espontânea de palavras comuns

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático abrange a escrita de palavras relacionadas a objetos do cotidiano, a leitura e reflexão sobre grafias diversas e padronizadas de palavras, bem como a construção de frases simples e coletivas que atendam a uma função social específica, como a de construir um cardápio fictício de um piquenique. Esta atividade prática introduz os alunos ao conceito de variação linguística e reforça a importância da escrita como um meio de comunicação.]

  • [Escrita de palavras e frases simples relacionadas a objetos do cotidiano

Metodologia

[A metodologia adotada será uma combinação de sala de aula invertida com práticas colaborativas e debates. Primeiramente, o uso de imagens facilita a identificação de palavras por parte dos alunos, incentivando a escrita espontânea. Após a etapa individual, a partilha coletiva em roda de debate permite que os alunos vivenciem uma troca de ideias e experiências, consolidando o conhecimento através da comparação. A elaboração de um cardápio coletivo estimula a aplicação prática e lúdica do aprendizado adquirido, reforçando a importância da cooperação e do aprendizado significativo.]

  • [Sala de aula invertida para fomentar a familiarização inicial com as palavras

Aulas e Sequências Didáticas

[A atividade será organizada em duas aulas, cada uma com a duração de uma hora, totalizando duas horas. A primeira aula focará na apresentação das imagens e na escrita espontânea das palavras, seguida pela roda de debate. Na segunda aula, os alunos compartilharão suas listas ajustadas e participarão da elaboração do 'cardápio de piquenique', consolidando o aprendizado de maneira aplicada e colaborativa.]

  • [Aula 1: Introdução à atividade e escrita de palavras a partir de imagens

Avaliação

[A avaliação será contínua e formativa, observando-se a participação e empenho dos alunos em cada uma das etapas da atividade. Será considerado o processo de escrita espontânea, as contribuições realizadas durante a roda de debate, e a colaboração eficaz na elaboração do cardápio. Exemplos incluem a evolução percebida na diferença entre as palavras inicialmente escritas e as ajustadas após o debate, bem como a habilidade dos alunos em justificar suas mudanças ou escolhas durante a construção do cardápio. Critérios de avaliação abrangerão o envolvimento, a capacidade de trabalhar em grupo e a habilidade de realizar a interconexão conceitual das ideias discutidas.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos escolhidos visam simular um ambiente propício ao desenvolvimento da atividade de forma lúdica e acessível. As imagens de objetos serão essenciais para permitir uma identificação visual clara que ajude o aluno a associar a palavra ao objeto correspondente. Além disso, o uso de papel e lápis garante a execução prática do exercício de escrita, enquanto cartolinas ou quadros servirão para a exemplificação e discussão coletiva durante a roda de debate, facilitando a visualização das diversas contribuições dos alunos.]

  • [Imagens de objetos comuns em um piquenique

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo