Rima com Sabor

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Rimas e associações criativas

A atividade 'Rima com Sabor' tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental através do reconhecimento de rimas e da associação dessas rimas com sabores de alimentos. Os alunos receberão uma lista de palavras e deverão identificar alimentos que rimam com essas palavras, incentivando a formação de combinações engraçadas e lúdicas. Essa atividade promove o desenvolvimento da atenção ao ouvir e ler palavras, além de reforçar o reconhecimento de sonoridades rítmicas. Ao associar palavras com sabores, os alunos exercitam também a criatividade e a capacidade de estabelecer conexões lógicas e divertidas entre diferentes conceitos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer rimas em um contexto lúdico, ao mesmo tempo que exercitam a criatividade através da associação de palavras e sabores. Espera-se que os alunos aprimorem a comunicação oral e escrita, compreendendo a estrutura das palavras e seu uso contextual de forma divertida.

  • Estimular a criatividade através da associação de ideias.
  • Desenvolver o reconhecimento de rimas e padrões sonoros.
  • Promover a atenção na leitura e na escuta de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

Durante esta atividade, serão abordados conceitos fundamentais do reconhecimento de rimas, juntamente com associações criativas entre palavras e sabores. Este conteúdo é essencial para que os alunos construam habilidades linguísticas sólidas desde os níveis iniciais da educação básica, ao explorar o som e o sentido das palavras de forma integrada e criativa.

  • Reconhecimento de rimas e sonoridades.
  • Associação de palavras com alimentos.
  • Formação de combinações de palavras criativas.

Metodologia

A metodologia adotada será interativa e lúdica, incentivando a participação ativa dos alunos. Serão utilizadas técnicas de ensino que integram jogos e desafios criativos, permitindo que os alunos façam associações livres e pessoais ao invés de seguir um caminho pré-estabelecido. O papel do professor será mediar e estimular a troca de ideias entre os alunos durante a atividade.

  • Atividade lúdica e interativa.
  • Utilização de jogos de associação.
  • Mediação e incentivo à criatividade pelos professores.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Rima com Sabor' está desenhado para ser desenvolvido ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Desta forma, garante-se um engajamento constante e se oferece tempo suficiente para que os alunos possam explorar e experimentar as rimas e associações de forma satisfatória, garantindo a internalização dos conceitos trabalhados.

  • Primeira aula: Introdução às rimas e iniciação do jogo de associação palavra-sabor.
  • Segunda aula: Continuação do jogo, avaliação das criações dos alunos e reflexão coletiva sobre a atividade.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua, considerando a participação, interesse e criatividade demonstrados durante as atividades. A avaliação envolverá observar como os alunos identificam e aplicam os conceitos de rima e associação em suas criações, bem como a capacidade de compartilhar e explicar suas ideias para o grupo. Exemplos práticos, como a capacidade de formar rimas de forma consistente e a iniciativa em propor combinações inovadoras, serão considerados critérios de avaliação, assim como o engajamento e a interação durante as discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais que ajudem a visualização e a manipulação das palavras e alimentos que os alunos irão associar. O uso de recursos visuais e auditivos proporcionará um ambiente de aprendizagem mais envolvente e facilitará o reconhecimento de rimas e sonoridades de forma prática e concreta.

  • Lista de palavras para os alunos.
  • Cartazes ou imagens de alimentos.
  • Materiais de escrita (papel, lápis, canetas coloridas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo