Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a criar uma fotorreportagem inspirada em notícias locais sobre o retorno às aulas. O objetivo é explorar a comunicação visual e os textos jornalísticos de forma crítica e criativa, proporcionando uma reflexão sobre como as imagens e os textos se complementam na transmissão de mensagens. Cada aluno, ou grupo de alunos, deverá coletar imagens relevantes e criar textos que dialoguem com essas imagens, formando uma narrativa coerente e reflexiva sobre o tema. A atividade culmina com uma roda de debate, na qual os alunos apresentarão suas fotorreportagens, explicando suas escolhas e discutindo a eficácia da comunicação visual utilizada. Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura crítica, produção de textos multimodais e a expressão oral dos alunos, ao mesmo tempo que promove a discussão sobre temas atuais e locais.
Os objetivos dessa atividade incluem o desenvolvimento da leitura crítica e a habilidade de interpretar e produzir textos multimodais, alinhando imagens a textos narrativos e descritivos. Além disso, visa estimular o pensamento crítico dos alunos em relação às informações transmitidas por meio das mídias visuais e textuais, promovendo discussões éticas e respeitosas acerca dos temas trabalhados. Os alunos também desenvolvem competências relacionadas à organização de material, sintetização de informações e apresentação de resultados.
O conteúdo programático desta atividade abrange a relação entre texto e imagem, a estrutura de uma fotorreportagem e as técnicas básicas para capturar e selecionar imagens que complementem adequadamente um texto jornalístico. Os alunos serão apresentados à análise crítica de textos visuais em jornais e revistas, e a elaboração e revisão de textos coerentes e bem estruturados que complementem seu material visual de forma eficaz.
A metodologia aplicada na atividade inclui momentos expositivos, práticos e dialógicos. O professor inicia com uma introdução teórica sobre o tema, seguida por atividades práticas de captura e seleção de imagens, e elaboração de textos. Posteriormente, ocorre a roda de debate, onde os alunos apresentam seus trabalhos, estimulando a troca de ideias e críticas construtivas. É vital que o professor atue como mediador, assegurando que a discussão seja produtiva e respeitosa, promovendo a análise crítica dos trabalhos apresentados.
O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre a fotorreportagem e definirão seus temas. A partir daí, partirão para a coleta de imagens e criação de textos associados. Na segunda aula, os alunos finalizarão os trabalhos e participarão da roda de debate, apresentando suas produções e discutindo as diferentes abordagens.
A avaliação será baseada na participação, qualidade e coerência do trabalho produzido e na apresentação durante a roda de debate. Os critérios incluem a adequação das imagens às temáticas escolhidas, a clareza e relevância dos textos produzidos, a originalidade e capacidade de reflexão crítica demonstradas na apresentação. Exemplos de avaliação incluem a análise do alinhamento entre imagem e texto, a profundidade crítica das conclusões apresentadas quanto ao tema e a capacidade de comunicar, de forma coerente e articulada, suas ideias ao grupo.
Os recursos necessários para a atividade incluem equipamentos para captura de imagens, como smartphones ou câmeras digitais, acesso a jornais e revistas (impresso ou online) para inspiração, além de ferramentas para edição de texto e imagem, como aplicativos ou software simples de uso livre. A sala de aula precisa estar equipada para possibilitar a apresentação das fotorreportagens, com acesso a um computador e projetor, garantindo que todos os alunos possam visualizar e participar das apresentações e discussões.
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