Fotorreportagem na roda

Desenvolvida por: Iliset… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Fotorreportagem e Comunicação Visual

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a criar uma fotorreportagem inspirada em notícias locais sobre o retorno às aulas. O objetivo é explorar a comunicação visual e os textos jornalísticos de forma crítica e criativa, proporcionando uma reflexão sobre como as imagens e os textos se complementam na transmissão de mensagens. Cada aluno, ou grupo de alunos, deverá coletar imagens relevantes e criar textos que dialoguem com essas imagens, formando uma narrativa coerente e reflexiva sobre o tema. A atividade culmina com uma roda de debate, na qual os alunos apresentarão suas fotorreportagens, explicando suas escolhas e discutindo a eficácia da comunicação visual utilizada. Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura crítica, produção de textos multimodais e a expressão oral dos alunos, ao mesmo tempo que promove a discussão sobre temas atuais e locais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade incluem o desenvolvimento da leitura crítica e a habilidade de interpretar e produzir textos multimodais, alinhando imagens a textos narrativos e descritivos. Além disso, visa estimular o pensamento crítico dos alunos em relação às informações transmitidas por meio das mídias visuais e textuais, promovendo discussões éticas e respeitosas acerca dos temas trabalhados. Os alunos também desenvolvem competências relacionadas à organização de material, sintetização de informações e apresentação de resultados.

  • Desenvolver a leitura crítica de imagens e textos em fotorreportagens.
  • Estimular a produção de fotorreportagens que integrem imagens e textos de maneira coerente.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso da comunicação visual nos meios de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a relação entre texto e imagem, a estrutura de uma fotorreportagem e as técnicas básicas para capturar e selecionar imagens que complementem adequadamente um texto jornalístico. Os alunos serão apresentados à análise crítica de textos visuais em jornais e revistas, e a elaboração e revisão de textos coerentes e bem estruturados que complementem seu material visual de forma eficaz.

  • Relação entre texto e imagem.
  • Estrutura de uma fotorreportagem.
  • Técnicas de captura e seleção de imagens.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade inclui momentos expositivos, práticos e dialógicos. O professor inicia com uma introdução teórica sobre o tema, seguida por atividades práticas de captura e seleção de imagens, e elaboração de textos. Posteriormente, ocorre a roda de debate, onde os alunos apresentam seus trabalhos, estimulando a troca de ideias e críticas construtivas. É vital que o professor atue como mediador, assegurando que a discussão seja produtiva e respeitosa, promovendo a análise crítica dos trabalhos apresentados.

  • Introdução teórica sobre fotorreportagens.
  • Atividade prática de coleta de imagens.
  • Elaboração de textos e roda de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão instruções sobre a fotorreportagem e definirão seus temas. A partir daí, partirão para a coleta de imagens e criação de textos associados. Na segunda aula, os alunos finalizarão os trabalhos e participarão da roda de debate, apresentando suas produções e discutindo as diferentes abordagens.

  • Aula 1: Introdução à fotorreportagem e início da coleta de imagens.
  • Aula 2: Finalização dos trabalhos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, qualidade e coerência do trabalho produzido e na apresentação durante a roda de debate. Os critérios incluem a adequação das imagens às temáticas escolhidas, a clareza e relevância dos textos produzidos, a originalidade e capacidade de reflexão crítica demonstradas na apresentação. Exemplos de avaliação incluem a análise do alinhamento entre imagem e texto, a profundidade crítica das conclusões apresentadas quanto ao tema e a capacidade de comunicar, de forma coerente e articulada, suas ideias ao grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem equipamentos para captura de imagens, como smartphones ou câmeras digitais, acesso a jornais e revistas (impresso ou online) para inspiração, além de ferramentas para edição de texto e imagem, como aplicativos ou software simples de uso livre. A sala de aula precisa estar equipada para possibilitar a apresentação das fotorreportagens, com acesso a um computador e projetor, garantindo que todos os alunos possam visualizar e participar das apresentações e discussões.

  • Smartphones ou câmeras digitais.
  • Acesso a jornais e revistas.
  • Ferramentas de edição de texto e imagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo