Nesta atividade, intitulada 'Jornal Pré-moderno', os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão criar um jornal fictício do início do século XX, com foco no pré-modernismo brasileiro. A tarefa propõe que, em grupos, os alunos pesquisem eventos históricos e literários relevantes, além de autores da época, como Lima Barreto, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato, para escrever artigos e elaborar entrevistas fictícias. O projeto gráfico do jornal vai proporcionar aos estudantes uma compreensão completa do período e suas influências culturais. Adicionalmente, a atividade estimulará o desenvolvimento de habilidades de escrita colaborativa, criatividade e trabalho em equipe. A conclusão do projeto será apresentada em sala de aula, promovendo o debate e a reflexão.
A atividade busca despertar nos alunos a capacidade de identificar características do pré-modernismo, desenvolvendo uma compreensão aprofundada das mudanças culturais e históricas do Brasil no início do século XX. Através da criação de um jornal, os estudantes serão estimulados a refletir criticamente sobre a importância dos autores e eventos da época, enquanto aprimoram suas habilidades de colaboração e comunicação escrita. O exercício também visa expandir a capacidade dos alunos de contextualizar o desenvolvimento literário em relação a acontecimentos históricos.
O conteúdo programático proporciona uma integração entre história e literatura, permitindo entender as inter-relações entre eventos sociais, políticos e o movimento pré-modernista. Os alunos irão explorar as obras e biografias de autores significativos, além de se familiarizarem com a estrutura de um jornal. Através da pesquisa e produção de artigos, os estudantes adentrarão a fundo no estudo da época.
A metodologia adotada nessa atividade envolve pesquisa ativa, escrita colaborativa e produção gráfica, permitindo que os alunos desenvolvam uma abordagem multidisciplinar para a aprendizagem. A divisão em grupos facilita o desenvolvimento de habilidades interpessoais e incentiva a troca de ideias, enquanto a apresentação final promove a retórica e a argumentação. As tecnologias educativas serão uma ferramenta importante para a pesquisa e design do jornal.
O cronograma da atividade está estruturado para permitir uma evolução progressiva da pesquisa à apresentação final. As aulas são focadas em aprofundar o conhecimento dos alunos no pré-modernismo, enquanto dão espaço suficiente para a revisão e ensaio antes da apresentação.
Os alunos serão avaliados tanto no processo quanto no produto final. A avaliação incluirá critérios como a qualidade da pesquisa, a originalidade e clareza dos artigos, a colaboração em grupo, e a apresentação oral. Exemplos de critérios específicos incluem a capacidade de identificar e resumir eventos e biografias relevantes da época, o uso correto da norma culta na escrita dos textos, e a criatividade na elaboração das entrevistas fictícias. Durante a apresentação, será observada a capacidade de explicar as escolhas realizadas e defender as perspectivas discursivas dos textos produzidos.
Para a execução da atividade, será necessário o acesso a uma gama de recursos que vão desde materiais de pesquisa até ferramentas de editoração digital. A variedade de recursos garantirá o suporte adequado durante todas as etapas do projeto, promovendo um ambiente de aprendizagem ativa e engajadora.
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