Caça ao Tesouro dos Textos

Desenvolvida por: Risoma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Linguagens]
Temática: [Função social dos textos]

Na atividade intitulada 'Caça ao Tesouro dos Textos', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de uma dinâmica envolvendo a identificação e classificação da função social de diversos tipos de textos. Textos como receitas, convites e notícias serão espalhados pela sala em forma de cartões. Divididos em grupos, os alunos terão a missão de encontrar esses textos e classificá-los de acordo com suas funções sociais. Após a conclusão desta fase de caça ao tesouro, os grupos apresentarão suas descobertas e haverá um momento de debate para discussão sobre o uso, os produtores e os destinatários de cada texto. Esse exercício visa enriquecer o repertório dos alunos sobre diferentes gêneros textuais, promovendo a prática de habilidades investigativas e colaborativas, além de exercitar a oralidade e a reflexão sobre a língua em contexto social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da habilidade dos alunos de reconhecerem e classificarem a função social de diversos tipos de textos presentes em seu cotidiano. Ao participar da 'Caça ao Tesouro dos Textos', as crianças serão incentivadas a articular conhecimentos prévios sobre o ambiente que os cerca e a aplicar essa compreensão no processo de identificação dos textos. A atividade visa também estimular o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos alunos no que tange à circulação, produção e recepção de textos em diversas situações de comunicação.

  • Identificar a função social de diferentes tipos de textos.
  • Classificar textos de acordo com suas funções sociais.
  • Articular conhecimentos prévios à prática de identificação de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o reconhecimento das funções sociais dos mais variados textos presentes no dia a dia dos alunos e sua importância. O foco está em ensinar as crianças a ligar os textos aos seus contextos de uso, entendendo aspectos como finalidade, público-alvo e ambiente de circulação. Com isso, os alunos ganham autonomia na compreensão de diferentes tipos de documentos e na prática de atividades que envolvem a leitura e interpretação crítica.

  • Função social de diferentes tipos de textos.
  • Reconhecimento e classificação de textos.
  • Relação entre texto e contexto de uso.

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Caça ao Tesouro dos Textos' tem como base a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos estarão envolvidos diretamente em uma atividade prática e interativa, o que favorece maior engajamento e assimilação do conteúdo. Divididos em grupos, eles serão desafiados a identificar e classificar os textos, promovendo assim o espírito de cooperação e desenvolvimento de habilidades sociais. A apresentação dos achados e o debate subsequente visam estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o papel dos textos na sociedade.

  • Aprendizagem ativa e prática.
  • Trabalho em grupo e cooperação.
  • Apresentação de resultados e debate crítico.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para ser desenvolvido em 4 aulas de 60 minutos cada, permitindo uma distribuição adequada do conteúdo e proporcionando tempo suficiente para que os alunos assimilem eficazmente os conceitos trabalhados. Cada etapa foi pensada para gradualmente levar os alunos à compreensão profunda da função social dos textos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação dos tipos de textos e suas funções sociais; formação dos grupos.
  • Aula 2: Início da Caça ao Tesouro - os grupos procurarão e identificarão os textos pela sala.
  • Aula 3: Classificação dos textos encontrados e preparação para apresentação das descobertas.
  • Aula 4: Apresentação dos grupos, roda de debate e fechamento, consolidando as aprendizagens.

Avaliação

A avaliação da atividade será qualitativa, baseada na observação do envolvimento dos alunos durante as atividades em grupo e nas apresentações finais. Os critérios incluem a participação ativa dos alunos na busca e classificação dos textos, a clareza e organização durante a apresentação de suas descobertas, e a capacidade de argumentação e comunicação durante os debates. Exemplos de avaliação incluem verificar se o aluno consegue identificar corretamente a função social de um texto, justificar suas escolhas e participar do debate oferecendo hipóteses sobre os produtores e destinatários dos textos analisados. O professor também incentivará momentos refletivos em que os alunos poderão revisar suas análises com o feedback do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade serão essenciais para proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e enriquecedora. Cada item selecionado tem como objetivo apoiar os alunos na identificação e compreensão dos textos, bem como facilitar o trabalho colaborativo e a apresentação dos resultados obtidos durante a atividade.

  • Cartões contendo diferentes tipos de textos como receitas, convites e notícias.
  • Quadro branco e marcadores para organização das ideias durante o debate.
  • Papéis, canetas e cartolinas para registro e apresentação das descobertas dos grupos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo