Memes em Ação

Desenvolvida por: Eunice… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Memes e sua Análise Crítica

A atividade 'Memes em Ação' tem como foco engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma análise crítica e contextual dos memes. A atividade será estruturada em uma roda de debate, promovendo a colaboração entre alunos com diferentes habilidades, com especial ênfase nas habilidades crítica e interpretativa. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada grupo receberá diferentes memes para analisar, levando em consideração o humor, a crítica social e os elementos visuais dos memes. Alunos que são ledores contextualizarão o texto dos memes enquanto os não ledores interpretarão os elementos visuais, permitindo que as diferentes habilidades de interpretação sejam utilizadas de maneira complementar. A atividade visa fomentar um diálogo respeitador e enriquecedor, culminando em apresentações onde cada grupo compartilhará suas análises com a turma, promovendo uma compreensão coletiva e a capacidade de respeitar diferentes abordagens de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade giram em torno de desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente mídias contemporâneas, como os memes, promovendo a alfabetização midiática e digital. A atividade busca aprimorar a habilidade dos alunos de identificar intenções críticas, ironias e humor contido em textos visuais e escritos, além de fortalecer as competências de comunicação e argumentação em um ambiente colaborativo.

  • Identificar intenções críticas e humor em textos visuais e escritos
  • Promover a alfabetização midiática e digital
  • Fortalecer competências de comunicação e argumentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma introdução aos conceitos de memes, incluindo sua origem, evolução e papel na sociedade contemporânea como veículos de crítica social e humor. Os alunos serão encorajados a explorar e discutir os elementos visuais e textuais de diferentes memes, entendendo suas camadas semânticas. Com isso, a atividade também promove habilidades de leitura crítica e análise de mídias diversas.

  • Conceitos de memes
  • Origem e evolução dos memes
  • Elementos de crítica e humor nos memes
  • Leitura crítica de mídia visual

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem colaborativa, colocando os alunos como protagonistas do processo de análise e debate. O uso de rodas de debate fomenta a troca de ideias em um ambiente seguro e encorajador. Os grupos trabalham de forma cooperativa, dividindo tarefas de leitura, interpretação e análise, o que não só promove a construção coletiva do conhecimento, mas também o respeito pelas diferentes competências de cada membro do grupo.

  • Aprendizagem colaborativa
  • Rodas de debate
  • Trabalho em grupo
  • Protagonismo dos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está planejado para ser realizado em uma única sessão de 60 minutos, o que corresponde a aproximadamente uma aula e meia de 50 minutos cada. Durante este tempo, o professor guiará os alunos através de uma breve introdução ao tema dos memes, seguido pela divisão dos grupos para análise e discussões dos memes fornecidos. A atividade será concluída com apresentações de cada grupo, discutindo suas análises e conclusões.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos
  • Aula 2: Discussão em grupo e apresentações

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação nas discussões em grupo, a qualidade de suas análises e a apresentação final. Serão considerados critérios como a capacidade de identificar humor e crítica social nos memes, a clareza de comunicação, a capacidade de trabalhar em grupo, e o respeito pelas contribuições dos outros. O professor também pode utilizar uma rubrica de avaliação, pontuando elementos como compreensão do tema, criatividade, e habilidades de argumentação. Por exemplo, um grupo que identifique de forma clara a crítica social em seu meme e apresente suas ideias de forma coerente e original receberá uma pontuação mais alta em seu desempenho geral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem uma seleção de memes impressos ou digitais, facilitando o acesso e a análise por parte dos alunos. Será necessário um projetor ou lousa digital para visualizar os memes durante as apresentações, além de materiais de escrita para os alunos anotarem suas discussões e pontos principais.

  • Seleção de memes impressos ou digitais
  • Projetor ou lousa digital
  • Materiais de escrita

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo