Revista em Quadrinhos Customizada

Desenvolvida por: Luiz H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental criam suas próprias páginas de revista em quadrinhos usando elementos visuais e textuais de papéis e revistas velhas. A tarefa incentiva a criatividade e exploração de textos multissemióticos, permitindo que os alunos aprendam sobre a importância da narrativa e dos elementos gráficos na construção de sentido. Após a criação, os alunos formarão duplas para analisar e discutir suas escolhas, promovendo habilidades de análise crítica e colaboração.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são múltiplos, integrando a compreensão do texto e a apreciação do design visual. Ao completar a atividade, os alunos serão capazes de demonstrar criatividade, compreender a narrativa combinando elementos gráficos e textuais, colaborar na análise crítica de produções próprias e de colegas, além de desenvolver habilidades importantes de comunicação.

  • Desenvolver a criatividade ao criar narrativas visuais.
  • Incentivar a expressão e comunicação por meio de textos e imagens.
  • Promover a cooperação e análise crítica através do trabalho em duplas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui elementos de narrativa visual, leitura de ilustrações e expressão através da combinação de texto e imagem. Os alunos irão explorar como diferentes métodos de organização visual e textual podem transmitir ideias e emoções distintamente, o que contribuirá para uma compreensão mais rica e variada dos meios de comunicação.

  • Leitura e interpretação de imagens.
  • Criação e organização de textos multissemióticos.
  • Discussão sobre efeitos de sentido em narrativa visual.

Metodologia

Adotaremos uma abordagem prática e colaborativa, enfatizando a participação ativa dos alunos. A criação individual de quadrinhos será feita em um ambiente descontraído para estimular a imaginação e autoexpressão. Posteriormente, a análise em duplas promove um espaço de compartilhamento e reflexão, permitindo que os alunos se aprofundem na compreensão de suas criações.

  • Atividade prática e individual para criação de quadrinhos.
  • Trabalho em duplas para análise e discussão.
  • Discussão em grupo para partilha de insights.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas etapas principais, com sessões bem planejadas para maximizar o impacto educativo em um curto período. Cada sessão de 50 minutos garante que os estudantes se envolvam plenamente tanto na criação quanto na análise dos quadrinhos, otimizando o tempo para reflexão e discussão colaborativa.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da criação da página de quadrinhos.
  • Aula 2: Finalização dos quadrinhos e trabalho em duplas para análise e discussão.

Avaliação

A avaliação será dividida em três critérios principais: criatividade na construção da história em quadrinhos, precisão na escolha de imagens e textos para transmitir a mensagem, e engajamento na discussão em duplas. Os alunos poderão ser avaliados pela qualidade das conexões entre texto e imagem feitas em seus trabalhos, a clareza em comunicar a narrativa, e pela capacidade de refletir sobre as escolhas visuais de seus colegas, proporcionando insights construtivos durante as discussões. Exemplos de avaliações incluem a análise da escolha de uma imagem específica e seu impacto na narrativa, e a justificativa dada pelo aluno sobre essas escolhas durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são acessíveis e podem ser facilmente reunidos em um ambiente escolar. A utilização de revistas antigas e papel estimula o reaproveitamento criativo e incentiva os alunos a verem potencial artístico em materiais cotidianos, enquanto as ferramentas básicas de escrita e colagem permitem a livre exploração.

  • Revistas velhas e papel sulfite.
  • Tesouras e cola.
  • Lápis de cor e canetinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo