Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Kerlly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Compreensão de Texto

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' tem como objetivo desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos, integrar a leitura a ilustrações e relacionar esse conteúdo de forma colaborativa. Os alunos recebem um texto curto, que abordará temas de fantasia e aventura, contendo pista sobre o 'tesouro' literário escondido na sala. A missão é completar uma ficha com informações extraídas do texto, identificando palavras e frases-chave. Após a discussão e preenchimento da ficha em pequenos grupos, as crianças analisarão as pistas distribuídas, promovendo uma busca ativa e lúdica que culminará na descoberta do 'tesouro'. Esta metodologia instiga o interesse pela leitura textual e visual, promove discussões em grupo e fortalece a compreensão de leitura de maneira envolvente, além de estimular a imaginação dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades iniciais de leitura e interpretação de texto dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. A atividade busca não apenas que os alunos sejam capazes de reconhecer e localizar informações explícitas nos textos, mas também que usem estratégias de leitura para compreender a relação entre texto e imagem. Ao diversificar os métodos de leitura, os estudantes podem desenvolver uma compreensão mais profunda e abrangente do conteúdo, facilitando o aprendizado de maneira efetiva e prática.

  • Desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos.
  • Relacionar texto com ilustrações para melhor compreensão.
  • Promover cooperação e troca de ideias durante as atividades em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra na habilidade de ler e compreender textos de forma prática e lúdica, recorrendo ao uso de pistas e resolução de problemas para maior interação dos alunos com o material. Os alunos são guiados a utilizar técnicas de identificação de palavras-chave e frases centrais, além de relacionar a leitura à imagem, aumentando assim a eficácia da compreensão textual. Este processo permite que eles construam autonomia na interpretação e retenham informações de modo significativo.

  • Leitura e interpretação de textos escritos e ilustrados.
  • Identificação e uso de palavras-chave.
  • Estratégias de compreensão leitora.
  • Trabalho em equipe e cooperação ativa.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Caça ao Tesouro Literário' adota um enfoque lúdico e participativo para estimular o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Utilizando uma dinâmica de jogo, com a busca por um 'tesouro' literário, os alunos são motivados a participar ativamente da leitura e a se expressar nas análises coletivas, aprimorando sua capacidade de interpretação e síntese de informações. O uso de grupos incentiva a troca de ideias, promovendo um ambiente colaborativo que enriquece o aprendizado.

  • Leitura guiada e análise de texto.
  • Discussão em grupos.
  • Atividades de resolução de problemas.
  • Uso de jogos para reforçar aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas partes ao longo de duas aulas, garantindo que todos os aspectos da tarefa sejam explorados com profundidade. Na primeira aula, os alunos focam na leitura e compreensão do texto, e na elaboração coletiva das fichas de leitura. Na segunda aula, é realizada a atividade prática de caça ao 'tesouro', incorporando os elementos discutidos anteriormente para a resolução das pistas e alcance do objetivo final.

  • Aula 1 da atividade: Introdução ao texto, leitura em grupos e preenchimento da ficha de leitura.
  • Aula 2 da atividade: Realização da caça ao tesouro literário, utilizando pistas geradas a partir da leitura.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade ocorrerá de forma contínua e qualitativa, observando-se a participação ativa nas discussões e o envolvimento nas tarefas em grupo. Será utilizado um checklist para verificar a correta identificação das informações requisitadas na ficha de leitura e a eficácia com que cada grupo discute e compreende o texto. Exemplos de critérios incluem a capacidade de identificar palavras-chave, o nível de colaboração entre os alunos do grupo e a criatividade na resolução das pistas da caça ao tesouro. Além disso, um breve feedback oral ao término da atividade permitirá aos alunos refletirem sobre suas conquistas e desafios durante a experiência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, empregaremos materiais variados que incentivam a imersão dos alunos na leitura e no entendimento do texto. ferramentas como fichas de atividade e pistas escritas serão associadas aos livros e elementos lúdicos para assegurar que a experiência seja interativa e educativa. Estes recursos são selecionados para apoiar o aprendizado através de práticas dinâmicas e colaborativas.

  • Texto impresso
  • Fichas de atividades
  • Pistas para a caça ao tesouro
  • Livros diversos, escolhidos como 'tesouro literário'.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo