Argumentos em Ação: Conectando Ideias

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Temática: Leitura e Produção de Textos Argumentativos

A atividade 'Argumentos em Ação: Conectando Ideias' é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como foco o desenvolvimento de habilidades argumentativas através da leitura, análise e reescrita de textos. Inicialmente, em sala de aula, os alunos participam de uma roda de leitura onde são expostos a textos sobre temas atuais como amizade e redes sociais. Em seguida, em casa, aplicam a metodologia da sala de aula invertida para aprofundar sua compreensão dos operadores de conexão e das marcas de coesão nesses textos. O retorno à sala acontece por meio de um debate, no qual os estudantes discutem suas descobertas e reescrevem trechos textuais com base nos recursos linguísticos aprendidos. O fechamento ocorre com uma apresentação dos resultados, estimulando a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é promover a competência linguística dos alunos por meio da análise crítica e do exercício prático de consulta, permitindo que reconheçam a importância dos operadores de conexão e marcas de coesão para a clareza e coerência textual. Espera-se que a prática da escrita e reescrita potencialize sua argumentação e desenvolva suas habilidades de raciocínio lógico e comunicação.

  • Desenvolver habilidades críticas na análise de textos argumentativos.
  • Aprimorar o uso de operadores de conexão em textos escritos.
  • Promover a clareza e a coerência na produção de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF69LP27: Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para envolver os alunos em atividades que alternam leitura, discussão e escrita, focando em elementos argumentativos e de coesão textual. Ao final da atividade, espera-se que os alunos seja capazes de usar essas ferramentas para produções textuais mais eficazes.

  • Leitura de textos argumentativos sobre temas atuais.
  • Identificação de operadores de conexão em exemplos textuais.
  • Exercícios de reescrita de textos para melhorar clareza e coerência.

Metodologia

A abordagem metodológica empregada é dinâmica, envolvendo atividades de leitura colaborativa, pesquisa independente fora da sala de aula e debates estruturados. Esse percurso leva os alunos a refletir sobre o uso da linguagem e a se engajar em práticas de escrita colaborativa, promovendo assim aprendizagens significativas.

  • Roda de leitura para exposição inicial dos temas.
  • Sala de aula invertida para estudo autônomo.
  • Debate para discussão e partilha das descobertas.
  • Reescrita colaborativa de trechos selecionados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado de forma a garantir etapas equilibradas de exposição, pesquisa e prática. Em duas sessões de 50 minutos, os alunos terão a oportunidade de mergulhar na leitura e discussão em sala, e, em outra sessão, aplicar seus aprendizados. Na última sessão, apresentarão resultados, reforçando o ciclo de feedback e aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução e Roda de Leitura (50 minutos)
  • Aula 2: Sala de Aula Invertida - Estudo em Casa (50 minutos)
  • Aula 3: Debate em Sala e Reescrita de Textos (50 minutos)
  • Aula 4: Apresentação dos Resultados e Discussão Final (50 minutos)

Avaliação

A avaliação será contínua, levando em conta a participação ativa dos alunos em cada etapa da atividade. Serão considerados a capacidade de identificar e discutir os operadores de conexão e marcas de coesão durante o debate, bem como a qualidade das reescritas apresentadas. Critérios específicos envolverão a adequação do uso dos operadores de conexão, a coerência e clareza dos textos, e o envolvimento nas discussões. Por exemplo, alunos que contribuírem ativamente com observações pertinentes sobre a estrutura argumentativa dos textos poderão receber feedback positivo e pontuação adicional.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade incluirão textos especialmente selecionados para análise, dispositivos digitais para pesquisa, além de papel e caneta para anotações e reescrita de textos. A variedade de recursos visa atender às diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes, promovendo um ambiente inclusivo e eficaz.

  • Textos argumentativos impressos sobre temas atuais.
  • Dispositivos digitais (computadores/tablets) com acesso à internet.
  • Materiais de escrita (papel, caneta).
  • Quadro branco para exposição e troca de ideias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo