A atividade 'Argumentos em Ação: Conectando Ideias' é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como foco o desenvolvimento de habilidades argumentativas através da leitura, análise e reescrita de textos. Inicialmente, em sala de aula, os alunos participam de uma roda de leitura onde são expostos a textos sobre temas atuais como amizade e redes sociais. Em seguida, em casa, aplicam a metodologia da sala de aula invertida para aprofundar sua compreensão dos operadores de conexão e das marcas de coesão nesses textos. O retorno à sala acontece por meio de um debate, no qual os estudantes discutem suas descobertas e reescrevem trechos textuais com base nos recursos linguísticos aprendidos. O fechamento ocorre com uma apresentação dos resultados, estimulando a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.
O objetivo principal é promover a competência linguística dos alunos por meio da análise crítica e do exercício prático de consulta, permitindo que reconheçam a importância dos operadores de conexão e marcas de coesão para a clareza e coerência textual. Espera-se que a prática da escrita e reescrita potencialize sua argumentação e desenvolva suas habilidades de raciocínio lógico e comunicação.
O conteúdo programático está estruturado para envolver os alunos em atividades que alternam leitura, discussão e escrita, focando em elementos argumentativos e de coesão textual. Ao final da atividade, espera-se que os alunos seja capazes de usar essas ferramentas para produções textuais mais eficazes.
A abordagem metodológica empregada é dinâmica, envolvendo atividades de leitura colaborativa, pesquisa independente fora da sala de aula e debates estruturados. Esse percurso leva os alunos a refletir sobre o uso da linguagem e a se engajar em práticas de escrita colaborativa, promovendo assim aprendizagens significativas.
O cronograma foi planejado de forma a garantir etapas equilibradas de exposição, pesquisa e prática. Em duas sessões de 50 minutos, os alunos terão a oportunidade de mergulhar na leitura e discussão em sala, e, em outra sessão, aplicar seus aprendizados. Na última sessão, apresentarão resultados, reforçando o ciclo de feedback e aprendizagem.
A avaliação será contínua, levando em conta a participação ativa dos alunos em cada etapa da atividade. Serão considerados a capacidade de identificar e discutir os operadores de conexão e marcas de coesão durante o debate, bem como a qualidade das reescritas apresentadas. Critérios específicos envolverão a adequação do uso dos operadores de conexão, a coerência e clareza dos textos, e o envolvimento nas discussões. Por exemplo, alunos que contribuírem ativamente com observações pertinentes sobre a estrutura argumentativa dos textos poderão receber feedback positivo e pontuação adicional.
Os materiais e recursos utilizados nesta atividade incluirão textos especialmente selecionados para análise, dispositivos digitais para pesquisa, além de papel e caneta para anotações e reescrita de textos. A variedade de recursos visa atender às diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes, promovendo um ambiente inclusivo e eficaz.
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