Viagem no Tempo com Arte Rupestre

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Arte Rupestre e Comunicação na Pré-história

Esta aula aborda a criação de pinturas rupestres como uma estratégia para ensinar sobre a comunicação e registro de informações no período pré-histórico. Os alunos explorarão imagens de arte rupestre autêntica, discutindo seus significados e informações transmitidas por estas representações visuais. A seguir, os alunos utilizarão materiais simples, como carvão, giz e papel kraft, para criar suas próprias pinturas rupestres baseadas em temas específicos relacionados à vida na pré-história, como caça ou vida cotidiana. A atividade culminará em apresentações em grupo, onde cada equipe interpretará suas criações e participará de um debate sobre a evolução dos meios de comunicação ao longo das eras humanas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é permitir que os alunos investiguem e compreendam como os primeiros humanos usavam a arte para comunicação e registro de eventos. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de análise crítica ao interpretar significados de pinturas rupestres, além de expressar suas ideias através da arte. Esta atividade também visa fomentar a criatividade e colaborar com o desenvolvimento de habilidades de apresentação e argumentação durante os debates.

  • Compreender a importância da arte rupestre como meio de comunicação na pré-história.
  • Desenvolver a habilidade de interpretação crítica de imagens.
  • Aprimorar a capacidade de expressar ideias através da arte.
  • Participar de debates, defendendo suas interpretações e pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI01: Identificar formas de registro de informações e comunicação na antiguidade e relacioná-las com as tecnologias contemporâneas de comunicação.
  • EF06AR08: Explorar diferentes suportes e materiais na criação artística, reconhecendo suas especificidades e significados culturais e históricos.
  • EF06AR10: Analisar produções estéticas de diferentes épocas e culturas, observando como as ideias são expressas através de elementos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula inclui o estudo da arte rupestre e seu contexto histórico, permitindo aos alunos entenderem a função comunicativa destas representações na pré-história. Os alunos analisam elementos visuais, como formas e símbolos, que caracterizam as produções desta época. A prática artística possibilitará uma compreensão aprofundada sobre a utilização de materiais naturais como meios de expressão durante a pré-história.

  • História e características da arte rupestre.
  • Funções comunicativas das representações visuais na pré-história.
  • Análise crítica de elementos visuais em pinturas.
  • Criação artística com materiais naturais.

Metodologia

A metodologia aplicada inclui uma abordagem prática onde os alunos não apenas estudam, mas também criam arte, mergulhando numa experiência de aprendizagem ativa e colaborativa. As discussões em grupo e os debates são planejados para incentivar a troca de perspectivas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Esta prática pedagógica permite que os alunos façam conexões entre conceitos históricos e suas próprias produções artísticas.

  • Exploração de imagens de arte rupestre.
  • Discussões em grupo sobre significados e contextos históricos.
  • Atividade prática de criação de pinturas rupestres.
  • Apresentações e debates em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está dividido em duas sessões, garantindo que os alunos tenham tempo adequado para explorar, criar e apresentar suas obras. A primeira sessão é dedicada à introdução do tema e à atividade prática de criação. Na segunda sessão, os alunos terão a oportunidade de apresentar e debater suas criações em um ambiente colaborativo.

  • Aula 1: Introdução à arte rupestre, análise de imagens e início da atividade prática.
  • Aula 2: Continuação e finalização da atividade prática, apresentações e debates.

Avaliação

A avaliação será contínua e qualitativa, focando tanto no processo quanto no produto final. Durante a atividade prática, os alunos serão observados quanto à sua participação, criatividade e capacidade de trabalhar em grupo. As apresentações serão avaliadas pela clareza na comunicação, coerência das interpretações e habilidade de participar ativamente dos debates, oferecendo insights relevantes. Exemplos incluem a capacidade dos alunos de relacionar suas criações com conceitos históricos discutidos e a originalidade em suas interpretações artísticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples e acessíveis, visando propiciar uma experiência de criação artística similar à da pré-história. Materiais como carvão e giz são essenciais para que os alunos experimentem técnicas ancestrais, enquanto o papel kraft serve como suporte para suas representações. Este ambiente de aprendizagem imersivo é fundamental para estimular a criatividade e o entendimento profundo do tema.

  • Imagens impressas de arte rupestre.
  • Carvão e giz para desenhos.
  • Papel kraft para as representações artísticas.
  • Laptop/Notebook e projetor para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo