A atividade Aventura na Floresta de Palavras é uma proposta pedagógica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nela, as crianças serão introduzidas ao mundo da escrita de maneira lúdica e colaborativa. A atividade consiste em entregar aos alunos imagens de animais e objetos que eles podem encontrar em uma floresta. Em pequenos grupos, os estudantes deverão tentar escrever a primeira letra ou o nome completo dos elementos ilustrados, baseando-se no som das palavras. O professor terá um papel ativo, auxiliando as crianças ao ler as palavras completas, promovendo assim uma comparação entre as tentativas dos alunos e as grafias convencionais. Este método estimula o reconhecimento das semelhanças e diferenças entre a ortografia tentativa dos alunos e a convencional, promovendo a autonomia na escrita.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de associar sons a letras, realizar a escrita autônoma de palavras, e a capacidade de comparar suas produções escritas com modelos convencionais, reforçando assim a alfabetização.
O conteúdo programático traz componentes de reconhecimento fonético, identificação de grafemas e prática da escrita alfabética. Vislumbra-se que, ao final da atividade, os alunos estejam mais familiarizados com a relação entre sons e letras.
Lidando com a educação infantil, a abordagem metodológica será apoiada no letramento e alfabetização por meio da exploração lúdica. A divisão em pequenos grupos permitirá realizar atividades colaborativas, mediadas pelo educador, evidenciando uma prática dialógica de ensino.
O cronograma da atividade está planejado para ser sobre duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução e a atividade principal com imagens de animais. A segunda aula focará em revisar as tentativas dos alunos, bem como fazer comparações com a escrita convencional.
A avaliação será processual e formativa, considerando a capacidade dos alunos de identificar os sons das palavras e traduzi-los para a forma escrita, bem como sua habilidade em colaborar com os colegas na atividade. Para isso, o professor observará o envolvimento individual e em grupo, a tentativa de escrita e a correção realizada após as comparações com a escrita convencional. Exemplos de critérios incluem: precisão na escrita de fonemas, participação ativa nas atividades em grupo e capacidade de corrigir e aprender com os erros mediante comparação.
Para a realização da atividade, diversos recursos serão utilizados, visando criar um ambiente interativo e acolhedor, propício à aprendizagem ativa e significativa.
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