Aventura na Floresta de Palavras

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade Aventura na Floresta de Palavras é uma proposta pedagógica voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nela, as crianças serão introduzidas ao mundo da escrita de maneira lúdica e colaborativa. A atividade consiste em entregar aos alunos imagens de animais e objetos que eles podem encontrar em uma floresta. Em pequenos grupos, os estudantes deverão tentar escrever a primeira letra ou o nome completo dos elementos ilustrados, baseando-se no som das palavras. O professor terá um papel ativo, auxiliando as crianças ao ler as palavras completas, promovendo assim uma comparação entre as tentativas dos alunos e as grafias convencionais. Este método estimula o reconhecimento das semelhanças e diferenças entre a ortografia tentativa dos alunos e a convencional, promovendo a autonomia na escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de associar sons a letras, realizar a escrita autônoma de palavras, e a capacidade de comparar suas produções escritas com modelos convencionais, reforçando assim a alfabetização.

  • Associar sons a letras e palavras.
  • Escrever palavras de forma autônoma.
  • Comparar produções escritas com escritas convencionais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático traz componentes de reconhecimento fonético, identificação de grafemas e prática da escrita alfabética. Vislumbra-se que, ao final da atividade, os alunos estejam mais familiarizados com a relação entre sons e letras.

  • Reconhecimento fonético de palavras.
  • Identificação de grafemas.
  • Prática da escrita alfabética.

Metodologia

Lidando com a educação infantil, a abordagem metodológica será apoiada no letramento e alfabetização por meio da exploração lúdica. A divisão em pequenos grupos permitirá realizar atividades colaborativas, mediadas pelo educador, evidenciando uma prática dialógica de ensino.

  • Atividades lúdicas.
  • Trabalho em grupos.
  • Mediação do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser sobre duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução e a atividade principal com imagens de animais. A segunda aula focará em revisar as tentativas dos alunos, bem como fazer comparações com a escrita convencional.

  • Aula 1: Introdução e atividade prática com imagens de animais.
  • Aula 2: Revisão das tentativas e comparação com escritas convencionais.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a capacidade dos alunos de identificar os sons das palavras e traduzi-los para a forma escrita, bem como sua habilidade em colaborar com os colegas na atividade. Para isso, o professor observará o envolvimento individual e em grupo, a tentativa de escrita e a correção realizada após as comparações com a escrita convencional. Exemplos de critérios incluem: precisão na escrita de fonemas, participação ativa nas atividades em grupo e capacidade de corrigir e aprender com os erros mediante comparação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, diversos recursos serão utilizados, visando criar um ambiente interativo e acolhedor, propício à aprendizagem ativa e significativa.

  • Imagens de animais e objetos.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Cartazes com as palavras escritas de forma convencional.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo