Detetives do Sentido: Explorando Oração Adjetiva

Desenvolvida por: Lenita… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de Orações Adjetivas Restritivas e Explicativas

O foco da aula é engajar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na compreensão dos impactos semânticos de orações adjetivas restritivas e explicativas em trechos de texto. Os estudantes trabalharão em duplas para identificar e destacar diferentes tipos de orações adjetivas no texto 'Olhos d'água'. Posteriormente, reescreverão trechos selecionados, modificando essas orações, e discutirão como essas alterações influenciam o sentido do período. A intenção é promover debates sobre a diferença de impacto gerado por orações restritivas e explicativas na caracterização e ambientação narrativa. Ao final, os alunos compartilharão as suas descobertas com a turma, estimulando a comparação e a análise crítica coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula englobam o desenvolvimento da habilidade de identificação e análise de diferentes tipos de orações adjetivas, bem como a compreensão dos efeitos de sentido proporcionados por estas estruturas. Ao trabalhar cooperativamente, os estudantes aprimoram sua capacidade de comunicação e defesa de ideias, além de ganhar maior percepção sobre nuances linguísticas e suas implicações textuais. A reescrita de trechos do texto reforça a habilidade de adaptação estilística e amplifica a interpretação crítica das narrativas.

  • Identificar orações adjetivas restritivas e explicativas em um texto.
  • Analisar os efeitos semânticos dessas orações nas características narrativas.
  • Reescrever trechos de texto ajustando o uso de orações adjetivas.
  • Debater com a turma sobre modificações de sentido percebidas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
  • EF09LP09: Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.
  • EF09LP11: Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está estruturado em torno da análise de orações adjetivas e sua importância na produção de sentido dentro de um texto. Os estudantes explorarão as diferenças semânticas entre orações adjetivas restritivas e explicativas, enfatizando a análise crítica dessas estruturas. Compreender a função de tais orações em narrativas favorece a interpretação de textos mais complexos, ampliando o repertório linguístico dos alunos.

  • Conceito de orações adjetivas.
  • Diferença entre orações adjetivas restritivas e explicativas.
  • Efeito de sentido das orações adjetivas na narrativa.
  • Reescrita e adaptação estilística de textos.

Metodologia

A metodologia adotada privilegia o trabalho em duplas e a interação contínua entre os alunos. Este formato estimula a colaboração, a negociação de sentidos e a defesa de pontos de vista, além de favorecer a autonomia dos estudantes na investigação linguística. A troca entre pares e a apresentação dos resultados para o grupo maior reforça habilidades comunicativas e aprofunda o entendimento dos conteúdos abordados.

  • Trabalho em duplas para identificação de orações adjetivas.
  • Discussão em grupo sobre os efeitos de sentido.
  • Reescrita de trechos textuais.
  • Apresentação das conclusões para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma estabelece a realização desta atividade em duas aulas de 50 minutos cada. A primeira aula se concentram na introdução teórica e na atividade prática de identificação. Já a segunda aula é dedicada à análise crítica, reescrita, discussão em grupo e apresentação das descobertas.

  • Primeira aula: Introdução e identificação de orações adjetivas.
  • Segunda aula: Análise de efeitos, reescrita e apresentações.

Avaliação

A avaliação será contínua e ocorrerá durante todas as etapas da atividade, considerando tanto o envolvimento e colaboração dos alunos entre si, quanto a capacidade de identificar corretamente as orações e analisar criticamente os efeitos de suas alterações. Os critérios de avaliação incluem: (1) a precisão na identificação das orações adjetivas, (2) a clareza na apresentação oral das ideias e argumentos, (3) a qualidade das reescritas feitas nos trechos textuais, e (4) a capacidade de justificar as escolhas feitas durante a atividade. Por exemplo, será observado se o aluno consegue explicar adequadamente por que uma oração adjetiva foi considerada restritiva ou explicativa e quais os efeitos de sua modificação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade consistem em textos impressos, folhas de atividades, e equipamentos audiovisuais para apoio nas apresentações. Estes materiais são fundamentais para a prática investigativa de análise textual, permitindo que os alunos interajam tanto com o conteúdo quanto com seus colegas de forma dinâmica e integrada.

  • Texto 'Olhos d'água' impresso.
  • Folhas para anotações e reescrita.
  • Equipamentos audiovisuais para apresentações.

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