Super Dicionário da Sala

Desenvolvida por: Josean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Ortografização), Dicionário

A atividade 'Super Dicionário da Sala' é um projeto educativo projetado para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que busca desenvolver habilidades linguísticas, sociais e cognitivas. Durante a atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma lista de palavras que contêm o som nasalizado (til, m, n). A missão de cada grupo é pesquisar o significado das palavras, ilustrá-las e construir um pequeno dicionário. Esta atividade estimula a colaboração entre os estudantes, promove a aceitação das diferenças e o respeito mútuo. Ao término do projeto, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma, praticando a oralidade e as habilidades de apresentação, além de reforçar o vocabulário e a compreensão das palavras em questão. Assim, esta aula oferece uma abordagem prática e interativa do estudo da língua, incentivando a autonomia, a curiosidade e a criatividade dos alunos, enquanto alinha-se às diretrizes da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são cuidadosamente alinhados às habilidades essenciais para o 3º ano do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela BNCC. O projeto visa facilitar a identificação e leitura de palavras com som nasalizado, promover a colaboração em grupo e desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação. Essa atividade encoraja os alunos a explorar e dominar novas palavras, entender seus significados e formas ortográficas corretas, promovendo assim um ambiente de aprendizado ativo e engajado. A ênfase está em tornar o processo de aprendizado envolvente e significativo, utilizando metodologias ativas para garantir que cada aluno participe de forma plena, desenvolvendo habilidades linguísticas e sociais importantes.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa em pequenas equipes.
  • Reforçar o vocabulário relacionado a palavras com som nasalizado.
  • Praticar a cooperação e a comunicação em grupo e apresentando.
  • Capacitar os alunos a desenhar e ilustrar visualmente conceitos baseados em palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado na exploração e reconhecimento das características fonéticas e ortográficas de palavras com sons nasalizados. Ao incluir a prática de pesquisa e apresentação de essas palavras, os alunos não apenas enriquecem seu vocabulário mas também adquirem um entendimento mais aprofundado das normas ortográficas do português. Por meio da análise e descrição de cada palavra e seu significado, apoiados por ilustrações, os estudantes desenvolvem habilidades integrais de análise linguística. A articulação oral das descobertas reforça as habilidades de comunicação e colaboração expandidas no contexto da sala de aula.

  • Identificação de palavras com som nasalizado.
  • Pesquisa sobre significado de palavras selecionadas.
  • Produção de ilustrações para representar as palavras.
  • Apresentação coletiva dos dicionários para a turma.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada nesta atividade envolve o uso de metodologias ativas, que colocam os alunos no centro do processo de aprendizado. A organização em grupos promove a socialização e a colaboração, enquanto o uso da pesquisa ativa e da criação de ilustrações busca incentivar o engajamento e a criatividade. A apresentação final dos resultados favorece o desenvolvimento da competência comunicativa oral. Ao permitir que os alunos sejam protagonistas de seu próprio aprendizado, assegura-se que eles não só absorvam o conteúdo com eficácia, mas também desenvolvam a habilidade de trabalhar juntos de maneira produtiva, resolvendo problemas e trocando ideias.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para fomentar colaboração.
  • Pesquisa ativa de significados e contextos.
  • Criação de ilustrações das palavras e seus significados associados.
  • Apresentações orais para desenvolver a comunicação e a expressão.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está estruturado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. Durante esse tempo, os alunos terão oportunidade de interagir e colaborar para concluir o projeto do dicionário. Não há metodologias ativas específicas indicadas para essa primeira aula, permitindo ao professor flexibilidade para conduzir a aula de acordo com as necessidades emergenciais de aprendizado e ritmo da turma. Essa estrutura de aula única é ideal para garantir que os alunos permaneçam concentrados, engajados e motivados a desenvolver o seu projeto de forma completa e precisa.

  • Aula 1: Os alunos são divididos em grupos, recebem suas listas de palavras, realizam pesquisa e começam a ilustrar cada termo. A atividade é finalizada com a apresentação dos trabalhos para a turma.
  • Momento 1: Introdução e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e explicando o objetivo da atividade 'Super Dicionário da Sala'. Explique que eles trabalharão em grupos para pesquisar palavras e criar um dicionário ilustrado. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua as listas de palavras a cada grupo. É importante que os grupos se sintam confortáveis com as palavras atribuídas.

    Momento 2: Pesquisa e Discussão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente cada grupo a começar pesquisando o significado das palavras. Incentive-os a utilizar recursos disponíveis, como tablets ou livros de dicionário. Circulando pela sala, observe se os grupos estão colaborando e discutindo as palavras. Ofereça suporte e dicas se perceber que algum grupo está com dificuldade. É importante que todos os membros do grupo estejam participando ativamente. Avalie a dinâmica do grupo e intervenha quando necessário para melhorar a interação.

    Momento 3: Ilustração das Palavras (Estimativa: 15 minutos)
    A seguir, peça aos alunos que comecem a desenhar e ilustrar as palavras que pesquisaram, usando lápis de cor e papel. Passeie pela sala para ver as criações dos grupos e ofereça feedback positivo. Incentive a criatividade, perguntando como eles poderiam tornar a ilustração ainda mais colorida ou informativa. Avalie o envolvimento dos alunos e a qualidade das ilustrações, considerando as habilidades individuais.

    Momento 4: Apresentação dos Trabalhos (Estimativa: 15 minutos)
    Finalmente, cada grupo apresentará suas palavras ilustradas para a turma. Permita que expliquem como foi o processo de pesquisa e o que aprenderam. Use um projetor ou suporte visual para mostrar as ilustrações para toda a turma, se possível. Observe as habilidades de apresentação e ofereça feedback construtivo, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. Avaliação somativa pode ser feita através de uma rubrica que considere a clareza, a colaboração e a criatividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Se houver alunos com dificuldades de leitura, pareie-os com colegas que possam oferecer suporte durante a pesquisa. Se algum aluno tiver dificuldades motoras que dificultem o desenho, ofereça recursos alternativos, como recorte e colagem de imagens impressas. Sempre encoraje a participação dos alunos em suas próprias capacidades, garantindo que todos os alunos possam contribuir para os projetos finais. Certifique-se de que os recursos visuais usados nas apresentações sejam acessíveis para todos, usando ferramentas e recursos adequados, como alto-contraste ou ampliadores de texto.

Avaliação

Para garantir que os objetivos de aprendizagem foram alcançados, a avaliação da atividade incluirá estratégias diversificadas que contemplam o engajamento e a participação dos alunos. Primeiramente, a avaliação formativa será empregada durante a elaboração do dicionário, ao observar a participação dos alunos e sua interação em equipe. Será avaliado como os alunos coletam e ilustram as palavras, assim como sua compreensão dos significados e aplicação prática das palavras estudadas. Os critérios de avaliação incluirão a precisão das informações, a criatividade das ilustrações e a clareza na comunicação. A avaliação somativa ocorrerá por meio das apresentações dos grupos, analisando-se a capacidade de cada aluno de comunicar suas descobertas de forma clara e confiante. Um exemplo prático seria o uso de uma rubrica avaliada coletivamente em que os coleguinhas também podem fornecer feedback sobre as apresentações, garantindo um ambiente colaborativo e de crescimento. Métodos de feedback construtivo serão incorporados para guiar melhorias contínuas, a fim de favorecer o sucesso educacional de todos os estudantes.

  • Avaliação formativa durante o processo de pesquisa e ilustração.
  • Observação das dinâmicas de colaboração em grupo.
  • Avaliação somativa durante as apresentações, baseado numa rubrica crítica.
  • Feedback dos pares focando na melhoria das habilidades de apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos para esta atividade foram selecionados para alavancar o aprendizado através de abordagens práticas e visuais. Os alunos precisarão de uma variedade de materiais de desenho e escrita, como lápis, canetas, papéis e marcadores, para criar e ilustrar seus dicionários. Recursos tecnológicos, como tablets ou acesso à internet pela sala de informática, poderão ser utilizados para realizar as pesquisas necessárias. O professor terá a função de facilitar o acesso a esses recursos e gerenciar sua distribuição entre os grupos de maneira justa, assegurando que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de participar com sucesso da atividade.

  • Materiais de artes (lápis de cor, papel, marcadores).
  • Acesso a recursos de pesquisa via tablets ou sala de informática.
  • Fichas impressas com listas de palavras a serem trabalhadas.
  • Suporte visual ou projecionador para apresentação de dicionários.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a sobrecarga de trabalho que professores enfrentam, no entanto, é essencial criar um ambiente de sala de aula onde todos os alunos se sintam incluídos e tenham acesso igualitário ao aprendizado. Embora não haja alunos com condições específicas nesta turma, várias estratégias podem ser sugeridas para garantir que qualquer necessidade não explicitada seja atendida. É importante utilizar materiais variáveis para se adequar a diferentes estilos de aprendizagem (visual, tátil), assim como ajustar o ritmo e enfoque da aula conforme necessário. Oferecer opções de apresentação, como comunicação visual junto de verbal, pode beneficiar alunos com diferentes preferências ou dificuldades. Essas práticas são projetadas para não requerer custos adicionais e nem muito tempo, mas sim, promover um ambiente inclusivo e respeitoso entre todos os participantes.

  • Utilizar um mix de recursos didáticos para acomodar diferentes estilos de aprendizagem.
  • Dar suporte individualizado para alunos que possam precisar de acompanhamento extra.
  • Oferecer opções de apresentação verbal e visual para acomodar diferentes preferências.
  • Facilitar a participação de todos com adaptabilidade no manejo dos recursos materiais disponíveis.

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