Histórias em Quadrinhos: Criadores em Ação

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos

A atividade consiste em transformar uma narrativa recebida em uma história em quadrinhos. Os alunos participarão de uma roda de debate para discutir características dos personagens e enredos. Em grupos, delinearão o roteiro e os desenhos, praticando a escrita compartilhada para criar diálogos e descrições das cenas. O objetivo é incentivar a coesão textual de forma lúdica e explorar a função social dos textos através da linguagem das HQs.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem a prática da escrita criativa e colaborativa, além de desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação. Ao transformar narrativas em histórias em quadrinhos, os alunos aprofundam sua compreensão sobre as diferentes linguagens de comunicação e a função social dos textos no cotidiano. A atividade estimula a cooperação entre colegas, promovendo também habilidades sociais cruciais para a formação integral dos alunos.

  • Estimular a criatividade e a capacidade de transformar textos narrativos em histórias em quadrinhos.
  • Desenvolver habilidades de escrita colaborativa, integrando diálogos e descrições coesas.
  • Fomentar a discussão crítica sobre personagens e enredos em um ambiente de debate coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange escrita criativa, análise e interpretação de textos, além de práticas de leitura e discussão. A partir da narrativa original, o foco será entender a estrutura narrativa, identificar elementos-chave como personagens e enredos, e reinterpretar a história no formato de quadrinhos. Isso favorece a compreensão e a reflexão sobre a linguagem visual e textual, aprimorando a capacidade de se comunicar de forma eficaz e crítica.

  • Escrita de textos narrativos e criação de histórias em quadrinhos.
  • Discussão e análise crítica de personagens e enredos.
  • Prática da leitura e interpretação de diferentes textos.

Metodologia

Para esta atividade, será utilizada uma combinação de metodologias ativas, como a roda de debate e a escrita colaborativa, que promovem a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. O trabalho em grupos permite que eles compartilhem ideias, desenvolvam habilidades de comunicação e aprendam uns com os outros. Além disso, a criação de histórias em quadrinhos requer pensamento crítico e criatividade, engajando os alunos em uma experiência de aprendizagem significativa e prática.

  • Roda de debate para discussão de personagens e enredos.
  • Trabalho em grupos para elaboração de histórias em quadrinhos.
  • Utilização de escrita colaborativa para desenvolver diálogos e descrições.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma única aula de 40 minutos, organizada para maximizar o tempo disponível. A primeira parte será dedicada à roda de debate, onde os alunos discutirão os elementos da narrativa. Na segunda parte, formarão grupos para começar a elaboração da história em quadrinhos. Esta estrutura permite que os alunos discutam e criem de forma equilibrada, aproveitando o dinamismo e a interação da aula.

  • Aula 1: Debate sobre a narrativa e início da criação da história em quadrinhos em grupos.
  • Momento 1: Abertura e Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo de transformar uma narrativa em história em quadrinhos. Oriente os alunos a se organizarem em um círculo e introduza alguns pontos importantes sobre os elementos narrativos, como personagens e enredo. Use exemplos práticos para contextualizar. Permita que alunos compartilhem suas ideias iniciais sobre as características dos personagens e enredos.

    Momento 2: Roda de Debate sobre Narrativa (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a se engajarem em uma discussão sobre a narrativa recebida. Incentive-os a pensar criticamente e formular perguntas. Promova uma discussão equilibrada e garanta que todos tenham a oportunidade de falar. Caso necessário, faça intervenções para manter o foco e conduza a discussão para explorar as características dos personagens e enredo.

    Momento 3: Formação de Grupos e Planejamento Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos e oriente-os a iniciarem o planejamento da história em quadrinhos. Cada grupo deve escolher um coordenador para liderar o processo. Incentive a colaboração e peça aos alunos que esbocem um roteiro inicial usando escrita compartilhada. Circule entre os grupos, oferecendo feedback e observando interações e participação ativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, forneça instruções claras e passo a passo, e permita intervalos curtos se necessário. Para estudantes com ansiedade, crie um ambiente de apoio e garanta que eles se sintam livres para participar sem pressão. Alunos com altas habilidades podem ser desafiados a criar subtramas dentro da história em quadrinhos. Use recursos visuais e multimídia para todos os alunos, facilitando a compreensão. É importante que o professor incentive uma comunicação aberta e ofereça suporte emocional sempre que necessário.

Avaliação

A avaliação será integrada ao processo de aprendizagem, com enfoque em métodos diversificados. O feedback será contínuo, detalhado e adaptativo, permitindo que os alunos reflitam sobre suas criações. Serão utilizados critérios como criatividade, coesão textual e capacidade de cooperação para avaliar o desempenho dos grupos. Exemplos de aplicação incluem a autoavaliação e os feedbacks entre pares, observando progresso e áreas de aprimoramento. As estratégias atenderão às necessidades individuais, garantindo que todos compreendam as expectativas e o valor educativo da tarefa.

  • Avaliação baseada em critérios de criatividade e coesão textual.
  • Autoavaliação e feedbacks entre pares para reflexões críticas.
  • Observação da colaboração e participação ativa nos grupos.

Materiais e ferramentas:

A atividade utilizará recursos simples e acessíveis, como papel, lápis e material de desenho, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário para participar ativamente. Recursos digitais podem ser integrados, conforme disponibilidade e infraestrutura, para enriquecer a experiência e permitir que alunos com alta habilidade explorem recursos avançados. Materiais adaptáveis asseguram que a atividade promova a criatividade sem restrições financeiras.

  • Papel, lápis e materiais de desenho para a criação de quadrinhos.
  • Utilização de recursos digitais para enriquecer e diversificar a tarefa.
  • Materiais adaptáveis e acessíveis garantindo participação igualitária.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios, mas é crucial encontrar maneiras de garantir a inclusão de todos os alunos. Para organizar essa atividade, serão adotadas estratégias práticas e específicas: por exemplo, estabelecer instruções claras em pequenos passos pode ajudar alunos com TDAH a manter o foco. Para estudantes com ansiedade, criar um ambiente acolhedor mediante elogios e reforços positivos aumentará o seu conforto e participação. Para alunos com altas habilidades, serão oferecidas oportunidades de liderar discussões ou explorar temas mais complexos. O objetivo é promover um ambiente de aprendizagem inclusivo, respeitador e equitativo ao mesmo tempo em que se assegura o desenvolvimento pleno de todos os alunos.

  • Instruções claras e por etapas ajudarão alunos com TDAH.
  • Ambiente acolhedor e reforços positivos auxiliarão alunos com transtornos de ansiedade.
  • Desafios adicionais para alunos com superdotação através de liderança e tópicos mais complexos.

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