Diário de um Narrador

Desenvolvida por: Kayo R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Comunicação e funções da linguagem
Temática: Transformação de Dados Estatísticos em Narrativas Criativas

A atividade 'Diário de um Narrador' tem como propósito integrar as habilidades de interpretação de dados com a narrativa criativa. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá um conjunto de dados estatísticos apresentados em gráficos ou tabelas. A tarefa consiste em construir uma narrativa curta que não só interprete esses dados, mas os transponha para uma história que reflita sobre possíveis problematizações ou soluções baseadas nos dados analisados. Esta atividade busca desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comunicar efetivamente informações, além de incentivar a criatividade ao transformar números e estatísticas em histórias significativas. Ao longo do processo, os estudantes vão exercitar funções da linguagem, ao mesmo tempo em que lidam com a responsabilidade de trabalhar em equipe e contribuir com ideias inovadoras. Assim, a atividade fomenta um aprendizado interdisciplinar, oferecendo a oportunidade para que os alunos façam conexões entre dados matemáticos e sua aplicação prática em contextos sociais, históricos ou tecnológicos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Diário de um Narrador' concentram-se em desenvolver competências essenciais para uma compreensão crítica e criativa do mundo. A atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de interpretar dados estatísticos e traduzir essas informações em narrativas significativas, fortalecendo a habilidade de análise crítica e comunicação. Os alunos aprenderão a colaborar em equipe, exercendo papéis diversos dentro do grupo, como líderes, pesquisadores e escritores, além de desenvolverem autonomia para tomar decisões informadas durante o processo criativo. No aspecto cognitivo, os alunos serão desafiados a correlacionar conceitos abstratos com realidades concretas, promovendo uma compreensão aprofundada e contextualizada dos temas abordados.

  • Interpretar dados estatísticos apresentados em gráficos e tabelas.
  • Transformar informações quantitativas em narrativas criativas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação efetiva.
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP20: Analisar graficamente os dados para produção de textos que expressem opinião, descrição e narração.
  • EF15LP21: Planejar e produzir narrativas curtas a partir de pressupostos norteadores.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Diário de um Narrador' integra diversos aspectos do currículo do Ensino Médio com foco em habilidades comunicativas e analíticas. Os alunos enfrentarão o desafio de interpretar dados quantitativos de maneira crítica com o objetivo de elaborarem narrativas curtas que transmitam significados e reflexões adicionais. A atividade inclui elementos de estatística básica, como leitura de gráficos e tabelas, além do estudo da estrutura narrativa e suas funções da linguagem, apropriação de diferentes registros comunicativos e estratégias de argumentação escrita. Dessa forma, busca-se desenvolver de maneira interdisciplinar competências requisitadas nas áreas de português e matemática, evidenciando a relevância do conhecimento contextualizado.

  • Leitura crítica de gráficos e tabelas.
  • Estruturação de narrativas curtas.
  • Aplicação de funções da linguagem na escrita criativa.
  • Exploração de estatística básica no contexto social.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Diário de um Narrador' é centrada no aluno e favorece a construção colaborativa do conhecimento. Inicia-se com uma introdução ao tema e ao objetivo da atividade, seguida pela divisão dos alunos em grupos. Cada grupo receberá dados específicos, que deverão analisar e interpretar. Esta etapa envolve discussão crítica e troca de ideias para construção coletiva da narrativa. Em seguida, os alunos planejarão a narrativa, cuidando da estruturação de início, meio e fim, incorporando elementos criativos para tornar o texto engajador. As funções da linguagem serão exploradas para enriquecer o texto em diversidade vocabular e coesão. Ao final, cada grupo apresentará sua narrativa para a turma, possibilitando feedback imediato e reflexão sobre diferentes soluções apresentadas para os mesmos dados.

  • Divisão da turma em grupos para colaboração.
  • Análise e interpretação coletiva de dados estatísticos.
  • Construção colaborativa de narrativas com foco nas funções da linguagem.
  • Apresentações e feedbacks para promover reflexão e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Diário de um Narrador' é planejado para ser realizado em um único encontro de 50 minutos. A aula será dividida em fases claramente definidas, começando com a apresentação do tema e propósito da atividade. A seguir, os alunos se reunirão em grupos para análise dos dados, dedicando um tempo para discussão e troca de ideias. A etapa seguinte será o planejamento e escrita da narrativa, incentivando a criatividade e uso adequado das funções da linguagem. Os últimos minutos serão destinados às apresentações grupais, permitindo que os alunos compartilhem suas narrativas e recebam feedback dos colegas e do professor.

  • Aula 1: Introdução, análise de dados, construção da narrativa e apresentação.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o objetivo da atividade: interpretar dados estatísticos e criar uma narrativa criativa a partir desses dados. Explique como isso pode ajudar no desenvolvimento de habilidades de comunicação e criatividade. É importante que você exponha exemplos práticos de como dados podem contar histórias. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas iniciais.

    Momento 2: Análise de Dados (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua os conjuntos de dados em gráficos e tabelas. Oriente os grupos a analisarem os dados com atenção, discutindo entre si as possíveis interpretações. Observe se todos os membros estão participando e incentive o uso de argumentos baseados nas informações disponíveis. Sugira que eles anotem as ideias e possíveis problematizações para facilitar o próximo passo.

    Momento 3: Construção da Narrativa (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie este momento pedindo aos alunos que utilizem a análise prévia para criar uma narrativa que una os dados a uma história significativa. É importante que os grupos reconheçam e apliquem as funções da linguagem ao longo do texto. Facilite a troca de ideias dentro dos grupos e intervenha quando necessário, dando dicas sobre estrutura narrativa e coesão do texto. Durante a construção, passe pelos grupos para oferecer feedback imediato.

    Momento 4: Apresentação das Narrativas (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha alguns grupos para apresentar suas narrativas produzidas. Permita que cada grupo compartilhe sua história com a turma, usando o projetor ou quadro interativo. É importante que todos os alunos prestem atenção e anotem observações ou dúvidas. Ofereça um feedback formativo breve para cada apresentação, destacando aspectos positivos e sugestões de melhoria.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir um ambiente inclusivo, crie um espaço onde os alunos possam colaborar de forma equivalente. Utilize a disposição dos grupos de maneira a incluir alunos que possam se sentir mais à margem e incentive contribuições de todos. Caso haja alunos que se sintam desconfortáveis ao falar em público, ofereça a opção de apresentarem suas ideias por escrito ou em forma de cartaz. Reforce a importância da escuta ativa e do respeito às ideias dos colegas, promovendo um ambiente de apoio mútuo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Diário de um Narrador' será processual e diversificada. Envolve a observação do engajamento e participação dos alunos durante todo o processo, desde a análise de dados até a apresentação final da narrativa. A primeira metodologia avaliativa aplicada será a observação da capacidade de interpretação e análise dos dados, buscando verificar a compreensão e aplicação dos conceitos discutidos em sala. Além disso, o desempenho dos alunos será avaliado com base em critérios que incluem a estrutura e criatividade da narrativa, a coerência e coesão do texto, e a capacidade de integrar as funções da linguagem de maneira efetiva. O feedback formativo será contínuo e oferecido após as apresentações dos grupos, permitindo que os alunos reflitam e melhorem a partir das críticas construtivas. Finalmente, o professor poderá adaptar a avaliação de acordo com as necessidades e contextos específicos de cada turma, garantindo flexibilidade e equidade no processo avaliativo.

  • Engajamento e participação dos alunos.
  • Capacidade de interpretação e análise de dados.
  • Estrutura e criatividade da narrativa.
  • Uso efetivo das funções da linguagem.
  • Feedback formativo e melhorias reflexivas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade 'Diário de um Narrador' serão acessíveis e focados na promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo. Serão utilizados principalmente recursos impressos, como gráficos e tabelas previamente selecionados com dados estatísticos relevantes, além de papel e equipamentos de escrita para que os alunos possam estruturar suas narrativas. Ferramentas tecnológicas como projetores ou quadros interativos podem ser utilizados na apresentação dos materiais e durante as apresentações dos grupos. A variedade e a simplicidade dos recursos garantem que a atividade possa ser adaptada para diversos contextos e necessidades, visando sempre o engajamento e a participação ativa dos alunos.

  • Gráficos e tabelas impressos.
  • Papel e canetas para escrita das narrativas.
  • Projetor ou quadro interativo para as apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos dos desafios enfrentados pelos professores, mas a inclusão e a acessibilidade na atividade 'Diário de um Narrador' são essenciais para garantir a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades específicas. Por isso, sugerimos algumas estratégias práticas que não oneram o professor ou a escola. O uso de gráficos e tabelas com fontes claras e cores contrastantes ajuda a pessoas com dificuldades visuais. Frases curtas e objetivas ao explicar a cada grupo suas tarefas são cruciais para facilitar a compreensão. Durante as apresentações, professores podem reforçar instruções verbalmente e convidar colegas a parafrasear o que foi dito, ampliando a compreensão e promovendo a empatia e colaboração. Adequações no ritmo das atividades podem incluir pausas para revisão e reflexão, permitindo ajustes conforme necessário. Essas práticas pretendem garantir um ambiente respeitoso, inclusivo e colaborativo para todos os alunos.

  • Uso de gráficos e tabelas visivelmente acessíveis.
  • Frases curtas e instruções claras.
  • Reforço verbal e parafraseamento nas apresentações.
  • Pausas para revisão e reflexões.

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