Crônicas de Humor: Os Mestres do Riso

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gênero de Crônica Cômica

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao gênero da crônica, com enfoque no humor. Durante as aulas, os estudantes participarão de atividades práticas que incluem jogos e discussões em grupos para criar mini crônicas cômicas baseadas em situações do cotidiano. Na primeira aula, através de um jogo interativo e dinâmico, os alunos irão se inspirar em tirinhas humorísticas, explorando como o uso de ironia e humor pode ser eficaz na criação de crônicas. A segunda aula adotará o modelo de sala de aula invertida, onde os alunos apresentarão suas criações ao grupo e participarão de análises críticas sobre o uso de expressões humorísticas nos textos. O objetivo é estimular a criatividade, o pensamento crítico e a habilidade de escrita dos alunos, além de promover habilidades sociais como cooperação, mediação de conflitos e responsabilidade coletiva. O plano atende às necessidades cognitivas e sociais dos estudantes, bem como considera as especificidades da turma, como a presença de alunos com TDAH, implementando estratégias para melhorar o foco e a interação.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam oferecer uma compreensão profunda do gênero da crônica, especificamente no uso do humor. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e justificar o efeito de humor em tirinhas e textos, produzi-los respeitando as características do gênero, e reconhecer a presença de valores sociais e culturais que emergem dos textos. As práticas pedagógicas foram planejadas para incentivar o desenvolvimento de competências linguísticas e semióticas dos alunos, atendendo às orientações da BNCC. Além disso, embasam-se em metodologias ativas que tornam o estudante um agente central do aprendizado, promovendo a análise crítica e a reflexão sobre as criações dos colegas, realçando habilidades de expressão e argumentação com base factual e social. Por meio das atividades planejadas, os alunos vivenciarão contextos reais de produção textual e análise crítica, utilizando as tirinhas como ponto de partida para suas criações, reforçando a conexão entre o conteúdo acadêmico e experiências cotidianas.

  • Identificar e justificar o efeito de humor em crônicas cômicas.
  • Produzir crônicas respeitando as características do gênero humorístico.
  • Reconhecer valores sociais e culturais em textos humorísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é estruturado para oferecer uma visão abrangente e aplicada do gênero crônica cômica. Os alunos terão a oportunidade de explorar as tirinhas como um meio de entender os elementos fundamentais do humor, como a ironia e a crítica social. Dividido em duas sessões, o currículo progride da compreensão teórica dos elementos humorísticos para a aplicação prática na produção de textos, assegurando que os alunos não apenas absorvam o conhecimento, mas também desenvolvam habilidades práticas de escrita e análise. A execução das atividades permite uma integração de múltiplas competências, incentivando a reflexão sobre o uso da linguagem e suas repercussões sociais, ao mesmo tempo que permitem uma prática de escrita criativa e colaborativa. A apreciação das crônicas produzidas visa promover um entendimento cultural mais amplo e um olhar crítico sobre a sociedade, vinculando os conteúdos à vivência dos alunos. Este programa não apenas contribui para as competências linguísticas, mas também para o crescimento pessoal e social dos alunos.

  • Identificação dos elementos de humor e ironia.
  • Análise crítica e interpretação de tirinhas humorísticas.
  • Produção de crônicas cômicas.
  • Apresentação e discussão das produções em grupo.

Metodologia

As metodologias adotadas foram cuidadosamente selecionadas para engajar os alunos de maneira criativa e prática. A primeira aula foca em aprendizagem baseada em jogos e atividade mão-na-massa, onde os alunos participarão de um jogo que incentiva criatividade ao criarem mini crônicas baseadas em tirinhas. Este método não apenas torna o aprendizado mais dinâmico, mas também estimula o pensamento crítico e colaborativo. Ao utilizar tirinhas como base, os estudantes conseguem visualizar e quebrar o humor, entendendo sua construção de forma prática. A segunda aula aplica a metodologia de sala de aula invertida, permitindo que os alunos apresentem suas criações e participem de debates sobre as mesmas. Essa abordagem incentiva o protagonismo estudantil, responsabilidade e melhora as habilidades de comunicação e análise crítica dos alunos enquanto discutem suas produções. A aula expositiva complementa essa metodologia ao oferecer um espaço para recapitulação teórica e contextualização das atividades práticas, assegurando que todos os alunos tenham uma compreensão completa e fundamentada.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos na criação de crônicas.
  • Atividade Mão-na-massa com uso de tirinhas.
  • Sala de Aula Invertida para apresentação e discussão.
  • Aula Expositiva para contextualização teórica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi distribuído em duas aulas de 40 minutos, cuidadosamente planejadas para maximizar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. A primeira aula inicia com a introdução ao gênero de crônicas humorísticas através de um jogo interativo com foco em tirinhas, priorizando a aplicação prática dos conceitos em um ambiente lúdico. Os alunos, em grupos, criam mini crônicas, promovendo a interação e a colaboração. A segunda aula é dedicada à apresentação das crônicas, utilizando a estratégia de sala de aula invertida. Nesta sessão, os alunos discutem suas produções, aprofundando o entendimento do humor e dos valores sociais contidos nos textos. A metodologia expositiva é entrelaçada para reforçar a teoria e conectar as atividades práticas ao conteúdo curricular. O planejamento temporal almeja criar um ambiente inclusivo e interativo, onde as ideias podem ser exploradas e debatidas em profundidade.

  • Aula 1: Introdução ao humor em crônicas através de jogo interativo com tirinhas.
  • Momento 1: Apresentação do Gênero Crônica e Humor (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o gênero crônica e seu papel social e cultural. Explique que, nesta atividade, o foco será no humor como ferramenta literária. Apresente exemplos rápidos de crônicas humorísticas para estimular a curiosidade dos alunos. É importante que os alunos compreendam a diferença básica entre crônica e outros gêneros. Observe se os alunos estão conseguindo entender o conceito e faça perguntas para verificar a compreensão.

    Momento 2: Análise de Tirinhas Humorísticas (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua tirinhas humorísticas impressas para os alunos. Divida a turma em pequenos grupos e peça que analisem as tirinhas, identificando elementos de humor e ironia. Oriente os alunos a discutir como esses elementos poderiam ser adaptados em uma crônica. Permita que cada grupo compartilhe uma breve análise com a turma. Observe se os grupos estão participando de forma equitativa e intervenha caso algum aluno esteja menos engajado para promover a inclusão.

    Momento 3: Jogo Interativo - Criando Histórias Cômicas (Estimativa: 15 minutos)
    Organize um jogo interativo onde cada grupo receberá uma situação cotidiana para transformar em uma mini crônica humorística. Estimule a criatividade ao desafiar os alunos a incorporar elementos de surpresa e humor. Circulate entre os grupos para oferecer apoio e feedback durante o processo de criação. Utilize este momento para avaliação informal, observando a participação e a aplicação dos conceitos discutidos nos grupos.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 5 minutos)
    Peça que alguns grupos compartilhem suas mini crônicas com a turma. Facilite uma breve discussão sobre as diferentes abordagens ao humor utilizadas pelos grupos. Incentive os alunos a oferecerem feedback construtivo aos colegas, destacando o uso interessante de humor e ironia. Conclua este momento reforçando os conceitos chave abordados na aula e parabenizando os alunos pelo empenho.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, ofereça instruções claras e visualmente organizadas para cada atividade. Divida o tempo em blocos pequenos e conceda pausas breves para que mantenham o foco. Considere designar papéis específicos para estes alunos nos grupos para ajudá-los a se concentrarem, como 'líder de discussão' ou 'escritor do grupo'. Fique atento aos sinais de dispersão e redirecione gentilmente a atenção sempre que necessário, com reforços positivos para engajamento. Por último, elogie esforços e contribuições individuais para aumentar a autoestima e participação ativa.

  • Aula 2: Apresentação e discussão das crônicas criadas, usando a sala de aula invertida.
  • Momento 1: Preparação para Apresentação dos Alunos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando os conceitos trabalhados na aula anterior sobre crônicas e humor. Instrua os alunos a se organizarem em seus grupos para preparar a apresentação das crônicas criadas. É importante que cada grupo reveja seus textos e combine a forma de apresentação para otimizar o tempo, garantindo que a participação de todos os membros seja equitativa. Certifique-se de que as instruções estejam claras e observe se todos os alunos estão preparados, oferecendo apoio Extra se necessário.

    Momento 2: Apresentação das Crônicas (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os grupos para, um de cada vez, apresentarem suas crônicas à turma. Cada apresentação deve ser breve, para dar chance a todos os grupos. Oriente os alunos a estarem atentos, pois ao final das apresentações haverá um momento de troca de feedback. Utilize este tempo para anotar observações sobre a criatividade, uso do humor e estrutura dos textos, que servirão para uma avaliação formativa. Observe a reação dos ouvintes e intervenha se necessário para manter a ordem e foco, incentivando um ambiente de apoio e respeito.

    Momento 3: Discussão e Análise Crítica (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente a turma a participar de uma discussão sobre as apresentações. Incentive os alunos a oferecerem feedback construtivo, apontando elementos de humor bem-sucedidos e sugerindo melhorias. Peça que compartilhem suas percepções sobre a eficácia do humor nas crônicas e o que poderia ser ajustado. É importante que o professor modere a discussão para garantir que todos que desejarem consigam se expressar. Este momento também serve para a autoavaliação dos alunos, refletirem sobre suas apresentações e ouvirem os colegas.

    Momento 4: Reflexão Final e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza um momento de reflexão coletiva, ressaltando os pontos positivos da atividade e o engajamento demonstrado pelos alunos. Reforce a importância do humor como ferramenta literária e seu papel social. Conclua a aula entregando um feedback geral sobre as apresentações e motivando os alunos a continuarem explorando suas habilidades de escrita. É importante que os alunos saiam motivados e reconhecendo o valor do aprendizado coletivo e colaborativo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, ofereça pausas regulares durante as apresentações para evitar dispersões. Divida as instruções em etapas claras e visíveis no quadro. Considere designar papéis específicos, como 'apresentador' ou 'mediador', para facilitar a concentração e engajamento desses alunos na atividade. Utilize reforços positivos para validar suas contribuições e esforços. Certifique-se de criar um ambiente inclusivo, onde todos se sintam à vontade para participar, oferecendo feedback construtivo e reconhecendo os esforços individuais e coletivos.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada para abranger as diversas habilidades desenvolvidas. Inicialmente, serão utilizados portfólios para os alunos colecionarem suas crônicas e reflexões durante as aulas. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio progresso e identifiquem áreas de melhoria. Durante as apresentações, será implementada a avaliação entre pares, promovendo uma troca construtiva de feedback entre os colegas, incentivando a colaboração e o apoio mútuo. A avaliação pelo professor observará a criatividade e a aderência aos elementos do gênero da crônica, assim como a habilidade demonstrada em identificar e justificar o uso de humor e ironia. Os critérios incluem a originalidade, uso do vocabulário apropriado e a habilidade crítica e analítica demonstrada Pelos alunos. Adaptações dos critérios avaliativos serão feitas para acomodar necessidades específicas, especialmente para estudantes com TDAH. O feedback formativo será fornecido ao longo das atividades para assegurar que os objetivos de aprendizagem estejam sendo atingidos e que todos os alunos se sintam apoiados em seu desenvolvimento contínuo.

  • Portfólio de crônicas e reflexões.
  • Autoavaliação para refletir sobre o próprio aprendizado.
  • Avaliação entre pares durante as apresentações.
  • Avaliação pelo professor com base na criatividade e adesão ao gênero.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são cuidadosamente selecionados para promover um ambiente de aprendizado funcional e interativo, sem depender de tecnologias digitais. Materiais impressos, como tirinhas e folhas de atividades, serão providenciados para fornecer exemplos concretos de humor em textos. O uso de cartolinas, papéis, canetas e lápis permitirá que os alunos exercitem a criatividade e produzam suas próprias crônicas de forma tangível. Estes recursos não apenas favorecem o aprendizado ativo, mas também auxiliam na organização das ideias, especialmente para alunos que necessitam de suporte extra nas tarefas de escrita. Além disso, materiais de apoio, como exemplos de crônicas humorísticas, serão utilizados para inspirar e guiar as produções dos alunos, garantindo que todos tenham acesso equitativo às ferramentas de aprendizagem necessárias durante a atividade.

  • Materiais impressos de tirinhas humorísticas.
  • Os 'Materiais impressos de tirinhas humorísticas' podem ser adquiridos através de pesquisa em coletâneas de tirinhas em livros disponíveis em bibliotecas ou para compra em livrarias físicas e online, que frequentemente reúnem obras de tirinhas clássicas e renomadas. Alternativamente, é possível acessar websites que disponibilizam tirinhas humorísticas de forma legal para impressão, como páginas de autores e artistas que divulgam seu trabalho na internet, ou plataformas digitais de quadrinhos que oferecem algumas tirinhas com licenças para uso educacional. É recomendado que o professor selecione tirinhas apropriadas para a faixa etária e contexto escolar antes de imprimi-las para uso nas aulas.

  • Papéis, lápis, canetas e cartolinas para criação de crônicas.
  • Exemplos de crônicas humorísticas.
  • Os 'Exemplos de crônicas humorísticas' podem ser acessados através da busca em livros de antologias de cronistas conhecidos, como Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes e Rubem Braga, disponíveis em bibliotecas ou para compra em livrarias físicas e online. Além disso, é possível encontrar crônicas humorísticas em plataformas digitais que disponibilizam acervos literários, como o site do Projeto Releituras ou em publicações eletrônicas de editoras especializadas em literatura. Professores podem selecionar previamente alguns textos para uso didático, considerando a faixa etária e o contexto da turma, e disponibilizá-los impressos para os alunos durante as aulas.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que os professores enfrentam desafios significativos no dia a dia ao buscar atender as necessidades específicas de cada aluno. No entanto, é essencial considerar estratégias práticas para garantir que todos, incluindo alunos com TDAH, possam participar plenamente da atividade. Para apoiar a concentração, sugerimos que as instruções sejam divididas em passos menores e claros, com pausas estratégicas para facilitar a retenção da informação. Organizadores gráficos como mapas mentais ou esboços visuais podem ser empregados para ajudar na organização das ideias e na estruturação das crônicas. Estruturas de questão e atividade clara auxiliam na criação de um ambiente mais previsível. A oportunidade de se movimentar durante as atividades interativas deve ser encorajada, permitindo que os alunos com TDAH canalizem energia de maneira produtiva. Observações atentas a sinais de desatenção permitem intervenções rápidas e eficazes, mantendo a comunicação constante com a família sobre o progresso acadêmico do aluno. A escolha cuidadosa de espaços na sala de aula que minimizam distrações visuais e auditivas serão úteis. Nas avaliações, oferecer tempo extra ou instruções suplementares pode garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos de maneira justa.

  • Divisão das instruções em passos claros para focar a atenção.
  • Uso de organizadores gráficos para auxiliar na estruturação das ideias.
  • Estratégias de movimentação durante atividades dinâmicas.
  • Intervenções rápidas quando sinais de desatenção forem identificados.

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