Aventura dos Personagens

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias

Nesta atividade, os alunos serão incentivados a explorar sua criatividade e habilidades narrativas através da criação de histórias originais. No início, discutirão diferentes ideias em grupos para esboçar temas e personagens. A atividade adota uma abordagem de sala de aula invertida ao utilizar vídeos educativos sobre narrativa. Posteriormente, por meio de atividades lúdicas, os alunos enfrentarão desafios aplicados por meio de jogos que envolvam seus personagens idealizados. Em seguida, será promovido um debate que permitirá aos alunos discutir e justificar escolhas de seus personagens e narrativas. Por fim, todo o conhecimento adquirido será aplicado na escrita de uma história curta. Este plano de aula visa integrar várias metodologias ativas, permitindo aos alunos desenvolverem competências essenciais de forma dinâmica e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade está estruturada para fortalecer nos alunos habilidades de leitura, escrita e interpretação. O objetivo central é permitir que os alunos desenvolvam a capacidade de criar narrativas complexas, onde conseguem aplicar conhecimentos prévios de forma criativa e crítica. Com isso, busca-se estimular a capacidade de expressão escrita, incentivando a clareza e coesão textual. Além disso, promove a habilidade de trabalhar em equipe, uma vez que os alunos terão que discutir suas narrativas e tomar decisões em grupo. A atividade também almeja cultivar a habilidade de argumentação através da roda de debates, preparando os alunos para expor suas ideias de forma estruturada e respeitosa.

  • Desenvolver habilidade de criação de narrativas.
  • Estimular a capacidade de leitura e interpretação.
  • Melhorar a clareza e coesão na expressão escrita.
  • Promover o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Incentivar a argumentação e exposição de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é variado e abrange vários aspectos do ensino de Língua Portuguesa no 3º ano. Ao longo das aulas, os alunos serão apresentados a diversos conceitos essenciais, como a construção de tramas, o desenvolvimento de personagens e a criação de ambientes narrativos. Será enfatizado o papel do narrador e a relação com o ponto de vista na narrativa. Haverá também uma exploração de diferentes formatos e gêneros textuais, permitindo que os alunos expressem suas histórias de forma coesa e lógica. Além disso, serão introduzidos a conceitos básicos de gramática e ortografia que ajudarão a enriquecer suas produções escritas. Outra parte essencial do conteúdo é o uso de debates para fomentar a habilidade de argumentação e reflexão crítica.

  • Construção de tramas e desenvolvimento de enredo.
  • Criação e caracterização de personagens.
  • A exploração de ambientes narrativos.
  • Papel do narrador e ponto de vista na narrativa.
  • Exploração de formatos e gêneros textuais.
  • Conceitos básicos de gramática e ortografia.
  • Promover argumentação através de debates.

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade buscam maximizar a interação dos alunos com os conteúdos de forma dinâmica e engajadora. O uso da Aprendizagem Baseada em Projetos nas aulas iniciais oferece aos alunos a chance de se envolver ativamente na criação de suas histórias, trabalhando de modo colaborativo para desenvolver personagens e tramas. A abordagem de Sala de Aula Invertida proporciona uma experiência de aprendizagem diferenciada, onde os alunos adquirem o conteúdo fora da sala de aula e o aplicam em atividades práticas. A Aprendizagem Baseada em Jogos enriquece a experiência por meio de atividades lúdicas, facilitando a internalização de conceitos. A Roda de Debate oferece um espaço seguro para expressão de opiniões e exposição argumentativa, enquanto a Atividade Mão-na-massa desafia os alunos a aplicar seus conhecimentos na produção escrita final. Esta integração de métodos visa atender diferentes estilos de aprendizagem e promover o desenvolvimento das competências descritas pela BNCC.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Sala de Aula Invertida.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Roda de Debate.
  • Atividade Mão-na-massa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi organizado para permitir uma progressão natural e coerente do aprendizado dos alunos. Na primeira aula, os alunos são introduzidos ao conceito de criação de histórias, colaborando em grupos para elucidar ideias que servirão de base para suas narrativas. A segunda aula, por meio da Sala de Aula Invertida, foca na análise de vídeos que exploram aspectos técnicos de narração, permitindo uma compreensão profunda antes da aplicação prática. A terceira aula, com a Aprendizagem Baseada em Jogos, fornece um espaço de experimentação e resolução de problemas que envolvem os personagens criados. A quarta aula promove o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, com um debate acerca das escolhas e consequências das ações de seus personagens. Finalmente, na quinta aula, os alunos aplicarão todo o conhecimento e a preparação das aulas anteriores para a construção de uma história coerente e original, cultivando tanto a autonomia quanto a criatividade.

  • Aula 1: Discussão e esboço de ideias de histórias.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Formação de Grupos (10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o tema da atividade: 'Criação de Narrativas Originais'. Explique que durante a aula, eles terão a oportunidade de criar suas próprias histórias usando sua imaginação. Divida os alunos em pequenos grupos de 4 a 5 integrantes para facilitar a dinâmica da discussão. Garanta que os grupos sejam variados, promovendo a diversidade de ideias. Observe se todos os alunos estão engajados e confortáveis em seus grupos.

    Momento 2: Exploração de Ideias de Histórias (15 minutos)
    Oriente cada grupo a escolher um relator que tomará notas das ideias discutidas. Peça aos alunos que compartilhem ideias de temas e tipos de personagens que consideram interessantes. Incentive a criatividade e a escuta ativa dentro do grupo. Circule entre os grupos, oferecendo sugestões e garantindo que todos tenham a oportunidade de falar. Avalie o envolvimento dos alunos observando a diversidade e inovação das ideias discutidas.

    Momento 3: Desenvolvimento de Esboços (15 minutos)
    Oriente os grupos a escolherem um tema entre os discutidos e começarem o esboço de sua história. Cada grupo deve decidir sobre o enredo básico, personagens principais e cenário. Forneça papel e lápis para que possam fazer anotações e esboços. Incentive-os a pensar em elementos como início, meio e fim. Avalie o progresso dos grupos observando a coesão e clareza na organização das ideias. Elogie a participação ativa e a cooperação entre os membros dos grupos.

  • Aula 2: Análise de vídeos sobre narrativas.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente aos alunos a importância de entender e analisar narrativas. Apresente o objetivo da aula de hoje que é aprender através da observação de vídeos sobre diferentes estruturas narrativas. Antes de exibir os vídeos, faça perguntas como 'Vocês sabem o que é uma narrativa?', para instigar o interesse e valorizar o conhecimento prévio dos alunos.

    Momento 2: Exibição Guiada de Vídeos (Estimativa: 15 minutos)
    Selecione 2 a 3 vídeos curtos e educativos sobre narrativas para exibição. Garanta que os conteúdos sejam adequados para a faixa etária e estimulantes. Antes de cada vídeo, forneça algumas orientações sobre o que os alunos devem prestar atenção, como o desenvolvimento dos personagens ou a estrutura da história. Durante a exibição, faça pausas estratégicas para destacar pontos importantes ou esclarecer dúvidas.

    Momento 3: Discussão em Pares (Estimativa: 10 minutos)
    Após a exibição, organize os alunos em duplas e peça que discutam sobre as narrativas dos vídeos assistidos. Incentive-os a falar sobre o que mais gostaram ou o que acharam mais interessante. Circulando pela sala, observe as discussões e intervenha para orientar ou provocar reflexões mais profundas. Faça perguntas desafiadoras para estimular o pensamento crítico.

    Momento 4: Compartilhamento e Reflexão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna novamente a turma e convide alguns alunos ou duplas para compartilhar suas percepções ou um novo aprendizado sobre o conteúdo dos vídeos. Registre as principais contribuições no quadro para referência. Encerre a aula reforçando o aprendizado do dia e conecte-o com a atividade da próxima aula.

  • Aula 3: Jogos de desafios com personagens.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos de Desafios com Personagens (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos que hoje eles participarão de jogos interativos usando os personagens e esboços desenvolvidos nas aulas anteriores. Dê uma visão geral de como os jogos funcionarão e estabeleça as regras básicas, incluindo a importância do respeito mútuo durante os desafios. É fundamental que você esclareça quaisquer dúvidas antes de iniciar, garantindo que todos os alunos entendam as instruções. Promova o entusiasmo incentivando-os a entrar nos papéis de seus personagens.

    Momento 2: Dinâmica dos Jogos de Personagens (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos, de 4 a 5 alunos. Cada grupo participará de um jogo onde os personagens que criaram enfrentarão desafios específicos. Distribua fichas ou cartões com situações que deverão ser resolvidas pelos personagens. Por exemplo, Seu personagem está em uma floresta encantada e encontra um urso falante. O que ele faz? Assegure-se de circular entre os grupos, oferecendo sugestões e apoio conforme necessário. Estimule os alunos a pensarem criativamente nos problemas apresentados e incentive a escuta ativa. Observe como os alunos colaboram e se comunicam para avaliar cooperação e criatividade.

    Momento 3: Reflexão e Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 10 minutos)
    Após os jogos, reúna os alunos em um círculo para uma reflexão coletiva. Pergunte o que aprenderam sobre seus personagens e como resolveram os desafios. Permita que compartilhem histórias curtas sobre suas experiências. Isso aumenta o senso de comunidade e permite que aprendam uns com os outros. Anote no quadro pontos importantes mencionados pelos alunos. Elogie a participação de todos, destacando momentos de inovação e trabalho em equipe que você observou.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Adeque os grupos para que todos os alunos se sintam confortáveis, garantindo que todos tenham uma função apropriada às suas habilidades. Forneça cartões e fichas com textos claros e, se necessário, use imagens ou símbolos para facilitar a compreensão. Se houver alunos com dificuldade de foco, posicione-os próximos a você para que possam receber orientações mais diretas e apoio imediato. Adicionalmente, use audiodescrições ou narrações mais vívidas para alunos que possam se beneficiar de informações suplementares auditivas.

  • Aula 4: Debate sobre escolhas narrativas.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles terão a oportunidade de participar de um debate para discutir suas escolhas narrativas. Destaque a importância de ouvir atentamente os colegas e expressar suas ideias claramente. Organize a turma em um grande círculo para que todos possam se ver. Explique as regras do debate, enfatizando o respeito e a escuta ativa. Incentive os alunos a fazerem anotações durante o debate para que possam partilhar suas reflexões posteriormente.

    Momento 2: Apresentação de Escolhas Narrativas (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar um breve resumo de suas narrativas, incluindo escolhas de enredo, personagens e ambiente. Cada apresentação deve ter cerca de 1 minuto. Garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de compartilhar, fazendo intervenções para garantir que cada apresentação esteja clara e envolvente. Peça aos alunos que anotem perguntas ou considerações a respeito das apresentações dos colegas.

    Momento 3: Discussão Guiada (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a discussão direcionando perguntas aos alunos sobre as escolhas feitas nas narrativas apresentadas. Por exemplo, pergunte como os personagens influenciaram o enredo ou por que determinado cenário foi escolhido. Incentive a participação de todos, promovendo rodadas de perguntas e reflexões. Faça intervenções quando necessário para redirecionar o foco e manter a ordem. Utilize a tática de perguntar para todos e então direcionar para um aluno específico, garantindo que todos tenham a chance de fornecer suas opiniões. Registre no quadro as principais ideias e argumentos discutidos durante o momento.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize o debate reunindo a turma para um momento coletivo de reflexão. Pergunte aos alunos sobre os aprendizados do debate e o que mais lhes chamou atenção. Incentive-os a pensar em como as escolhas narrativas discutidas podem influenciar suas próprias histórias. Sugira que eles escrevam uma breve reflexão em seus cadernos sobre algo novo que aprenderam ou uma ideia recebida no debate que possa ser incorporada em suas narrativas. Finalize elogiando a participação e contribuição de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Promova um ambiente seguro para que todos os alunos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões. Garanta que alunos mais tímidos sejam incentivados a contribuir, respeitando seu tempo e modo de participação. Se necessário, forneça apoio visual, como esquemas e mapas mentais, para auxiliar na compreensão das discussões. Incentive o respeito às falas dos colegas, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Utilize um microfone ou amplifique a voz, se possível, para garantir que todos possam ouvir claramente. Fique atento à linguagem corporal dos alunos para identificar qualquer desconforto e intervir de maneira positiva e encorajadora.

  • Aula 5: Produção final de história.
  • Momento 1: Planejamento da Redação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles vão finalizar a história que começaram a desenvolver ao longo das aulas anteriores. Instrua-os a relembrarem as partes principais do enredo e personagens criados. Forneça um rápido resumo das etapas passadas e permita que cada aluno reveja suas anotações e esboços. Circule pela sala para ajudar os alunos a organizarem suas ideias, oferecendo sugestões e assegurando que todos tenham um plano coerente antes de começar a redação.

    Momento 2: Escrita Criativa Individual (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que transformem suas ideias e esboços em textos completos. Incentive-os a utilizarem uma linguagem descritiva para enriquecer a narrativa. É importante que incentivem a concentração e o respeito ao ritmo de criação de cada aluno. Ofereça apoio aos que encontrarem dificuldades, sugerindo maneiras de superar bloqueios criativos e elogiando avanços e inovações. Avalie a coesão e clareza das histórias observando o desenvolvimento das ideias no papel.

    Momento 3: Correção e Revisão Compartilhada (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos para trocarem suas histórias com um colega para revisão. Instrua os revisores a olharem possíveis erros gramaticais e de coerência, além de oferecerem feedback positivo e construtivo sobre a narrativa. Você deve circular entre as duplas para assegurar que as orientações estão sendo seguidas corretamente. Instrua-os a fazer uma breve autoavaliação crítica e incorporação das sugestões recebidas. Ao final, colete as redações para uma avaliação mais detalhada em outro momento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Garanta que todos os alunos estejam sentados em um local com boa iluminação e que possam manter o foco nas atividades. Ofereça formatos alternativos de escrita ou opções de ditado para aqueles que possam ter dificuldades motoras ou de escrita. Forneça feedback positivo frequente para manter a motivação dos alunos e impulsionar sua autoconfiança. Utilize avisos visuais de tempo para ajudar alunos que têm dificuldade em gerenciar tarefas dentro de períodos estipulados. Incentive o uso de recursos visuais ou esquemas por aqueles que se beneficiam de um suporte visual, e mantenha o clima da sala acolhedor e respeitoso, assegurando que todos os alunos se sintam confortáveis para participar.

Avaliação

Para avaliar o progresso dos alunos nesta atividade, serão utilizados diversos métodos de avaliação que alinham-se aos objetivos de aprendizagem. O primeiro método é a observação contínua, que ocorrerá ao longo das cinco aulas e proporcionará insights sobre a participação e evolução de cada aluno. Os critérios incluirão engajamento, colaboração e respeito às opiniões dos colegas. Adicionalmente, a autoavaliação permitirá que os alunos reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem e identifiquem áreas de melhoria. Esta prática reforça habilidades de autocrítica e autorreflexão. Outra opção é a elaboração de um portfólio individual, que compreende todos os materiais e ideias desenvolvidas durante o projeto, servindo como uma coleção de evidências do progresso e aprendizado do aluno. Exemplos práticos incluem a avaliação de esboços de histórias e o feedback construtivo dado durante as rodas de debates. Este portfólio poderá receber feedback formativo, orientando as próximas etapas do aprendizado. Finalmente, uma avaliação final somativa será executada através da análise da produção escrita, onde serão considerados critérios como coerência, criatividade e respeito às normas gramaticais.

  • Observação contínua do envolvimento e trabalho em equipe.
  • Autoavaliação dos estudantes sobre seu desempenho.
  • Portfólio de desenvolvimento de atividades e ideias.
  • Análise somativa da produção escrita final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados com o intuito de enriquecer o processo de aprendizagem e engajar os alunos na construção de suas narrativas. Materiais visuais, como vídeos educativos sobre estrutura narrativa, serão empregados para facilitar a compreensão dos componentes essenciais de uma história. Jogos pedagógicos, que colocam o aluno em contextos lúdicos para resolver desafios, também são utilizados para melhorar a compreensão e criatividade. Recursos audiovisuais, como projetores ou telas interativas, permitirão a visualização coletiva e o compartilhamento de conteúdos digitais. Materiais de escrita e papelaria, como cadernos e canetas coloridas, serão fundamentais para o esboço e planejamento, assim como o uso de softwares básicos de edição de textos para a produção final. Esses recursos não apenas apoiam as metodologias propostas, mas também estimulam uma participação ativa e reflexiva dos alunos.

  • Vídeos educativos sobre estruturas narrativas.
  • Jogos pedagógicos e atividades lúdicas.
  • Projetores e telas interativas.
  • Materiais de escrita e papelaria.
  • Softwares básicos de edição de textos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos as muitas responsabilidades existentes na rotina de um professor, mas a inclusão e acessibilidade são essenciais em qualquer proposta educacional. Embora nossa turma não tenha necessidades específicas pontuadas, ainda é crucial garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário aos recursos e oportunidades. Para esse fim, o ambiente de aprendizagem será continuamente avaliado para garantir que seja inclusivo e confortável para todos os estudantes. Materiais didáticos simples e adaptáveis serão oferecidos, como a possibilidade de impressão em fontes maiores ou o uso de audiolivros. As atividades práticas foram desenhadas de forma a garantir que todos os alunos possam participar igualmente, considerando a inclusão social e garantindo que diferentes estilos de aprendizagem sejam contemplados. A estratégia de roda de debate, por exemplo, oferece um espaço seguro para todos expressarem suas ideias, respeitando a diversidade de pensamentos e culturas entre os alunos. Além disso, o feedback será individualizado e adaptado ao progresso específico de cada aluno, sempre em contato próximo com os pais para acompanharem o desenvolvimento educacional de suas crianças.

  • Adaptação de materiais didáticos para diversidade de aprendizagem.
  • Ambiente de aprendizagem inclusivo e confortável.
  • Espaço para expressões de ideias respeitando a diversidade.
  • Individualização e adaptação do feedback.

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