A Festa das Palavras

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita (compartilhada e autônoma), MEU NOME

Nesta atividade, intitulada 'A Festa das Palavras', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma festa temática onde cada um trará uma palavra especial escrita em um cartão decorativo. Durante a aula, cada aluno apresentará sua palavra para a turma, explorando suas características e contextos de uso. Este formato de atividade prática visa estimular a criatividade dos alunos e aprimorar sua percepção das convenções da escrita. Os alunos irão observar as semelhanças e diferenças entre as palavras apresentadas, enriquecendo seu vocabulário e entendimento das estruturas básicas da língua. Além disso, a atividade promove a integração social e a habilidade de falar em público, desenvolvendo tanto competências cognitivas quanto sociais fundamentais para crianças nessa faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para 'A Festa das Palavras' visam desenvolver a competência dos alunos em reconhecer e comparar escritas convencionais e perceber suas próprias produções. Esta atividade ajuda os alunos a aumentar seu reconhecimento de palavras e expandir seu vocabulário de forma interativa, fornecendo um ambiente lúdico para aplicar o que estão aprendendo. Ao final da atividade, espera-se que os alunos consigam identificar semelhanças e diferenças em palavras e que se sintam mais confiantes ao explorar o uso da escrita em diferentes contextos, o que contribui para o desenvolvimento de sua habilidade de leitura e escrita.

  • Ampliar o vocabulário por meio de atividades interativas.
  • Reconhecer convenções básicas de escrita.
  • Desenvolver habilidade de comparação e contraste entre palavras.
  • Estimular a confiança na apresentação oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está centrado nas práticas de escrita e suas convenções, destacando-se a importância do reconhecimento e uso de diferentes palavras no cotidiano dos alunos. Ao trazer palavras especiais, os alunos praticam a escrita e a apresentação, atividades que reforçam o entendimento das convenções ortográficas e fonográficas da língua. Neste sentido, o aluno terá a oportunidade de aplicar suas habilidades de forma prática, através de interações orais que expandem seu leque linguístico e reforçam estruturas cognitivas nas quais se baseiam a leitura e a escrita, essenciais para a transição contínua no universo letrado.

  • Convenções básicas da escrita.
  • Construção de vocabulário.
  • Interação oral e apresentação em grupo.
  • Comparação entre palavras para reconhecimento de padrões.

Metodologia

A metodologia adotada para 'A Festa das Palavras' envolve a utilização de uma aula expositiva e interativa, promovendo um ambiente de descoberta ativa e colaboração entre os alunos. A metodologia é centrada no aluno, incentivando a participação ativa e o protagonismo, ao mesmo tempo que proporciona suporte pedagógico e instrucional. As atividades planejadas promovem aprendizado significativo através de desafios e incentivos à exploração e análise crítica do material apresentado. Estratégias lúdicas e a interação direta com os materiais didáticos incentivam o uso criativo das habilidades já adquiridas e constroem novas competências de forma integrada e contextualizada.

  • Aula expositiva e interativa.
  • Atividade prática e lúdica.
  • Estimulo ao protagonismo do aluno.
  • Colaboração em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contempla uma única aula de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para a apresentação, discussão e reflexão sobre as palavras compartilhadas entre os alunos. Inicialmente, os alunos terão um breve momento de introdução à temática da festa, seguido da apresentação individual das palavras selecionadas. Durante toda esta etapa, a professora irá atuar como mediadora, encorajando discussões sobre as semelhanças, diferenças e significados das palavras apresentadas. A aula será encerrada com um momento de reflexão coletiva sobre as experiências vividas na atividade.

  • Aula 1: Os alunos apresentam suas palavras em um formato lúdico e participativo, seguido de discussões e reflexões coletivas sobre as semelhanças e diferenças encontradas.
  • Momento 1: Abertura e introdução da atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula acolhendo os alunos e explicando brevemente a atividade 'A Festa das Palavras'. É importante que os alunos entendam que cada um trouxe uma palavra especial para compartilhar. Incentive-os a se sentirem à vontade para participar. Explique também que, após as apresentações, todos discutirão as palavras e aprenderão juntos.

    Momento 2: Apresentações das palavras (Estimativa: 25 minutos)
    Convide os alunos a apresentarem suas palavras uma de cada vez. Permita que cada aluno mostre seu cartão e fale brevemente sobre sua palavra, destacando suas características ou porque a escolheram. Observe se os alunos estão à vontade e intervenha para ajudar aqueles que estejam mais tímidos. Promova um ambiente de respeito e atenção, ressaltando a importância de ouvir o colega.

    Momento 3: Discussão e reflexão coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Após todas as apresentações, conduz uma discussão coletiva. Pergunte aos alunos sobre as palavras que mais chamaram atenção e por quê. Leve-os a identificar semelhanças e diferenças entre as palavras, incentivando a comparação de aspectos como tamanho, letras semelhantes e significados. É importante que facilite a participação de todos e que valorize as contribuições.

    Momento 4: Síntese e fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Faça uma síntese das aprendizagens destacadas durante a discussão. Reforce aspectos das convenções da escrita que foram observados. Permita que os alunos expressem como se sentiram durante a atividade e o que aprenderam. Finalize com um encorajamento para continuarem explorando novas palavras na sua rotina.

Avaliação

A avaliação da atividade 'A Festa das Palavras' pode ser conduzida de forma formativa, centrando-se na observação contínua e no feedback dado durante a aula. Os professores devem avaliar se os alunos conseguem identificar e explicar semelhanças e diferenças entre as palavras, bem como seu envolvimento e participação nas discussões. Para tanto, poderão utilizar critérios como clareza na apresentação, interação com os colegas e capacidade de reflexão sobre as palavras. Exemplos práticos incluem solicitar aos alunos que escrevam ou desenhem algo relacionado às suas palavras ou realizem uma pequena dramatização, demonstrando compreensão do vocabulário e da escrita. Além disso, a adaptação dos critérios de avaliação, se necessário, assegura que todos os alunos tenham a oportunidade de demonstrar suas habilidades de forma justa, com feedback construtivo e contínuo para apoiar seu progresso.

  • Avaliação formativa contínua baseada na observação.
  • Critérios: clareza na apresentação, interação e reflexão.
  • Feedback construtivo para apoiar o progresso.
  • Adaptação e flexibilidade nas avaliações.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade, serão utilizados materiais simples e acessíveis, como cartões de papel para as palavras, materiais de decoração como adesivos e lápis de cor, além de recursos audiovisuais, se necessário, para ilustrar as apresentações. O uso de ferramentas tecnológicas pode enriquecer a atividade, permitindo que os alunos explorem visualmente as palavras apresentadas por meio de imagens ou vídeos rápidos associados aos termos. Isso não apenas facilita a compreensão, mas também amplia o espaço para a criatividade e engajamento nesta atividade lúdica e educativa.

  • Cartões de papel e materiais de decoração.
  • Recursos audiovisuais opcionais.
  • Uso de tecnologia para ilustrações interativas.
  • Materiais comuns de sala de aula, como lápis de cor.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a tarefa do professor é desafiadora, especialmente com as crescentes demandas de acessibilidade e inclusão. Para esta atividade, propomos estratégias que visem garantir a participação de todos os alunos de maneira equitativa, evitando gastos excessivos de tempo ou custos elevados. Adaptar a linguagem utilizada durante as explicações e apresentações pode beneficiar alunos com diferentes níveis de entendimento, enquanto a utilização opcional de materiais visuais pode reforçar o conteúdo para aqueles que necessitam de apoio extra. Além disso, um ambiente de sala de aula adaptável, que permita a movimentação equilibrada dos alunos durante a atividade, é uma forma prática de incentivar a inclusão, promovendo interações sociais e respeitando o espaço pessoal dos alunos, sem comprometer os objetivos pedagógicos.

  • Adaptação da linguagem utilizada nas explicações.
  • Utilização opcional de materiais visuais de reforço.
  • Ambiente de sala de aula organizado para interação social.
  • Estratégias que respeitam a diversidade de ritmos de aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo