Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita (compartilhada e autônoma)

Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro onde precisarão buscar e selecionar palavras espalhadas pela sala de aula. Em seguida, usarão essas palavras para criar frases curtas e completar histórias simples junto com o professor e os colegas. Durante a roda de debate ao final, os alunos compartilharão suas histórias e discutirão em conjunto sobre as diferentes criações, respeitando a coesão das frases e o correto uso das palavras selecionadas. A atividade visa desenvolver habilidades de leitura, escrita, clara comunicação oral e trabalho em equipe, adequando-se às competências socioemocionais e cognitivas dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é promover o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos de forma integrada e significativa. Através da caça ao tesouro e da construção coletiva de histórias, os estudantes têm a oportunidade de praticar a leitura e escrita de maneira divertida e engajante. Além disso, a estrutura colaborativa da atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais como o trabalho em equipe e a empatia, já que os alunos precisarão respeitar e valorizar as contribuições dos colegas. Essa prática pedagógica, além de estimular a criatividade, busca interligar o aprendizado acadêmico com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

  • Desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras e frases curtas.
  • Estimular a criatividade na escrita de pequenas histórias.
  • Promover o trabalho em equipe e a prática de habilidades socioemocionais.
  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP08: Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade de 'Caça ao Tesouro das Palavras' está estruturado para abordar os principais conceitos de leitura e escrita, alinhando-se às diretrizes da BNCC especificamente para o 2º ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, os alunos passarão por diferentes etapas de aprendizagem, que começam com a identificação e seleção das palavras, avançando para a formação de frases e culminando na escrita de pequenas histórias. Cada etapa da atividade foi pensada de forma a garantir que os alunos não apenas pratiquem suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvam sua capacidade de colaborar e de pensar criativamente na solução de problemas.

  • Leitura e seleção de palavras.
  • Construção de frases simples e coesas.
  • Escrita coletiva de histórias.
  • Debate e análise das histórias criadas.

Metodologia

Para garantir a eficácia da atividade e o engajamento dos alunos, esta atividade utilizará metodologias ativas que promovam a participação direta e o protagonismo dos estudantes. A estrutura principal é baseada na realização de uma caça ao tesouro, que utiliza elementos lúdicos e interativos para motivar os alunos. Em seguida, no processo de escrever histórias, os alunos trabalharão em grupos, favorecendo a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento das habilidades sociais. A roda de debate ao final proporciona um espaço de reflexão crítica e feedback, permitindo aos alunos a prática da expressão oral e a valorização das diferentes perspectivas e criações do grupo.

  • Caça ao tesouro de palavras.
  • Escrita colaborativa.
  • Roda de debate.
  • Aprendizagem ativa e participativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em uma única aula de 60 minutos, estruturando-se em fases claras para maximizar o aprendizado em um tempo limitado. A aula começará com uma breve introdução e explicação da atividade proposta, seguido pela dinâmica da caça ao tesouro, que ocupará a maior parte do tempo. Após a coleta das palavras e criação de frases, será realizada a construção coletiva das histórias. A aula será finalizada com uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas histórias e receber contribuições dos colegas e do professor, promovendo assim uma avaliação formativa.

  • Aula 1: Introdução, caça ao tesouro das palavras, criação de frases, construção de histórias e roda de debate.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Explique para os alunos como será a atividade de caça ao tesouro das palavras. É importante que eles entendam as regras básicas e o objetivo de encontrar e relacionar palavras para criar frases e histórias. Faça perguntas para verificar a compreensão, como 'O que vamos fazer com as palavras que encontrarmos?'. Utilize um quadro para listar os passos da atividade.

    Momento 2: Caça ao Tesouro das Palavras (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua os cartões com palavras pela sala antes do início da aula. Dê o sinal para que os alunos comecem a procurá-las. Estimule-os a trabalharem em pares ou pequenos grupos para favorecer a interação e cooperação. Observe se todos estão envolvidos na atividade e ajude aqueles que demonstrarem dificuldade em encontrar os cartões. Incentive a organização das palavras encontradas em uma mesa ou espaço disponível.

    Momento 3: Criação de Frases (Estimativa: 10 minutos)
    Peça para cada grupo escolher algumas palavras e, a partir delas, criar frases curtas. É fundamental que os alunos pratiquem a escrita, então forneça folhas de papel ou use quadros brancos para que eles possam escrever suas frases e compartilhá-las com a classe. Circulando pela sala, dê sugestões e feedbacks, elogiando a criatividade e correção das frases.

    Momento 4: Construção de Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma no centro da sala e, em conjunto, selecione algumas frases criadas anteriormente para formular uma história simples. Atribua papéis aos alunos, como narrador ou personagens, para que eles se envolvam ativamente na narrativa. Oriente-os a incorporarem todas as frases e assegurar que a história seja coesa. Faça perguntas do tipo 'Como a história vai terminar?' para estimular o raciocínio.

    Momento 5: Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma roda entre os alunos para que cada grupo apresente suas histórias. Promova uma discussão saudável, onde todos possam comentar sobre o que mais gostaram e oferecer sugestões de melhorias. Valorize a participação de cada um e envolva-os na reflexão sobre o uso das palavras escolhidas e a coesão das frases. Finalize com uma breve avaliação sobre o que aprenderam.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, combinando métodos formativos e somativos para uma análise abrangente do aprendizado dos alunos.
1. Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos em ler, selecionar, e utilizar palavras na construção de frases e histórias, assim como sua participação e colaboração em grupo.
2. Critérios de Avaliação: Uso correto e criativo das palavras, coesão das frases, envolvimento nas atividades e contribuição nas discussões.
3. Exemplo Prático: Durante a atividade, o professor poderá observar como cada aluno contribui para a seleção de palavras, criação de frases e participação no debate, oferecendo feedback construtivo que encoraje o aprimoramento contínuo. Adaptações podem ser feitas para alunos com TDAH, como critérios de participação individualizada.

  • Observação contínua do desempenho individual e em grupo.
  • Feedback formativo durante a atividade.
  • Avaliação escrita das histórias criadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem materiais simples e de fácil acesso, focando em garantir que todos os alunos possam participar de forma equitativa e inclusiva, sem onerar o professor com altos custos ou complexidades logísticas. A sala de aula deverá ser organizada de maneira a facilitar a movimentação e interação entre os alunos durante a caça ao tesouro. Materiais como cartões com palavras, quadros brancos para escrever as histórias e dispositivos audiovisuais para apresentar exemplos poderão enriquecer a experiência coletiva e gerar maior engajamento.

  • Cartões com palavras para a caça ao tesouro.
  • Quadros brancos ou flipcharts para registro das histórias.
  • Material de apoio visual e auditivo.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios enfrentados por você como professor e compreendemos a importância de garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH. Estratégias práticas e direcionadas podem ajudar a melhorar a experiência educacional de todos, sem incorrer em grandes custos ou esforços adicionais. Para alunos com TDAH, a atividade pode ser adaptada através da utilização de tarefas mais curtas e objetivas e pausas regulares para ajudar na concentração. O ambiente deverá ser acolhedor, com poucas distrações visuais e sonoras, além de permitir o movimento controlado dos alunos. A comunicação deve ser clara e objetiva, e o uso de tecnologia assistiva, como temporizadores visíveis, pode facilitar a organização e o gerenciamento de tempo durante as atividades.

  • Uso de atividades curtas para facilitar foco e atendimento.
  • Ambiente de baixa distração.
  • Tecnologia assistiva para gerenciamento de tempo.
  • Comunicação clara e direta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo