Aventura na Terra dos Sons

Desenvolvida por: Evelin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música, partitura, pentagrama, clave de sol, figuras musicais

A atividade consiste em uma exploração prática dos elementos essenciais da música, focando no pentagrama e na clave de sol. Os alunos participarão de duas sessões consecutivas. Na primeira, através da rotina 'vejo, penso, me pergunto', os alunos investigarão como as notas musicais se posicionam no pentagrama e sua importância na estrutura musical. A segunda aula será dedicada à rotina 'cor, símbolo, imagem', onde os alunos criarão representações visuais e coloridas da clave de sol e os registros musicais, facilitando uma compreensão tangível e lúdica destes conceitos musicais. A atividade não envolve o uso de recursos digitais, o que incentivará a criatividade e o trabalho manual dos alunos, promovendo um aprendizado sensorial e colaborativo. Este projeto reforça não apenas o conteúdo programático de música, mas também as capacidades cognitivas e sociais das crianças, ao envolver atividades de grupo e apreciação artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em proporcionar uma compreensão profunda e lúdica dos conceitos musicais básicos, como o pentagrama e a clave de sol. Através da interação e associação visual, as crianças aprenderão a reconhecer padrões musicais e a importância da notação. Espera-se que os alunos consigam identificar as posições das notas e compreendam a representação gráfica dos sons, aplicando este conhecimento na criação de seus próprios desenhos musicais. Este plano também incentivará a capacidade de trabalho em equipe, já que grande parte das atividades será realizada em grupos, respeitando as opiniões e contribuições de cada integrante.

  • Compreender o conceito de pentagrama e sua importância na música.
  • Identificar a clave de sol e seu uso na notação musical.
  • Criar representações visuais e artísticas dos conceitos musicais aprendidos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está focado na introdução dos alunos aos elementos básicos da elaboração de partituras musicais. A prática das rotinas 'vejo, penso, me pergunto' e 'cor, símbolo, imagem' permitirá que os alunos experimentem a música de forma visual e sensorial, desenvolvendo a compreensão não apenas teórica, mas também prática dos conceitos musicais. A identificação de padrões e a habilidade de traduzir a música em formas visuais são habilidades chave que esta atividade pretende cultivar.

  • Introdução ao pentagrama e sua estrutura.
  • Identificação e representação da clave de sol.
  • Associar cores, formas e símbolos às notas musicais e seus registros.

Metodologia

O plano metodológico desta atividade enfatiza o aprendizado ativo e envolvente, colocando os alunos no centro do processo educacional. Eles estarão engajados em atividades mão na massa que os incentivam a explorar a música de maneira interativa. As rotinas de pensamento 'vejo, penso, me pergunto' e 'cor, símbolo, imagem' são centrais para esta metodologia, já que estimulam a curiosidade, a investigação e a expressão artística. Esta abordagem permite que as crianças desenvolvam um entendimento pessoal e significativo da música, favorecendo o desenvolvimento da criatividade e das habilidades de comunicação.

  • Utilização da rotina 'vejo, penso, me pergunto'.
  • Aplicação da rotina 'cor, símbolo, imagem'.
  • Atividades de colaboração em grupo para fomentar discussão e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está planejado para ser realizado em duas aulas de 40 minutos, focando na adaptação do conteúdo para garantir que os alunos compreendam e se envolvam de forma significativa com a atividade musical. Na primeira aula, o foco será o pentagrama e o posicionamento das notas, utilizando a rotina 'vejo, penso, me pergunto'. Na segunda aula, as crianças criarão desenhos e representações sobre a clave de sol usando a rotina 'cor, símbolo, imagem'. Este cronograma foi elaborado para encorajar a continuidade do aprendizado e assegurar que os conceitos sejam assimilados de maneira integrada e prática.

  • Aula 1: Introdução ao pentagrama e às notas, usando a rotina 'vejo, penso, me pergunto'.
  • Momento 1: Apresentação e Exploração do Pentagrama (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie apresentando o pentagrama em um cartaz grande. Explique brevemente o que é e sua importância na música. Permita que as crianças se aproximem e toquem o cartaz para se familiarizar com o formato. Pergunte O que vocês veem? e incentive respostas sobre linhas e espaços.

    Momento 2: Rotina 'Vejo, Penso, Me Pergunto' (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua folhas com a imagem do pentagrama e peça que os alunos desenhem suas observações. Oriente-os a escrever uma pequena frase ou palavra ao lado do que veem. Em seguida, peça para compartilharem suas ideias coletivamente. Intervenha com perguntas como O que você pensa quando vê o pentagrama? e Que pergunta você gostaria de fazer sobre isso?. Avalie a participação e a originalidade nas respostas.

    Momento 3: Identificando Notas no Pentagrama (Estimativa: 10 minutos)
    Entregue folhas com linhas do pentagrama e notas musicais avulsas para que os alunos as posicionem corretamente. Permita que colaborem em pares. Circule pela sala para observar e oferecer ajuda quando necessário, esclarecendo dúvidas sobre a posição das notas. Incentive a discussão entre eles sobre o que aprenderam ao posicionar as notas.

    Momento 4: Revisão e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua pedindo que cada aluno compartilhe uma coisa nova que aprendeu sobre o pentagrama. Reforce a compreensão correta das posições das notas e a importância do pentagrama. Termine agradecendo a participação ativa de todos. Avalie o entendimento por meio das respostas e do envolvimento nas discussões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com necessidades especiais especificadas, é uma boa prática perguntar individualmente se cada aluno está confortável com o material e entender se eles necessitam de alguma adaptação. Para estudantes que eventualmente tenham dificuldades de visão, ofereça folhas de pentagrama de tamanho maior ou material em relevo. Use descrições verbais detalhadas para alunos que possam precisar de informações auditivas adicionais. Encoraje um ambiente amigável, onde todos os alunos sintam-se seguros para compartilhar pensamentos e perguntas. Isso promove a inclusão e consolida um aprendizado mais completo para todos.

  • Aula 2: Criação de associações visuais da clave de sol com a rotina 'cor, símbolo, imagem'.
  • Momento 1: Apresentação da Clave de Sol (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos uma imagem grande da clave de sol. Explique de forma sucinta o que é a clave de sol e sua importância na leitura das partituras musicais. Permita que os alunos observem a imagem e comentem suas impressões iniciais. Pergunte o que a clave de sol representa para eles e incentive diferentes interpretações, destacando que não há respostas 'erradas'.

    Momento 2: Rotina 'Cor, Símbolo, Imagem' (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua folhas de papel em branco e materiais de desenho, como lápis de cor e canetinhas. Instrua os alunos a criarem uma representação visual da clave de sol utilizando cores e símbolos que acharem apropriados. Peça que pensem em como diferentes cores podem representar sons ou emoções associadas à música. Passeie pela sala para incentivar o trabalho e proporcionar assistência, sugerindo que pensem sobre o que a clave de sol lhes faz sentir e como podem transpor isso para o papel.

    Momento 3: Compartilhamento e Discussão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a se reunirem em pequenos grupos para compartilhar suas criações. Oriente-os a explicar as escolhas de cores e símbolos que fizeram. Incentive a escuta ativa e a apreciação das ideias dos colegas. Promova um ambiente de respeito e curiosidade, onde todos sintam-se confortáveis para expor suas ideias. Observe as interações e anote como os alunos explicam suas associações visuais.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula pedindo que algumas crianças compartilhem com toda a turma algo novo que aprenderam ou uma sensação que experimentaram ao criar suas obras. Reforce a importância da clave de sol na música e como as cores e os símbolos podem ser uma poderosa linguagem de expressão. Avalie o sucesso da atividade refletindo sobre o envolvimento dos alunos e a criatividade demonstrada em suas produções.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir acessibilidade, mesmo para aqueles sem condições ou deficiências especificadas, considere fornecer papéis maiores e marcadores de fácil manuseio para alunos que possam ter dificuldades motoras. Use descrições auditivas ao explicar a atividade e durante as discussões em grupo para ajudar alunos que possam ter dificuldades visuais. Promova sempre um ambiente acolhedor, motivando cada aluno a contribuir de acordo com suas capacidades. Assim, você estará criando um espaço de aprendizado inclusivo e enriquecedor para todos.

Avaliação

As avaliações serão baseadas em duas abordagens principais: avaliação contínua e a observação prática. Inicialmente, o objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de identificar e posicionar corretamente as notas no pentagrama (avaliação contínua). Os critérios para esta avaliação incluirão a precisão na identificação e a criatividade na representação. Como exemplo prático, os alunos poderão apresentar suas notas musicalmente criadas e explicadas em seus grupos, onde o feedback do professor será dado. A avaliação formativa será destacada, com comentários sendo oferecidos constantemente para ajudar no aprimoramento. Métodos adaptáveis permitem que se dê suporte adicional, caso necessário.

  • Precisão na identificação das notas e suas posições.
  • Criatividade na representação visual da clave de sol.
  • Participação e colaboração durante as atividades em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão utilizados materiais simples que estimulem a criatividade e minimizem a necessidade de infraestrutura complexa. Estes incluem papel, lápis de cor, canetinhas e de forma opcional, instrumentos musicais simples para uma interação musical prática. Esta escolha de recursos visa tornar o aprendizado acessível e prático para todos os alunos, independentemente de sua condição socioeconômica. O planejamento evita o uso de recursos digitais e incentiva uma abordagem mais centrada no estudante e com recursos manuais.

  • Papel para desenho e escrita.
  • Lápis de cor e canetinhas para ilustrar e colorir.
  • Instrumentos musicais simples (opcional) para demonstração prática dos conceitos aprendidos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio constante que os professores enfrentam para garantir que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas. Embora não tenhamos condições ou deficiências específicas identificadas na turma, é importante destacar estratégias acessíveis e inclusivas para todos os participantes. A sugestão primária é manter a clareza nas instruções e fornecer exemplos visuais sempre que possível, considerando diferentes estilos de aprendizagem. Também é recomendado estruturar um ambiente que encoraje a participação de todos, fomentando a autoestima e o respeito mútuo, o que pode ser feito através da organização de grupos heterogêneos que assegurem a interação entre os diferentes perfis de alunos.

  • Fornecer instruções claras e incorporar exemplos visuais.
  • Estruturar grupos de trabalho heterogêneos para promover a interação social.
  • Utilizar feedback contínuo para acompanhar o progresso individual dos alunos.

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