Blog Criativo: Minha História Digital

Desenvolvida por: Tainar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interação Digital e Autoria Textual

Nesta atividade, os alunos criarão um blog pessoal para narrar uma história real ou fictícia. O propósito é desenvolver habilidades de escrita e edição digital, além de ensinar sobre a circulação de textos nos meios digitais. Os alunos serão incentivados a incorporar imagens, vídeos e áudios que complementem suas narrativas, promovendo não apenas a autoria e a autonomia digital mas também o uso crítico de plataformas digitais. Esta atividade também visa preparar os alunos para compreender e atuar nos novos contextos sociais impulsionados pela tecnologia, e fomentar o protagonismo estudantil ao permitir que eles escolham a história que desejam compartilhar, refletindo sobre seu impacto e alcance nas mídias digitais.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula visa desenvolver competências em escrita e edição de textos digitais, capacitando os alunos a utilizar plataformas online para expressão pessoal e narrativa. A atividade promove a compreensão das funções sociais dos textos digitais e encoraja o uso de recursos técnicos para enriquecimento das narrativas, impulsionando a criatividade e criticidade dos alunos no uso dos meios digitais.

  • Capacitar os alunos a criar e editar textos em plataformas digitais, integrando mídias variadas.
  • Desenvolver a habilidade de identificar a função social dos textos em meios digitais.
  • Estimular a autonomia e autoria digital dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na exploração e familiarização dos alunos com ferramentas digitais, especialmente aquelas destinadas à criação e administração de blogs. Engloba o aprendizado sobre estrutura de texto narrativo e a integração de materiais multimídia para enriquecer a narrativa. Os alunos compreenderão a importância da função social dos textos e como criar conteúdo que respeite as normas e práticas éticas do uso digital. Este plano enfatiza a interconectividade dos textos digitais e suas implicações no cotidiano dos alunos, sendo uma introdução robusta à competência digital básica e ética.

  • Introdução ao conceito de blogs e suas funcionalidades.
  • Estrutura de textos narrativos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Incorporação de imagens, vídeos e sons nas narrativas digitais.
  • Princípios de ética e segurança na publicação digital.

Metodologia

As metodologias aplicadas são centradas na aprendizagem ativa, onde o aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem. A atividade se dá através da prática experimental, utilizando plataformas digitais para criar blogs. Isso envolve exploração guiada e aprendizado colaborativo, permitindo que os alunos trabalhem juntos para resolver problemas e realizar tarefas. A abordagem interativa incentiva o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem e promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho em equipe e o pensamento crítico.

  • Aprendizagem baseada em projetos, desenvolvendo blogs pessoais.
  • Exploração independente e trabalho colaborativo entre os alunos.
  • Instrução direta para estruturar narrativas e usar plataformas digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da aula foi elaborado para garantir uma implementação eficaz da atividade dentro de um período escolar regular. A atividade será desenvolvida em uma aula de 50 minutos, onde os alunos aprenderão, na prática, os conceitos de construção de uma narrativa digital com o uso de um blog. A singularidade de um encontro requer foco, porém promove uma experiência imersiva que engaja os estudantes em um processo integral de criação e reflexão sobre a utilização de mídias digitais.

  • Aula 1: Introdução à atividade, explicação sobre blogs e início da criação do blog pessoal pelos alunos, incluindo orientações sobre como usar plataformas digitais para elaborar suas histórias.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Blogs (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de blogs, destacando suas funcionalidades e a importância no mundo digital. Explique brevemente a diferença entre um blog pessoal e outros tipos de blogs. Use exemplos visuais de blogs na tela ou impressos para tornar a explicação mais concreta. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem se já tiveram contato com algum blog.

    Momento 2: Exploração das Funcionalidades dos Blogs (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos para que explorem exemplos de blogs em tablets ou computadores. Oriente-os a identificar as diferentes funcionalidades e formatos de postagem (textos, imagens, vídeos). Incentive a discussão dentro dos grupos sobre o impacto visual e a acessibilidade do conteúdo apresentado nos blogs explorados. Circule pela sala, verifique a compreensão e ofereça suporte quando necessário.

    Momento 3: Orientações para Criação do Blog Pessoal (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma instrução direta sobre como criar um blog pessoal, orientando os alunos sobre o uso de plataformas digitais específicas (por exemplo, Blogger ou WordPress). Reforce a importância da segurança online e das configurações de privacidade. Mostre aos alunos como iniciar uma nova postagem e inserir elementos multimídia, como imagens e vídeos. Este é o momento de resolver dúvidas técnicas que possam surgir.

    Momento 4: Início da Criação do Blog Pessoal (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada aluno comece a criar seu blog pessoal, aplicando as orientações apresentadas. Incentive a criatividade na escolha do tema e no design do blog. Durante esta atividade, faça observações contínuas e forneça feedback formativo, ajudando os alunos a organizar suas ideias narrativas e a integrar as mídias de forma eficaz. Veja se os alunos estão conseguindo decidir entre uma história real ou fictícia para narrar.

Avaliação

A avaliação será dinâmica, integrando métodos formativos e somativos. Os métodos formativos incluem observação durante a atividade, permitindo ao professor ajustar a instrução conforme necessário. Alunos receberão feedback individual e em grupo, fomentando um processo de aprendizado contínuo. O método somativo envolve a avaliação do blog final criado pelos alunos, observando criatividade, integração de mídias e clareza textual. Para garantir inclusividade, critérios de avaliação podem ser adaptados para refletir as capacidades e progressos individuais, especialmente para alunos com necessidades especiais. Os alunos também participarão de autoavaliações e avaliações entre pares, impulsionando reflexões críticas e o reconhecimento do valor de suas próprias produções e das de seus colegas.

  • Observação contínua e anotações durante o processo de criação.
  • Feedback formativo e somativo com foco na criatividade, clareza e uso efetivo de mídias.
  • Autoavaliação e avaliação entre pares para desenvolvimento de habilidades de reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos tecnológicos acessíveis e de baixo custo, como computadores ou tablets com acesso à internet e software gratuito de edição de texto e criação de blogs. Estes recursos permitem aos alunos explorar a narrativa digital de forma prática e intuitiva. A escola deve garantir suporte técnico básico e uma infraestrutura adequada para que todos os alunos possam participar de forma eficiente. Materiais digitais, como tutoriais e guias básicos de uso de plataformas, também são recomendados para facilitar o processo de aprendizado autônomo fora da sala de aula.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software gratuito para edição de blogs.
  • Tutoriais e guias digitais para utilização das plataformas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores frequentemente enfrentam inúmeros desafios diários, e é com o coração que propomos estratégias práticas para garantir a inclusão de todos os alunos. Para alunos com deficiência intelectual, recomendamos simplificar as instruções e dividir as tarefas em passos menores, usando recursos visuais. Sessões curtas de apoio individual podem ajudar na construção do entendimento. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), conexões claras com interesses pessoais podem aumentar o foco e o engajamento. O uso de ambientes previsíveis e a explicação antecipada das atividades podem ajudar na adaptação ao ambiente escolar. Ferramentas de tecnologia assistiva podem ser usadas para facilitar a comunicação e oferecer suporte adicional, promovendo um ambiente de aprendizagem que respeite a individualidade e garanta a participação de todos no seu ritmo.

  • Simplificação das instruções e divisão das tarefas em passos menores para alunos com deficiência intelectual.
  • Uso de técnicas visuais e sessões curtas de apoio individual.
  • Adaptação das atividades para interesses pessoais de alunos com transtorno do espectro autista.
  • Ambientes previsíveis e explicação antecipada das atividades.
  • Uso de tecnologia assistiva para facilitar a comunicação e aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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