Pequenos Cordelistas

Desenvolvida por: Édina … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura de Cordel

Esta atividade tem como objetivo introduzir os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao universo da literatura de cordel, um gênero literário que faz parte da cultura popular brasileira. A atividade se inicia com uma breve explanação sobre a origem e as características marcantes da literatura de cordel, incluindo sua estética visual única composta por xilogravuras e a importância da rima e da métrica em seus versos. Os alunos serão então convidados a criar seus próprios cordéis, podendo escolher entre temas livres ou sugeridos pelo professor, estimulando assim a criatividade e o cuidado com aspectos linguísticos e literários específicos desse gênero. Durante a atividade, haverá momentos de escrita compartilhada e autônoma, além de oportunidades para os estudantes revisarem os versos criados pelos colegas, exercitando a análise linguística. Para concluir a atividade, os cordéis produzidos serão apresentados em uma feira na escola, promovendo a expressão oral e a valorização da arte literária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da atividade 'Pequenos Cordelistas' são múltiplos e interdisciplinares. Pretende-se introduzir os alunos ao universo da literatura de cordel, valorizando essa manifestação cultural como parte do patrimônio artístico brasileiro. Além disso, busca-se estimular o desenvolvimento da escrita criativa através da composição de versos que respeitem a métrica e a rima características do gênero, promovendo a habilidade linguística dos estudantes. A atividade visa também fortalecer a cooperação entre os alunos durante a escrita compartilhada e a revisão dos textos, além de aprimorar a capacidade de expressão oral e apreciação artística por meio da apresentação dos cordéis produzidos.

  • Introdução à literatura de cordel enquanto gênero literário e cultural brasileiro.
  • Estímulo à escrita criativa com foco na rima e métrica próprias do cordel.
  • Desenvolvimento da capacidade analítica na revisão linguística dos textos.
  • Fomento ao trabalho colaborativo e à expressão oral.
  • Valorização da diversidade cultural e artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Pequenos Cordelistas' abrange desde a história e as características fundamentais da literatura de cordel até as técnicas de escrita criativa necessárias para a composição dos versos. Os alunos aprenderão sobre a estrutura do cordel, incluindo a rima, métrica e temáticas comuns desse gênero. Além disso, será abordado o contexto cultural no qual o cordel está inserido e sua relevância para a cultura popular brasileira.

  • História e origem da literatura de cordel.
  • Características da literatura de cordel: rima, métrica e temáticas recorrentes.
  • Cordel no contexto da cultura popular brasileira.
  • Técnicas de escrita criativa aplicadas ao cordel.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Pequenos Cordelistas' será a Aprendizagem Baseada em Projetos e atividades 'Mão-na-massa', proporcionando aos alunos uma experiência imersiva na literatura de cordel. As etapas incluem a explanação teórica, a pesquisa guiada, a criação colaborativa de cordéis e a apresentação dos trabalhos. Esta abordagem incentiva o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a criatividade, colaboração e autoexpressão.

  • Explanação teórica sobre a literatura de cordel.
  • Dinâmicas de grupo para a escolha de temas.
  • Atividades de escrita compartilhada e autônoma.
  • Revisão colaborativa dos textos produzidos.
  • Preparação e execução da feira de cordéis.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 6 horas, distribuídas em 9 aulas de 40 minutos, abrangendo desde a introdução teórica à literatura de cordel até a apresentação final dos trabalhos na feira de cordéis organizada pela escola.

  • Aula 1: Introdução à literatura de cordel.
  • Aula 2: Análise de cordéis exemplares e discussão sobres os temas.
  • Aulas 3 e 4: Oficinas de escrita de cordéis.
  • Aula 5: Revisão dos textos em grupos pequenos.
  • Aulas 6 e 7: Continuação das oficinas de escrita e revisão.
  • Aula 8: Preparação para a apresentação dos cordéis.
  • Aula 9: Realização da feira de cordéis.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada através da observação contínua durante todas as etapas do projeto, levando em consideração a participação, colaboração, criatividade e o esforço individual na pesquisa, criação e revisão dos cordéis. Será também avaliada a qualidade dos cordéis produzidos, incluindo a aderência à estrutura, rima e métrica do gênero. A apresentação final na feira de cordéis contribuirá para a avaliação da habilidade de expressão oral dos alunos e sua capacidade de engajar o público.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como papel, canetas e lápis, além de acesso a exemplos de literatura de cordel para análise e inspiração. Também será utilizada a sala de aula para a realização da feira de cordéis, que deverá ser decorada com os trabalhos dos alunos e onde serão realizadas apresentações.

  • Papel e material para escrita (canetas, lápis, etc.)
  • Exemplos de literatura de cordel para análise
  • Espaço físico adequado para a realização da feira de cordéis
  • Materiais para decoração da feira

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo