Jornal da Turma: Notícia em Foco

Desenvolvida por: Adeliz… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, escuta, oralidade e produção de textos jornalísticos

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos repórteres para criar um jornal da turma. Em grupos, eles deverão pesquisar notícias locais na comunidade e na escola, debatendo a função social dessas notícias e quem são seus leitores. Cada grupo deve escolher uma notícia, escrever um texto jornalístico considerando seu público e finalidade, e apresentar aos colegas. Esta atividade incentiva a prática de leitura, escuta e produção de textos, além de fortalecer habilidades sociais, como trabalho em equipe e liderança. Os alunos irão desenvolver entendimento sobre a importância do jornalismo na sociedade e aprenderão a construir narrativas informativas de maneira clara e objetiva, respeitando as normas linguísticas apropriadas para o gênero textual.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo principal promover a compreensão dos alunos sobre a função social do jornalismo e a importância da comunicação clara e objetiva. Através da produção de notícias, os alunos irão compreender a estrutura e organização de textos jornalísticos, desenvolvendo habilidades em leitura crítica e escrita criativa. Além disso, a atividade visa fortalecer o trabalho em equipe e as habilidades sociais e comunicativas, importantes para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Aprimorar a capacidade de ler e interpretar diferentes tipos de textos.
  • Desenvolver habilidades de escrita de textos jornalísticos claros e objetivos.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover a compreensão da função social dos meios de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a investigação de notícias locais, compreensão da estrutura do texto jornalístico e os elementos que o compõem, como título, manchete, lide, corpo do texto e conclusão. Os alunos irão trabalhar na pesquisa sobre temas de interesse para a comunidade escolar, focando em atividades da escola, eventos locais ou outros assuntos que despertem sua curiosidade e sejam relevantes. Além disso, será abordada a importância da revisão textual, destacando a correção ortográfica e o aprimoramento do texto com a colaboração dos colegas.

  • Investigação de notícias locais.
  • Estrutura do texto jornalístico.
  • Pesquisa e seleção de temas relevantes.
  • Revisão e correção textual com foco em ortografia e colaboração.

Metodologia

A abordagem metodológica desta aula será centrada no ensino prático e colaborativo, proporcionando um ambiente de aprendizado onde os alunos possam explorar suas ideias livremente e aplicar seus conhecimentos de maneira prática. Os alunos serão divididos em grupos para fomentar a colaboração e promover a troca de ideias e informações. O professor atuará como mediador, orientando e acompanhando o progresso de cada grupo, oferecendo feedback constante e personalizado. Além disso, haverá momentos de discussão coletiva para partilha de aprendizagens e dificuldades. Serão utilizadas ferramentas digitais para auxiliar na pesquisa e edição dos textos, incentivando o desenvolvimento de competências tecnológicas.

  • Ensino prático e colaborativo.
  • Divisão em grupos para trabalho colaborativo.
  • Feedback constante e personalizado.
  • Uso de ferramentas digitais para pesquisa e edição.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de interagir, discutir e compartilhar conhecimentos. Durante a aula, será introduzido o conceito de jornalismo e a importância da notícia na sociedade. Os alunos serão orientados a formar grupos e a pesquisar temas de interesse. Os últimos 20 minutos serão destinados à escrita e revisão dos textos, com apoio do professor que orientará a correção e aprimoramento dos mesmos. A aula será finalizada com apresentações rápidas dos textos produzidos por cada grupo.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação de grupos, pesquisa de temas, escrita e revisão, apresentações rápidas.
  • Momento 1: Introdução e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o objetivo da atividade. Explique aos alunos que eles se transformarão em pequenos repórteres para criar um jornal da turma. Organize-os em grupos de 4 a 5 alunos, levando em consideração a diversidade e habilidades de cada um para equilibrar os grupos. Distribua materiais impressos e dispositivos tecnológicos que serão usados. Oriente sobre a importância da colaboração e divida os papéis no grupo: líder, redator, pesquisador, etc. É importante que todos entendam a atividade e os papéis. Avalie observando o engajamento e a distribuição de tarefas.

    Momento 2: Pesquisa de Temas Locais (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que cada grupo escolha um tópico para investigar dentro da escola ou na comunidade. Estimule-os a pensar sobre quais notícias podem interessar aos colegas. Forneça ferramentas de pesquisa digital ou materiais impressos como jornais e revistas. Observe se todos estão participando e incentive mudanças de rumo se necessário. Avalie pela seleção do tema e critério na escolha.

    Momento 3: Escrita do Texto Jornalístico (Estimativa: 20 minutos)
    Com o tema escolhido, oriente os grupos a começarem a escrever seu texto jornalístico. Lembre-se de que ele deve ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão, seguindo a estrutura de uma notícia. Circule pelos grupos oferecendo feedback, estimulando a clareza e objetividade textual. Incentive os grupos a respeitar as normas linguísticas. Avalie a participação e a qualidade do texto provisório produzido.

    Momento 4: Revisão e Apresentações Rápidas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie uma fase de revisão e correção textual. Instrua os grupos a verificarem a ortografia e a coerência de seus textos. Sugira que troquem os textos com outro grupo para feedback construtivo. Se possível, use o quadro ou datashow para mostrar alguns exemplos de boas práticas ou erros comuns. Finalmente, cada grupo deve fazer uma apresentação rápida da sua notícia para a sala. Avalie a clareza da comunicação e o uso do feedback nas correções.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos tenham acesso a dispositivos e materiais que possam usar confortavelmente. Permita pausas regulares para garantir que a atividade não se torne excessivamente cansativa. Se necessário, ofereça suporte adicional para alunos que precisem de mais tempo ou assistência para organizar suas ideias. Fique atento a qualquer sinal de desconforto e permita ajustes conforme a necessidade, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo. Lembre-se de que qualquer forma de contribuição é valiosa, e incentive os alunos a expressarem suas ideias e sugestões livremente, adaptando as abordagens pedagógicas conforme necessário.

Avaliação

Os processos avaliativos desta atividade incluirão observação contínua, autoavaliação e apresentação dos trabalhos. O objetivo da avaliação é verificar o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e trabalho em equipe. Através de observação contínua, o professor acompanhará o envolvimento e a colaboração dos alunos, oferecendo feedback formativo para promover melhorias. Para a autoavaliação, os alunos refletirão sobre seu próprio desempenho e contribuição para o grupo. As apresentações servirão para avaliar a capacidade de comunicação e a estruturação do texto jornalístico. Critérios específicos incluirão clareza e objetividade do texto, cooperação em grupo e capacidade de revisar e aprimorar o texto a partir do feedback recebido.

  • Observação contínua e feedback formativo.
  • Autoavaliação dos alunos.
  • Apresentação dos trabalhos e avaliação da comunicação e clareza do texto.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários diversos recursos para a execução da atividade, incluindo acesso a materiais impressos e digitais para pesquisa, papéis para escrita e edição dos textos, e dispositivos tecnológicos como tablets ou computadores para auxiliar na pesquisa e edição. Utilizar-se-á também o quadro e datashow para a apresentação de conceitos e exemplos de textos jornalísticos. Esses recursos visam não apenas apoiar o desenvolvimento da atividade, mas também enriquecer o aprendizado ao proporcionar uma experiência interativa e multimodal.

  • Materiais impressos e digitais para pesquisa.
  • Papéis para escrita e edição dos textos.
  • Dispositivos tecnológicos para pesquisa e edição.
  • Quadro e datashow para apresentação de conceitos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a tarefa do professor é árdua e requer dedicação, mas é fundamental garantir que a atividade seja acessível e inclusiva para todos os alunos. Embora a turma não possua alunos com condições ou deficiências específicas, é importante adotar práticas que promovam o respeito à diversidade e a equidade na sala de aula. Recomenda-se a criação de grupos heterogêneos, incentivando a colaboração entre alunos com diferentes níveis de habilidade. Além disso, o uso de linguagem clara e acessível durante as explicações e a aposta em diferentes formas de apresentação de informações (visuais, auditivas) beneficiarão o entendimento de todos. É importante que o professor ofereça apoio extra aos alunos que possam ter dificuldades e que mantenha um diálogo aberto com as famílias para garantir um suporte individualizado quando necessário.

  • Formação de grupos heterogêneos para trabalho colaborativo.
  • Uso de linguagem clara e acessível.
  • Apresentação de informações em diferentes formatos (visuais e auditivos).
  • Diálogo com as famílias para suporte extra quando necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo